Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Anta do Porto Aivado
Designação
DesignaçãoAnta do Porto Aivado
Outras Designações / PesquisasAnta do Porto Alvado / Anta do Porto Aivado / Anta do Porto Eivado (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / (Ver Ficha em www.arqueologia.patrimoniocultural.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Anta
TipologiaAnta
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Castelo de Vide/Santa Maria da Devesa
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Porto Aivado Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.486309-7.418467
DistritoPortalegre
ConcelhoCastelo de Vide
FreguesiaSanta Maria da Devesa
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Anta do Porto Aivado localiza-se no Lugar do Porto Aivado, freguesia de Santa Maria da Devesa, concelho de Castelo de Vide. Encontra-se sensivelmente a 9 km a sudeste da vila de Póvoa e Meadas. Implanta-se num planalto, a cerca de 375 metros de altitude, e destaca-se na paisagem circundante. Enquadra-se entre as ribeiras de Vide, 320 metros a poente, e a de Vale do Cano, 740 metros a nascente.
Este monumento funerário megalítico, muito destruído, apresenta câmara possivelmente poligonal, com cerca 4,5 metros de diâmetro, formada originalmente por sete esteios de granito, dos quais é possível registar três, todos deslocados da posição original. O chapéu poderá ser um dos diversos ortóstatos quebrados, tombados no interior da câmara. Não se detetaram vestígios da existência de corredor. A mamoa é residual, tendo sido exumados elementos pétreos que fariam parte da sua couraça durante as intervenções arqueológicas efetuadas.
História
A edificação da Anta do Porto Aivado baliza-se, genericamente, entre o final do Neolítico e inícios do Calcolítico, na transição entre o 4º e o 3º milénio a.n.e.. Realizaram-se duas campanhas arqueológicas, respetivamente em 1988 e 1989, sob a direção científica de Jorge Oliveira que revelaram várias violações da câmara, embora tenham permitido a recolha de algum espólio, designadamente pontas de seta, uma placa de xisto e alguns fragmentos cerâmicos.
São conhecidas referências documentais a monumentos megalíticos na bacia hidrográfica do Rio Sever desde 1489, constando nas Ordenanzas del Concejo de Valencia de Alcantara onde assumem a função de marcos territoriais. No entanto, torna-se quase impossível identificar as mencionadas.
A Anta de Porto Aivado mereceu a atenção de George e Vera Leisner, sendo aludida na publicação de 1959, Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel: der Westen. Mais tarde, nos finais do século passado, é incluída nos trabalhos da Carta Arqueológica de Castelo de Vide executada por Maria Conceição Rodrigues e no Levantamento Arqueológico do mesmo concelho, elaborado por Jorge de Oliveira. Recentemente, o espólio recolhido foi estudado por Ana Paroleiro no âmbito da sua dissertação de mestrado, Estudo dos Recipientes Cerâmicos dos Monumentos Megalíticos do Concelho de Castelo de Vide, apresentada em 2016.
Ana Vale
DGPC, 2020
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel: der Westen", Madrider ForschungenLEISNER, Georg KlausEdição1959Berlim
"Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel: der Westen", Madrider ForschungenLEISNER, VeraEdição1959Berlim
"O megalitismo no concelho de Castelo de Vide ", Actas das 1ªs Jornadas de Arqueologia do Nordeste Alentejano-Edição1987Coimbra
Estudo dos Recipientes Cerâmicos dos Monumentos MegalíticosPAROLEIRO, Ana Emília BarrosEdição2016Dissertação realizada no âmbito do Mestrado em Pré-história, Faculdade de letras da Universidade do Porto

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt