Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela da Santa Casa da Misericórdia de Alfaiates
Designação
DesignaçãoCapela da Santa Casa da Misericórdia de Alfaiates
Outras Designações / PesquisasIgreja da Misericórdia de Alfaiates / Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Alfaiates (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaGuarda/Sabugal/Alfaiates
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo da Rainha Santa IsabelAlfaiates Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.392183-6.913532
DistritoGuarda
ConcelhoSabugal
FreguesiaAlfaiates
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 41 191, DG, I Série, n.º 162, de 18-07-1957 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO22051577
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaOriginalmente dedicada a São Sebastião e matriz da freguesia, nos séculos XIII e XIV, foi palco, em 26 de Março de 1328, do casamento entre a Infanta D. Maria de Portugal (filha de D. Afonso IV) e de D. Afonso XI de Castela. A partir do século XVI tornou-se comenda da Ordem de Cristo e mais tarde Reitoria, com apresentação do Bispo. A ligação à Misericórdia é mais recente, uma vez que a instituição desta confraria em Alfaiates remonta, muito possivelmente, ao século XVII.
Trata-se de uma igreja da transição do românico para o gótico, datável dos séculos XIII/XIV, que se desenvolve em planta longitudinal, com nave única e capela-mor, mais baixa e estreita. A fachada principal, de remate em empena, é marcada pela abertura do portal, com três arquivoltas em arco de volta perfeita onde sobressaem as impostas decoradas por enxequetados. É sobrepujado por rosácea polilobada flanqueada por duas portas de verga recta, com varanda, que deveriam funcionar como uma espécie de púlpitos e que foram, certamente, abertas mais tarde. Do lado esquerdo, um passo da Paixão de Cristo. A sineira ergue-se do lado direito, no prolongamento do alçado principal.
As restantes fachadas caracterizam-se pela diferença de tratamento dos volumes correspondentes à nave e à capela-mor, e ainda ao primeiro terço da nave correspondente ao coro. Este último, apresenta aparelho regular, enquanto os restantes dois terços, num plano mais recuado, são percorridos por cornija assente sobre cachorrada de motivos fitomórficos, zoomórficos e antropomórficos, tal como a cabeceira. Na verdade, a zona do coro parece resultar de uma ampliação posterior, mas nada mais, além da observação directa, corrobora esta possibilidade.
No interior, com arco triunfal em ogiva, merece especial destaque um fragmento de pintura a fresco alusiva a Cristo Crucificado, e o retábulo-mor e colaterais, de talha dourada e policromada de forte influência neoclássica.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Capela da Santa Casa da Misericórdia de Alfaiates - Vista geral

Capela da Santa Casa da Misericórdia de Alfaiates - Fachada principal

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt