Igreja de Santiago, incluindo todo o seu revestimento de azulejo, talha e pinturas | |||||||||||||||||
Designação | |||||||||||||||||
Designação | Igreja de Santiago, incluindo todo o seu revestimento de azulejo, talha e pinturas | ||||||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Igreja Paroquial de Camarate / Igreja de São Tiago (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Religiosa / Igreja | ||||||||||||||||
Tipologia | Igreja | ||||||||||||||||
Categoria | Arquitectura Religiosa | ||||||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||||||
Localização | |||||||||||||||||
Divisão Administrativa | Lisboa/Loures/Camarate, Unhos e Apelação | ||||||||||||||||
Endereço / Local |
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Distrito | Lisboa | ||||||||||||||||
Concelho | Loures | ||||||||||||||||
Freguesia | Camarate, Unhos e Apelação | ||||||||||||||||
Proteção | |||||||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público | ||||||||||||||||
Cronologia | Decreto n.º 2/96, DR, I Série-B, n.º 56, de 6-03-1996 (ver Decreto) Edital de 22-03-1985 da CM de Loures Despacho de homologação de 14-02-1985 do Ministro da Cultura Despacho de concordância de 12-02-1985 do vice-presidente do IPPC Parecer de 25-01-1985 da Assessoria Técnica do IPPC a propor a classificação como IIP da Igreja, incluindo todo o revestimento de azulejo, talha e pinturas das paredes, altares e tectos Proposta de 2-01-1985 da CM de Loures para a classificação como MN | ||||||||||||||||
ZEP | |||||||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||||||
CLASS_NAME | Monumento | ||||||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||||||
AFECTACAO | 12699926 | ||||||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | O primitivo templo de Camarate foi fundado no último quartel do século XIV por D. Agapito Colona, bispo de Lisboa entre 1371 e 1380. A pequena capela viria a ser reconstruída cerca de 1511, depois da paróquia de Sacavém ter sido desagregada. Desta edificação quinhentista nada resta, uma vez que o templo foi novamente reconstruído no início do século XVII. Apresentando um modelo de tipologia chã de linhas regulares e sóbrias, muito utilizado na arquitectura religiosa da época, a Igreja de Santiago desenvolve-se em planta composta por dois volumes, correspondentes ao espaço da nave e ao rectângulo da capela-mor. A fachada apresenta como único elemento decorativo o portal, de moldura rectangular rematado por frontão triangular e encimado por uma janela que ilumina o espaço do coro-alto. Do lado direito foi adossada a torre sineira, rematada por cúpula. A sobriedade decorativa do espaço exterior contrasta com a exuberância barroca do interior do templo, de nave única. O espaço da nave é revestido por azulejos enxaquetados, possuindo quatro capelas colaterais, com altares de talha dourada, púlpito e tribuna com balaustrada. A nave é coberta por tecto de madeira em caixotões, pintado cerca de 1640 com cenas da vida de São Tiago e decorados com brutesco (SERRÃO, Vítor,1999,p.290). O arco da capela-mor, ladeado por dois altares laterais de talha dourada, é pintado com figuras de anjos e festões, e possui pinturas emolduradas a talha. A capela-mor, coberta por abóbada de canhão decorada a estuque, possui duas telas nas paredes laterais, e retábulo de talha dourada com trono e camarim. A campanha decorativa do interior pode dividir-se em duas grandes fases distintas. A primeira, executada no século XVII, corresponde ao revestimento azulejar da nave e da capela-mor, no qual se conjungam duas composições de enxaquetado, com efeitos de multiplicação espacial. A segunda data do início do século XVIII, época em que foram executados os altares de talha, de estilo nacional, bem como as telas da capela-mor, pintadas em 1710 por António Machado Sapeiro. Nos finais do século XVIII foram ainda executados pequenos elementos decorativos, como as pinturas do arco triunfal e os estuques do tecto. Catarina Oliveira GIF/ IPPAR/ 2005 | ||||||||||||||||
Processo | |||||||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | |||||||||||||||||
Outra Classificação | |||||||||||||||||
Nº de Imagens | 0 | ||||||||||||||||
Nº de Bibliografias | 5 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
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"O desvario do ornamento de Brutesco na pintura de tectos do mundo português, 1580-1720", in Struggle for Synthesis, vol. I | SERRÃO, Vítor | Edição | 1999 | Lisboa | |
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa | AZEVEDO, Carlos de | Edição | 1963 | Lisboa | Lisboa Data do Editor : 1973 |
Azulejaria Portuguesa | MECO, José | Edição | 1986 | Lisboa | Lisboa Data do Editor : 1985 |
"O sentido do Barroco na arte seiscentista e do início do século XVIII", História da Arte em Portugal, vol. 8 | MOURA, Carlos | Edição | 1986 | Lisboa | |
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa | FERRÃO, Julieta | Edição | 1963 | Lisboa | Lisboa Data do Editor : 1973 |
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa | GUSMÃO, Adriano de | Edição | 1963 | Lisboa | Lisboa Data do Editor : 1973 |
Elementos subsidiários para a história do concelho de Loures | MADEIRA, Silva | Edição | 1974 | Lisboa | p. 122 |