Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Zona histórica do Porto
Designação
DesignaçãoZona histórica do Porto
Outras Designações / Pesquisas(freguesias abrangidas: Massarelos, Miragaia, Santo Ildefonso, São Nicolau, Sé, Vitória) / Zona histórica da cidade do Porto (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Núcleo Histórico
TipologiaNúcleo Histórico
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Porto/
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Centro Histórico do PortoPorto Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.142003-8.61238
DistritoPorto
ConcelhoPorto
Freguesia
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaPortaria n.º 975/2006, DR, II Série, n.º 113, de 12-06-2006 (explicitou graficamente a delimitação constante da planta anexa ao diploma anterior, publicando nova planta) (ver Portaria)
Decreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (classificação) (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914631
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaQuem percorre as ruas do Porto facilmente distingue os monumentos da cidade. Uns são ex-líbris conhecidos além-fronteiras, outros nem tanto, mas, mesmo assim, são facilmente identificados pelo visitante. Todos eles ajudam a vender turisticamente a imagem do Porto. No entanto, existem algumas "pérolas" da arquitectura, de cuja existência, muitas vezes, nem os próprios portuenses se dão conta. Um património menos monumental, talvez, mas de grande interesse. Todos integram a lista de imóveis em vias de classificação do IPPAR - Instituto Português do Património Arquitectónico. São os futuros monumentos da cidade.
É certo que num país com mais de cem anos de classificações são já poucos os casos que despertam a atenção e os grandes monumentos estão já salvaguardados. Até aos anos 40 tentou-se, sobretudo, preservar o que até aos nossos dias chegou do período medieval. As intervenções feitas durante essa época, sobretudo em igrejas, tiveram o objectivo de repor uma imagem o mais fiel possível do original.
Uma intenção de salvaguarda actualmente questionável, uma vez que, em muitos casos, nada sobrou da decoração aplicada nesses espaços, por exemplo, durante o período barroco. Classificados no âmbito do decreto de 16-6-1910 estão, por exemplo, a Sé Catedral, o Paço Episcopal, a Igreja de Cedofeita, Igreja de São Francisco e a Torre dos Clérigos.
A partir dos anos 40 tentou-se preservar imóveis já dos séculos XVIII, XIX e XX ou conjuntos e sítios. A zona histórica Património Mundial é o conjunto classificado mais vasto. Actualmente estão cerca de três dezenas de imóveis ou sítios em lista de espera. E se alguns causam estranheza por não terem ainda sido contemplados, como é o caso do conjunto constituído pelas Igrejas das Carmelitas (considerado um dos melhores exemplos do barroco portuense do século XVIII), outros revelam-se autênticas surpresas. Que dizer da Ourivesaria Cunha ou da Casa Vicent, ambas na Rua 31 de Janeiro?
E alguém já reparou na casa e Quinta de Villar d'Allen que com as congéneres Quintas da Bonjóia e da Revolta e com o Palácio do Freixo são a imagem de marca da zona oriental da cidade? Mas há mais exemplares arquitectónicos completamente anónimos, como a casa de pedra com jardim na Rua das Águas Férreas, em Cedofeita, todo o conjunto arquitectónico da Rua Álvares Cabral e a totalidade da Avenida dos Aliados. Na Foz, a casa denominada manuelina sobressai na Avenida Brasil, o edifício que alberga a Secretaria de Estado da Cultura (também conhecido pela Casa Allen) espreita por entre o frondoso jardim a quem passa na Rua António Cardoso e o Palácio do Conde de Bolhão está em obras e nele funciona a Academia de Artes do Espectáculo. Todos eles serão os futuros monumentos que o Porto, a partir de agora, quer dar a conhecer.
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPAntiga Cadeia e Tribunal da Relação do PortoCapela de Nossa Senhora de Agosto (Capela dos Alfaiates)Capela do Senhor dos PassosCasa da Rua da Alfândega VelhaCasa do Despacho da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, incluindo o seu recheioCasa do Dr. Domingos Barbosa, onde está instalado o Museu de Guerra JunqueiroCasa dos Ferrazes BravosCentro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do PilarChafariz da ColherChafariz da Rua das TaipasChafariz da Rua de São João (vestígios)Chafariz das VirtudesCinema BatalhaConjunto constituído pela Igreja dos Carmelitas Descalços e Igreja de Nossa Senhora do Monte do CarmoConjunto urbano constituído pela Praça da Ribeira e suas naturais extensões, ou sejam a Rua de São João e respectiva transversal, a Rua do Infante D. HenriqueEdifício da Alfândega Nova, incluindo o guindaste exteriorEdifício situado na Rua das Virtudes (antigo Clube dos Ingleses)Estação dos Caminhos de Ferro de São Bento, também denominada «Estação de São Bento», incluindo a gare metálica, os painéis de azulejos e a boca de entrada no túnelEstátuas e elementos decorativos existentes no edifício com frentes para a Rua Dr. Barbosa de Castro, 51, e Passeio das Virtudes, 14, bem como o muro em que se integram esses elementosHospital de Santo AntónioIgreja da Misericórdia do PortoIgreja de Santa ClaraIgreja de Santo IldefonsoIgreja de São FranciscoIgreja de São José das Taipas, incluindo os retábulos com pinturas e esculturasIgreja de São Pedro de MiragaiaIgreja dos Clérigos, designadamente a sua torreIgreja e Convento de São Bento da VitóriaIgreja e Convento dos Grilos, incluindo o seu recheioImóvel onde se encontra a Ourivesaria Cunha, incluindo a Ourivesaria Cunha e o seu recheioLivraria Lello e IrmãoMercado de Ferreira BorgesMuralhas denominadas de D. Fernando e respectivo miradouroPalácio da BolsaPalácio de São João Novo (Museu de Etnografia e História)Paço episcopal do PortoPequeno fontanário existente no Largo da Sé do Porto (actualmente na Calçada de D. Pedro Pitões)Pilares (2) que sustentavam a ponte pênsilPonte de D. LuísPonte de D. Maria PiaPrédio na Rua da Galeria de Paris, 28Prédio situado na Rua de São Miguel, 2 e 4, na parte em que existem painéis de azulejo do século XVIIRestaurante ComercialSé do PortoTeatro Nacional de São JoãoTeatro Sá da BandeiraVestígios da Judiaria do Porto (Hêkhal)
Outra ClassificaçãoAlminhas da PonteAntiga Cadeia e Tribunal da Relação do PortoCapela de Nossa Senhora de Agosto (Capela dos Alfaiates)Capela do Senhor dos PassosCasa da Rua da Alfândega VelhaCasa do Despacho da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, incluindo o seu recheioCasa do Dr. Domingos Barbosa, onde está instalado o Museu de Guerra JunqueiroCasa dos Ferrazes BravosChafariz da ColherChafariz da Rua das TaipasChafariz da Rua de São João (vestígios)Chafariz das VirtudesConjunto urbano constituído pela Praça da Ribeira e suas naturais extensões, ou sejam a Rua de São João e respectiva transversal, a Rua do Infante D. HenriqueEdifício da Alfândega Nova, incluindo o guindaste exteriorEdifício situado na Rua das Virtudes (antigo Clube dos Ingleses)Estação dos Caminhos de Ferro de São Bento, também denominada «Estação de São Bento», incluindo a gare metálica, os painéis de azulejos e a boca de entrada no túnelEstátuas e elementos decorativos existentes no edifício com frentes para a Rua Dr. Barbosa de Castro, 51, e Passeio das Virtudes, 14, bem como o muro em que se integram esses elementosIgreja da Misericórdia do PortoIgreja de Santa ClaraIgreja de São FranciscoIgreja de São José das Taipas, incluindo os retábulos com pinturas e esculturasIgreja de São Pedro de MiragaiaIgreja dos Clérigos, designadamente a sua torreIgreja e Convento de São Bento da VitóriaIgreja e Convento dos Grilos, incluindo o seu recheioImóvel onde se encontra a Ourivesaria Cunha, incluindo a Ourivesaria Cunha e o seu recheioMercado de Ferreira BorgesMuralhas denominadas de D. Fernando e respectivo miradouroPalácio da BolsaPalácio de São João Novo (Museu de Etnografia e História)Paço episcopal do PortoPequeno fontanário existente no Largo da Sé do Porto (actualmente na Calçada de D. Pedro Pitões)Pilares (2) que sustentavam a ponte pênsilPonte de D. LuísPonte de D. Maria PiaPrédio situado na Rua de São Miguel, 2 e 4, na parte em que existem painéis de azulejo do século XVIIRestaurante ComercialSé do PortoTeatro Nacional de São JoãoVestígios da Judiaria do Porto (Hêkhal)
Nº de Imagens11
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Zona histórica do Porto - Cais da Ribeira

Zona Histórica do Porto - Vista aérea

Zona Histórica do Porto - Vista aérea (zona da Sé do Porto)

Zona Histórica do Porto - Vista aérea (zona da Sé e Igreja dos Grilos)

Zona Histórica do Porto - Vista aérea (zona de São João-o-Novo e Cadeia da Relação)

Zona Histórica do Porto - Vista aérea

Zona histórica do Porto - Prédios fronteiros ao Cais da Ribeira

Zona histórica do Porto - Cais da Ribeira na direcção da Foz

Zona histórica do Porto - Postigo do Carvão

Zona histórica do Porto - Positigo do Carvão

Zona histórica do Porto - Praça da Ribeira

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt