Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de São Pedro de Miragaia
Designação
DesignaçãoIgreja de São Pedro de Miragaia
Outras Designações / PesquisasIgreja Paroquial de Miragaia / Igreja de São Pedro (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Porto/Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo de São Pedro de MiragaiaPorto Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.142912-8.619663
DistritoPorto
ConcelhoPorto
FreguesiaCedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 42 007, DG, I Série, n.º 265, de 6-12-1958 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO aumento populacional verificado na cidade do Porto no século XVII, proporcionou a continuidade do desenvolvimento de núcleos urbanos fora das muralhas - Miragaia, Santo Ildefonso e zona ribeirinha -, quase sempre associados à edificação de igrejas, centros dinamizadores do crescimento urbano (PEREIRA, 1995, p. 46). Embora as referências a Miragaia, enquanto local habitado por pescadores, possam remontar pelo menos ao século XIII, a actual igreja é fruto da reedificação de 1740, ano em que o templo que aí existia terá sido parcialmente demolido.
Dedicada a São Pedro, a igreja de Miragaia apresenta fachada principal de tipologia que lembra as suas congéneres de Nossa Senhora da Vitória ou São Nicolau. Ao centro rasga-se o portal, ladeado por pilastras e rematado por frontão triangular. No segundo registo, uma janela de grandes dimensões com o emblema papal, e entre as pilastras laterais exibem-se ornamentos barrocos. A fachada termina com um frontão triangular. Os azulejos remontam à campanha do século XIX, que revestiu também a torre lateral, a Norte.
No interior, a igreja desenvolve-se em nave única e transepto saliente, de grande simplicidade, contrastando fortemente com a opulência da talha barroca que reveste integralmente a capela-mor. Iniciada no século XVII, esta campanha decorativa prolongar-se-ia até ao século XVIII, como testemunham os elementos rococó que aqui se encontram. Juntamente com Santa Clara, ou São Francisco, é um exemplo significativo de igreja forrada a ouro.
António Gomes e Caetano da Silva Pinto foram os responsáveis por esta obra que incluía ainda a tribuna, o sacrário e a banqueta. Pensa-se que os trabalhos de talha estariam concluídos em 1724 e o douramento, executado por Francisco Barbosa Monteiro, em 1730. O retábulo-mor, preponderante neste conjunto e muito semelhante ao de Santa Clara (embora menos escultórico), apresenta duas inovações, nomeadamente ao nível da base - mais alta e de madeira, que se tornaria modelo frequente para outras igrejas portuenses e nortenhas -, e ao nível do modelo do fuste das colunas - canelado, à semelhança dos modelos quinhentistas, mas revestido por fitas, festões, e outros (PEREIRA, 1995, p. 111). O tecto, imitando abóbada geométrica, lembra o de Santa Clara, e conheceria uma forte repercussão em obras posteriores (QUARESMA, 1995).
Uma última referência para o tríptico da capela do Espírito Santo, representando ao centro, o Pentecostes, São João Baptista e o doador, à esquerda, e São Paulo, à direita. Obra de origem holandesa, tem vindo a ser atribuída ao pintor flamengo Van Orley (OLIVEIRA, BRAGA, 1993, p. 148).
Rosário Carvalho
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCentro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar
Outra ClassificaçãoZona histórica do Porto
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"O barroco do século XVIII", História da Arte Portuguesa, vol.3PEREIRA, José FernandesEdição1995Lisboapp. 51-181.
"O barroco do século XVII: transição e mudança", História da Arte Portuguesa, vol.3,, pp.11-49PEREIRA, José FernandesEdição1995Lisboa
Inventário Artístico de Portugal: Cidade do PortoQUARESMA, Maria Clementina de CarvalhoEdição1995Lisboa
"Principais imóveis de interesse patrimonial no Centro Histórico do Porto", Porto a Património Mundial, pp.102-183OLIVEIRA, Amélia Vieira deEdição1993Porto
"Principais imóveis de interesse patrimonial no Centro Histórico do Porto", Porto a Património Mundial, pp.102-183BRAGA, Maria Helena GilEdição1993Porto

IMAGENS

Igreja de São Pedro de Miragaia - Fachada principal

Igreja de São Pedro de Miragaia - Enquadramento geral

Igreja de São Pedro de Miragaia - Fachada principal e praça fronteira

Igreja de São Pedro de Miragaia - Fachada principal: frontão e torre sineira

Igreja de São Pedro de Miragaia - Enquadramento geral (fachada principal)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt