Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de São José das Taipas, incluindo os retábulos com pinturas e esculturas
Designação
DesignaçãoIgreja de São José das Taipas, incluindo os retábulos com pinturas e esculturas
Outras Designações / PesquisasIgreja de São José das Taipas / Igreja das Taipas / Capela de São José das Taipas / Capela das Almas e de São José das Taipas (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Porto/Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Dr. Barbosa de Castro, frente ao Jardim da CordoariaPorto Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.144345-8.61721
DistritoPorto
ConcelhoPorto
FreguesiaCedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaEdifício de gosto neoclássico projectado pelo arquitecto Carlos Amarante a igreja de São José das Taipas, sede da irmandade com a mesma designação, foi construída entre 1795 e 1878. Este templo marca uma transição entre o barroco e o neoclássico. Se a fachada apresenta um programa decorativo marcadamente barroco, o espaço interior do templo revela uma grande unidade estilística, característica do neoclássico portuense.
De planta longitudinal composta por nave única e capela-mor rectangular, a igreja apresenta uma fachada principal antecedida por escadaria com grade de ferro, dividida em três registos. No primeiro foi rasgado o portal rectangular, inserido num vão de arco pleno e encimado por frontão curvo abatido, com inscrição em medalhão. No segundo registo, no alinhamento do portal, foi aberto um janelão com frontão curvo abatido assente sobre duas pilastras. A rematar a fachada, um frontão triangular com óculo decorado por grinalda rematado lateralmente por urnas. Do lado esquerdo, foi adossada a torre sineira, que possui no primeiro registo porta encimada por janela, e no segundo um janelão de moldura recta. O terceiro registo possui sineiras de arco pleno. Os dois últimos registos são revestidos por azulejos padrão azuis e brancos. Um coruchéu piramidal remata a torre. A fachada posterior possui três janelas nos dois últimos registos.
Interiormente a igreja possui nave única, com coro alto sobre arco abatido, coberta por abóbada de berço em estuque decorada ao centro por medalhão e dividida por arcos torais, que assentam em pilastras das paredes laterais. Na nave existem quatro altares laterais, dois do lado do Evangelho dedicados a Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora da Saúde, dois do lado da Epístola com a invocação de Santo António e de Nossa Senhora da Conceição. Entre estes altares, de cada um dos lados, foi colocado um púlpito com guarda em talha dourada, encimados por vãos com balaustradas douradas com sanefas em talha. O arco cruzeiro, de volta perfeita, assenta sobre pilastras decoradas por grinaldas, sendo encimado por sanefa em talha dourada. A capela-mor, de planta rectangular, possui ao centro retábulo com tela representando Nossa Senhora das Almas, ladeada por duas imagens, à esquerda uma de São José, à direita de São Nicolau Tolentino. A sacristia, em espaço adjacente à capela-mor, é coberta por tecto estucado, com lanternim central, profusamente decorado, e possui numa das paredes um retábulo com nicho central.
Nas duas últimas décadas do século XX a igreja de São José das Taipas sofreu várias obras de conservação interiores e exteriores, e no ano de 1995 o edifício candidatava-se ao Projecto Piloto de Conservação do Património Arquitectónico Europeu. Entre os anos de 2000 e 2002 o templo foi submetido a uma grande campanha de restauro, que incluiu obras nas coberturas, pavimentos, conservação de telas e retábulos. CO
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPIgreja dos Clérigos, designadamente a sua torreIgreja e Convento de São Bento da Vitória
Outra ClassificaçãoCentro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do PilarZona histórica do Porto
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Porto a Património Mundial - Processo de Candidatura da Cidade do Porto à Classificação pela UNESCO como Património Cultural da HumanidadeLOZA, Rui RamosEdição1993
O Porto na época dos Almadas - Arquitectura e Obras PúblicasALVES, Joaquim Jaime FerreiraEdição
"Carlos Amarante", Dicionário da Arte Barroca em PortugalALVES, Joaquim J. FerreiraEdição1989Lisboa

IMAGENS

Igreja de São José das Taipas - Fachada principal

Igreja de São José das Taipas - Fachada principal

Igreja de São José das Taipas - Fachada principal

Igreja de São José das Taipas - Fachada principal: registo superior

Igreja de São José das Taipas - Fachada principal: registo superior e torre sineira

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt