Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Convento de Santo António
Designação
DesignaçãoConvento de Santo António
Outras Designações / PesquisasConvento de Santo António (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Convento
TipologiaConvento
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaFaro/Loulé/Loulé (São Sebastião)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Loulé Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
37.141469-8.031659
DistritoFaro
ConcelhoLoulé
FreguesiaLoulé (São Sebastião)
Proteção
Situação ActualEm Vias de Classificação
Categoria de ProtecçãoEm Vias de Classificação (Homologado como IIP - Imóvel de Interesse Público)
CronologiaDespacho de homologação de 4-01-1984
Despacho de abertura de 19-12-1983
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaÀs portas de Loulé, o Convento de Santo António é um dos monumentos que melhor reflecte a dinâmica conventual da cidade. Uma primeira fundação, no século XVI, dos Capuchos da Província da Piedade, não chegou aos nossos dias, pois já pelos meados do século seguinte estava bastante arruinado e o espaço não era adequado às necessidades da congregação.
Desta forma, o edifício que, na actualidade, parcialmente se conserva, resulta da construção iniciada em 1675, cuja primeira pedra foi solenemente depositada a 11 de Agosto desse ano. O principal responsável por este novo empreendimento foi o bispo do Algarve, D. Francisco Barreto, que impulsionou decisivamente a nova construção. Esta, prolongou-se até ao final do século XVII, transferindo-se a comunidade no Verão de 1692.
"O programa construtivo do Convento (...) revela os tradicionais modelos da arquitectura capucha, resistindo veementemente a qualquer experiência arquitectónica barroca. Apesar da sua monumentalidade, o edifício (...) filia-se muito claramente na liguagem do estilo chão, cuja sobriedade arquitectónica tanto se ajustava ao ideário franciscano dos Capuchos" (CARRUSCA, 2001, p.115).
Infelizmente, muitos das suas partes estão em ruínas, a começar pela fachada principal, ao que tudo indica idêntica a outras soluções capuchas contemporâneas, de rigorosa simetria e sobriedade decorativa. A igreja é o espaço melhor conservado, com a sua longa nave e os elementos devocionais organizados em retábulos com imagens de São Francisco, Santo António, Santa Úrsula e Nossa Senhora dos Remédios, entre outras. O claustro é o elemento que melhor reflecte a estética anti-barroca: de dois pisos, as arcadas que abrem para a quadra são destituídas de qualquer decoração, uma austeridade que continua pelos arcos (de volta perfeita os do primeiro piso e abatidos os do andar superior).
A enorme homogeneidade estilística da campanha seiscentista é, hoje, dificilmente apreensível, pelo estado de ruína iminente do conjunto e da área envolvente. Após o terramoto, há registos de algumas obras, nomeadamente a solução de cúpula oitavada sobre uma antiga capela lateral, onde se registam, igualmente, vestígios de pintura mural rococó.
Com a extinção das Ordens Religiosas, o Convento entrou em ruína, processo que se mantém na actualidade. A recente intenção da edilidade em recuperar o conjunto, com vista a aqui instalar uma unidade hoteleira de qualidade superior, dotada ainda de diversos equipamentos culturais, é a mais consistente perspectiva de valorização em duzentos anos de constante abandono.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Loulé. O património artísticoCARRUSCA, SusanaEdição2001Loulé
Monografia do Concelho de LouléOLIVEIRA, Francisco Xavier d'AtaídeEdição1905Porto
Loulé. História e expansão urbanaSERRA, PedroEdição1996Loulé

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt