Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Estação Arqueológica de Santa Marta das Cortiças
Designação
DesignaçãoEstação Arqueológica de Santa Marta das Cortiças
Outras Designações / PesquisasMonte da Falperra / Povoado do Monte da Falperra / Estação arqueológica de Santa Marta das Cortiças (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Povoado Fortificado
TipologiaPovoado Fortificado
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Braga/Nogueira
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Quinta de Santa Marta, Monte de Santa Marta das Cortiças- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.514745-8.39457
DistritoBraga
ConcelhoBraga
FreguesiaNogueira
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 516/71, DG, I Série, n.º 274, de 22-11-1971 (rectificou uma data do diploma anterior) (ver Decreto)
Decreto n.º 251/70, DG, I Série, n.º 129, de 3-06-1970 (esclareceu que se designa "Estação Arqueológica de Santa Marta das Cortiças") (ver Decreto)
Decreto n.º 40 361, DG, I Série, n.º 228, de 20-10-1955 (classificou com a designação de "Ruínas Arqueológicas do Monte de Santa Marta")(ver Decreto)
ZEPPortaria de 7-12-1955, publicada no DG, n.º 299, de 27-12-1955 (sem restrições)
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA segunda metade do século XIX assistiu, entre nós, a uma autêntica explosão de interesse pelas, então, denominadas antiguidades nacionaes, seguindo os trilhos desbravados além-fronteiras por insignes precursores dos estudos arqueológicos, antropológicos, etnográficos e etnológicos.
Com efeito, o conhecimento destas práticas, fosse indirectamente, através da bibliografia que chegava até ao país, fosse pela visão de algumas personalidades ou, ainda, pelo contacto directo mantido nestas esferas por parte de certas individualidades, investiu Portugal de estabelecimentos científicos que, apesar das polémicas nas quais foram pontualmente envolvidas, exerceram uma actividade fundamental para o desenvolvimento ulterior destas jovens disciplinas. Disso são bons exemplos, embora com graus de relevância assaz diferenciados, a Commissão dos Estudos Geológicos, a Real Associação dos Architectos Civis e Archeologos Portuguezes, a Sociedade de Geographia de Lisboa e, por fim, o Muzeu Ethnographico Portuguez. Eram, contudo, organismos lisboetas. Não obstaram, porém, à formação de outros espaços culturais em importantes cidades portugueses, antes incentivando-as. Foi o que sucedeu em Guimarães, com a Sociedade Martins Sarmentos, da iniciativa do escritor, historiador e arqueólogo vimarenense Francisco Martins de Gouveia Morais Sarmento (1833-1899), a quem se devem algumas das descobertas mais notáveis da Arqueologia praticada ao tempo entre nós (veja-se o caso da Citânia de Briteiros), e com quem privaram individualidades que haveriam de prosseguir o seu caminho.
Foi o que sucedeu com Albano Belino (1863-1906), infatigável indagador do passado minhoto, em geral, e bracarense, em particular, enquanto se correspondia com personalidades marcantes dos estudos arqueológicos portugueses de finais de oitocentos, dos quais se destacava, sem dúvida, o nome de José Leite de Vasconcellos (1858-1941), mentor e primeiro director do actual Museu Nacional de Arqueologia, entre 1893 e 1929.
Deve-se-lhe, na verdade, o reconhecimento de várias estações arqueológicas datáveis da Idade do Ferro, nomeadamente castros - ou citânias -, temática bastante grata aos investigadores da época, quer por se enquadrar na linha geral de investigação conduzida noutros países sobre a expansão celta, quer por se revelar um meio de acentuar as particularidades da região nortenha ancoradas nesses tempos e nesses lugares.
Não surpreende, por conseguinte, que os castros povoassem desde então, tanto o imaginário colectivo da região, quanto o interesse intelectual de sucessivos investigadores, acabando por identificar exemplares desta tipologia arqueológica. Foi o caso, entre outros, da "Estação arqueológica de Santa Marta das Cortiças", localizada numa plataforma superior do Monte da Falparras.
Dotado de um sistema defensiva composto de três linhas de muralha erguidas com pedra solta de grande dimensões, o povoado possuía diversas estruturas habitacionais de planta predominantemente circular, na área interna definida pelo muralhado, elementos datáveis do primeiro momento de ocupação do sítio, ou seja, da Idade do Ferro.
Entretanto, as escavações arqueológicas conduzidas na estação já na década de cinquenta de novecentos permitiram localizar os alicerces de uma construção constituída por ábside semicircular e três naves, erguida entre os séculos V e VI d. C., enquanto o final dos anos setenta trouxe à luz do dia um número considerável de sepulturas romanas de incineração com bastante espólio associado, identificadas pelos investigadores nas proximidades deste mesmo edifício de tipo basilical. Uma realidade que reafirmava, no fundo, a possível reutilização deste espaço ao tempo da conquista romana, a julgar pelos materiais de construção recolhidos no local por A. Bellino, entre os quais tegulae - telhas rectangulares - e imbrex - telhas em forma de meia cana.
[AMartins]
ProcessoHoje é União Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens13
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Cidades Mortas (Estudo Póstumo) 1.Relatório das minhas explorações nas estações arqueológicas suburbanas de Braga e nomeadamente do Monte Redondo", O Arqueólogo PortuguêsBELLINO, AlbanoEdição1909Lisboa
"Trepando aos Montes", O Distrito de BragaCUNHA, Arlindo Ribeiro daEdição1975BragaVol. 1 (1/4) da 2ª série
"A estação arqueológica da Falperra. Notas para a sua história", Arquivo de BejaSOUSA, J. J. R.Edição1970Beja
"Escavações no oppidum de Santa Marta", Bracara AugustaCUNHA, Arlindo Ribeiro daEdição1975Braga
O povoamento proto-histórico e a romanização da bacia do médio CávadoEdição1990

IMAGENS

Estação Arqueológica de Santa Marta das Cortiças - estruturas exumadas, incluindo elementos de colunas

Estação Arqueológica de Santa Marta das Cortiças - estruturas exumadas

Estação Arqueológica de Santa Marta das Cortiças - estruturas exumadas

Estação Arqueológica de Santa Marta das Cortiças - estruturas exumadas

Estação Arqueológica de Santa Marta das Cortiças - estruturas exumadas (niomeadamento elementos de colunas)

Estação Arqueológica de Santa Marta das Cortiças - estruturas exumadas

Estação Arqueológica de Santa Marta das Cortiças - recinto exumado

Estação Arqueológica de Santa Marta das Cortiças - estrutura exumada, onde se salientam elementos de colunas

Estação arqueológica de Santa Marta das Cortiças - Vista parcial

Estação arqueológica de Santa Marta das Cortiças - Vista parcial

Estação arqueológica de Santa Marta das Cortiças - Vista parcial

Estação arqueológica de Santa Marta das Cortiças - Vista geral e monte da Falperra

Estação arqueológica de Santa Marta das Cortiças - Vista geral e monte da Falperra

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt