Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa das Pitas
Designação
DesignaçãoCasa das Pitas
Outras Designações / PesquisasCasa dos Pitas / Casa Pita (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Palácio
TipologiaPalácio
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViana do Castelo/Caminha/Caminha (Matriz) e Vilarelho
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua da CorredouraCaminha Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.875399-8.838048
DistritoViana do Castelo
ConcelhoCaminha
FreguesiaCaminha (Matriz) e Vilarelho
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImplantada numa das principais ruas de Caminha, exterior à cerca medieval, a Casa dos Pitas foi edificada entre 1649 e 1652, em propriedades pertencentes ao morgado dos Pittas. Instituído em 1637 por Brás Pitta Ortigueira e Gregório Pitta Calheiros, este morgado compreendia algumas casas situadas à entrada da antiga Rua da Corredoura, que pertenciam aos instituidores e que foram demolidas para a construção do palacete. A actual casa da família foi edificada por Sebastião Pitta Soares, filho do instituidor Brás Pitta Ortigueira, apresentando um curioso modelo neo-manuelino nada comum na época, que viria a ser utilizado alguns anos mais tarde pelo engenheiro Manuel Pinto Vila Lobos na Casa da Carreira em Viana do Castelo. A capela da casa foi edificada no século XVIII, e durante o século XIX a Casa dos Pitas foi-se degradando, até que em 1885 o interior da casa foi restaurado numa obra patrocinada por João Moreira Pita e Castro, que encomendou os estuques que decoram actualmente as salas da casa.
A Casa dos Pitas é um palácio urbano, obedecendo a uma tipologia comum no século XVII, cuja planta rectangular se desenvolve horizontalmente, marcada pela abertura de portas e janelas a espaços regulares. Dividida em dois registos, a fachada foi decorada de forma muito peculiar para a época, uma vez que as portas e janelas, de modelo seiscentista, foram decoradas nas suas molduras por arcos conopiais e cordames, num revivalismo da arquitectura manuelina. O conjunto da fachada é rematado por merlões chanfrados assentes sobre cornija decorada com gárgulas de meia-cana.
A fachada posterior é muito diferenciada desta. Dividida em três registos, os dois primeiros possuem loggias avançadas. O primeiro possui portas de serviço e escadaria de acesso ao segundo piso; neste foram rasgadas portadas de moldura recta e ao centro portal de moldura em arco perfeito, de maiores dimensões. O piso superior, correspondente ao andar nobre, é marcado por janelas de moldura rectangular, simples e duplas, dispostas alternadamente. À direita, do lado oeste do edifício, foi edificado um mirante de planta quadrada dividido em quatro pisos, de tipologia semelhante às torres de menagem medievais. Também nessa zona da casa foi edificada a capela, com retábulo de talha e imagem de Nossa Senhora das Dores.
Junto à zona posterior foi feito pátio lajeado com dois fontanários, um constituído por tanque polilobado com fonte em formato de pináculo, outro constituído por tanque rectangular com duas bicas. Este pátio foi edificado em 1652, depois de o proprietário ter recebido autorização para conduzir água desde o chafariz do Desterro, edificado na praça central da vila, até ao interior da casa.
A Casa dos Pitas destaca-se pela singularidade do seu modelo, que retomou e adaptou, numa estrutura seiscentista solarenga, os elementos decorativos da arquitectura manuelina, cerca de cento e cinquenta anos antes do grande surto construtivo revivalista do século XIX.
Catarina Oliveira
IPPAR/2004
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPChafariz da Praça Municipal
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Nobres Casas de PortugalSILVA, António Lambert Pereira daEdição1958Porto
Alto MinhoALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira deEdição1987Lisboa
Caminha e seu concelhoALVES, LourençoEdição1985Caminha
"A Casa dos Pittas, em Caminha", Arquivo do Alto Minho, vol.23AVILEZ, Manuel Jorge deEdição1977Viana do Castelo

IMAGENS

Casa dos Pitas - Fachada principal
Autor: Cssantos, em colaboração com Wiki Loves Monuments

Casa dos Pitas - Janela de arco contracurvado na fachada principal
Autor:
Autor: Alegna13, em colaboração com Wiki Loves Monuments

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt