Capela de São Pedro de Varais ou Varães | |||||||||||||
Designação | |||||||||||||
Designação | Capela de São Pedro de Varais ou Varães | ||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Capela de São Pedro de Varães / Capela de Varães (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Religiosa / Capela | ||||||||||||
Tipologia | Capela | ||||||||||||
Categoria | Arquitectura Religiosa | ||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||
Localização | |||||||||||||
Divisão Administrativa | Viana do Castelo/Caminha/Vile | ||||||||||||
Endereço / Local |
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Distrito | Viana do Castelo | ||||||||||||
Concelho | Caminha | ||||||||||||
Freguesia | Vile | ||||||||||||
Proteção | |||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público | ||||||||||||
Cronologia | Decreto n.º 37 728, DG, I Série, n.º 4, de 5-01-1950 (ver Decreto) | ||||||||||||
ZEP | |||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||
CLASS_NAME | Monumento | ||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||
AFECTACAO | 12707538 | ||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | A capela de São Pedro de Varais, a meia encosta numa das elevações da Serra de Arga, recentemente adaptada a zona de lazer, é uma das construções que revela como as produções românicas tardias, consensualmente consideradas obras singelas e desprovidas de rasgos arquitectónicos e decorativos, tiveram o seu espaço no Entre-Douro-e-Minho medieval, pautando, desta forma, todo o Norte e o centro do país, e não apenas as regiões mais periféricas e pobres de Trás-os-Montes e da Beira Interior. O edifício apresenta uma deliberada robustez dos panos murários, a que se juntam os escassos vãos de iluminação, a simplicidade da organização planimétrica e a quase inexistência de elementos decorativos, recorrendo, sistematicamente, a modilhões lisos. Estas características confirmam o seu estatuto de obra de transição estilística e a modéstia de recursos económicos envolvidos na sua edificação. Paralelamente, provam como o Românico foi o estilo de eleição no Norte do país até épocas muito tardias, cobrindo densamente o território (ALMEIDA, 1986, p.59). Planimetricamente, o templo caracteriza-se pela justaposição de dois rectângulos, o da nave (de maior comprimento, largura e altura) e a capela-mor, quadrangular e volumetricamente menor. A principal característica é o ligeiro desvio (cerca de 10º para Sul) da capela-mor em relação à nave, solução que não encontra fácil explicação. Aarão de Lacerda, reconhecendo este mesmo facto na Ermida do Paiva, perto de Castro Daire, sustentou que a disposição da capela-mor correspondia à posição da cabela de Cristo no acto da crucificação (LACERDA, 1919, pp.58-59), mas a verdade é esta é uma hipótese que está longe de se considerar definitiva, pelas inúmeras lacunas que apresenta, uma vez que a inexistência de outros paralelos cronológicos e geográficos impedem a definição de uma corrente coerente e simbolicamente efectiva (GRAF, 1986, vol.2, pp.47-48). A fachada principal reforça a modéstia do projecto, ao contemplar um portal principal "muito simples de arco apontado, assente em pés direitos, sem arquivoltas e sem quaisquer adornos" (ALVES, Jun, 1982, p.151). Sobrepõe-se-lhe um óculo relativamente apertado (e actualmente cego), sendo este alçado, o que possui maior impacto cenográfico, coroado por um pequeno campanário de sineira única, característica tão comum no chamado Românico tardio e rural. O tímpano do portal é a única parte da fachada que possui decoração, uma cruz inserida num círculo (típica do românico bracarense), aqui tratada de forma sumária, ladeada por duas "estrelas de salomão", elementos de carácter apotropaico. A extrema simplicidade da construção que, em alguns aspectos, chega a ser estilisticamente incaracterística, dificulta a atribuição de uma mais rigorosa datação. Carlos Alberto Ferreira de Almeida considerou-a já gótica e posterior ao século XIII (ALMEIDA, 1978, vol.2, pp.278-279), proposta que, posteriormente, recuou aos finais dessa centúria (ALMEIDA, 1987, p.153). A recente intervenção arqueológica no local complexificou as questões cronológicas, concluindo por três fases de edificação: uma primeira, dos séculos X-XII, de natureza altimedieval e visível ainda na "metade inferior da capela-mor"; a segunda, dos séculos XII-XIII, que corresponde, genericamente, à capela actual; e uma final, datável dos séculos XIII-XIV, altura em que se terá construído o arcossólio do interior e remodelado alguns elementos de iluminação (FONTES e LEMOS, 2000, p.140). Na primeira metade do século XVI, o interior da capela foi objecto de uma campanha artística responsável pela decoração a fresco da parede do arco triunfal e, ao que tudo indica, da parede fundeira da capela-mor. Em 1999, aquando da intervenção de restauro destas pinturas, foi possível identificar a temática de alguns painéis: o Martírio de São Sebastião, do lado Sul do arco triunfal, e uma Descida da Cruz, a coroar o arco triunfal (HESPANHOL e NUNES, 2000, p.141). PAF | ||||||||||||
Processo | |||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | |||||||||||||
Outra Classificação | |||||||||||||
Nº de Imagens | 0 | ||||||||||||
Nº de Bibliografias | 12 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
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"Capela de São Pedro de Varais", Monumentos, nº 13, pp.132-140 | FONTES, Luís Fernando de Oliveira | Edição | 2000 | Lisboa | |
"Primeiras Impressões sobre a Arquitectura românica portuguesa", Revista da Faculdade de Letras do Porto, Série História, nº1, pp.3-56 | ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de | Edição | 1972 | Porto | |
Alto Minho | ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de | Edição | 1987 | Lisboa | |
História da Arte em Portugal - O Românico | ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de | Edição | 2001 | Lisboa | |
História da Arte em Portugal, vol. 3 (o Românico) | ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de | Edição | 1986 | Lisboa | |
Arquitectura Românica de Entre Douro e Minho | ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de | Edição | 1978 | Porto | |
"Capela de São Pedro de Varais", Monumentos, nº 13, pp.132-140 | LEMOS, Francisco Sande | Edição | 2000 | Lisboa | |
Portugal roman, vol. II | GRAF, Gerhard N. | Edição | 1986 | ||
"Igrejas e capelas românicas da Ribeira Minho", Caminiana, ano IV, nº6, pp.105-152 | ALVES, Lourenço | Edição | 1982 | Caminha | |
Caminha e seu concelho | ALVES, Lourenço | Edição | 1985 | Caminha | |
Arquitectura religiosa do Alto Minho, 2 vols. | ALVES, Lourenço | Edição | 1987 | Viana do Castelo | |
São Pedro de Varais, uma capela românica do concelho de Caminha | BARREIROS, Manuel de Aguiar | Edição | 1950 | Porto | |
"Capela de São Pedro de Varais", Monumentos, nº 13, pp.132-140 | COSTA, Lídia | Edição | 2000 | Lisboa | |
"Capela de São Pedro de Varais: trabalhos de conservação e restauro das pinturas murais", Monumentos, nº13, pp.141-143 | HESPANHOL, Pilar Pinto | Edição | 2000 | Lisboa | |
"Capela de São Pedro de Varais: trabalhos de conservação e restauro das pinturas murais", Monumentos, nº13, pp.141-143 | NUNES, José | Edição | 2000 | Lisboa |