Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Fortim de Montedor
Designação
DesignaçãoFortim de Montedor
Outras Designações / PesquisasForte Paçô
Forte de Montedor / Fortim de Montedor / Forte Paçô (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Militar / Fortim
TipologiaFortim
CategoriaArquitectura Militar
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViana do Castelo/Viana do Castelo/Carreço
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- a N. do monte de MontedorMontedor Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.758837-8.876451
DistritoViana do Castelo
ConcelhoViana do Castelo
FreguesiaCarreço
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 47 508, DG, I Série, n.º 20, de 24-01-1967 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12737527
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizado na praia de Paçô, em Carreço, no concelho de Viana do Castelo, o Fortim de Montedor corresponde a uma fortificação de planta estrelada de pequenas dimensões. A estrutura é composta por quatro ângulos, designados redentes. Na face virada a terra, os redentes são ligados por uma cortina de alvenaria de pedra côncava, onde foi rasgada a porta de armas, em arco de volta perfeita com guarda de madeira. Na face virada ao mar os redentes flanqueiam a bateria, em forma de meia-lua, com plataforma a barbete. No espaço interior encontram-se vestígios das edificações de aquartelamento, divididas em pequenos compartimentos que formam um corredor no centro da praça, e da rampa de acesso à bateria.
História
O Fortim de Montedor foi erguido na última década do século XVII, por ordem do rei D. Pedro II, para reforçar o sistema defensivo então existente na zona costeira do Alto Minho. Este pequeno reduto militar tinha como objetivo complementar o poder de fogo dos fortes da Areosa e do Cão e evitar o acostamento numa área bastante vulnerável a ataques e desembarques inimigos. A estrutura terá sido levantada entre os últimos anos de Seiscentos e 1703, data apontada por Figueiredo da Guerra para a sua conclusão (GUERRA: 1926, p. 689).
Esta estrutura defensiva integra-se num conjunto de fortificações construídas entre as zonas de Vila Praia de Âncora e Esposende, numa época posterior à Guerra da Restauração, cujas semelhanças planimétricas e o facto de terem sido erigidas no mesmo período permitem considerar que na última década de Seiscentos foi elaborado um plano construtivo de novas estruturas militares para reforçar a linha de defesa da fronteira noroeste do Reino. Na zona entre os rios Minho e Lima foram erigidos os fortes do Cão e da Lagarteira, e os fortins da Areosa e de Montedor, que viriam assim reforçar o poder de fogo das fortalezas já existentes no litoral minhoto, então considerado insuficiente.
Este fortim, também conhecido como Fortim de Paçô, apresenta uma planta em tudo idêntica à do Fortim da Areosa. Ambos parecem reproduzir, em escala menor, o desenho do Forte do Cão, em Caminha, sendo possível que, à semelhança deste, integrassem baluartes nos vértices, de que apresentam vestígios.
A importância defensiva do Fortim de Montedor manteve-se ao longo das centúrias seguintes, tendo um papel preponderante tanto durante as Invasões Francesas como nas lutas liberais de meados do século XIX.
Foi classificado como de interesse público em 1967. Alguns anos depois, em 1984, o forte passou para a alçada da Região de Turismo do Alto Minho, tendo então sido equacionado o aproveitamento turístico e cultural do espaço. No ano de 1995 foi elaborado um projecto da autoria do arquitecto Luís Teles para adaptação do forte a restaurante, posteriormente substituído por outro projecto, do mesmo arquitecto, para instalar em Montedor um centro de interpretação e de apoio a percursos ambientais. Atualmente, o fortim encontra-se fechado, estando integrado numa ecovia.
Catarina Oliveira
DGPC, 2020
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Roteiro Arqueológico de Viana do CasteloLEAL, António J. M. da CunhaEdição1992Viana do Castelo
A gloriosa história dos mais belos castelos de PortugalPERES, DamiãoEdição1969Barcelos
Castelos do Distrito de VianaGUERRA, Luís Figueiredo daEdição1926CoimbraSeparata de O Instituto
Teoria y proyeto sobre las fortificaciones militares al nuerte del DueroFERNANDEZ NUNEZ, EstanislaoEdição1987Vila Nova de Gaia
Guia de Inventário - Fortificações medievais e modernasNOÉ, PaulaEdição2015

IMAGENS

Fortim de Montedor - Vista geral: face voltada ao mar

Fortim de Montedor - Pormenor do baluarte com guarita

Fortim de Montedor - Face voltada ao mar de forma curva

Fortim de Montedor - Enquadramento geral (face voltada a terra)

Fortim de Montedor - Face virada a terra: pórtico em arco de volta perfeita

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt