Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja da Misericórdia de Azurara
Designação
DesignaçãoIgreja da Misericórdia de Azurara
Outras Designações / PesquisasIgreja da Santa Casa da Misericórdia de Azurara (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Vila do Conde/Azurara
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Azurara Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoPorto
ConcelhoVila do Conde
FreguesiaAzurara
Proteção
Situação ActualProcedimento caducado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaProcedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma) , alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251, de 28-12-2012 (ver Diploma)
Procedimento prorrogado até 31-12-2012 pelo Decreto-Lei n.º 115/2011, DR, 1.ª série, n.º 232, de 5-12-2011 (ver Diploma)
Procedimento prorrogado pelo Despacho n.º 19338/2010, DR, 2.ª série, n.º 252, de 30-12-2010 (ver Despacho)
Despacho de abertura de 19-12-2000
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO22051577
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA povoação de Azurara só se constituiu como paróquia em meados do século XV, quando em 1457 se autonomizou da paróquia de São Salvador de Pindelo. Nos anos seguintes, devido ao incremento do comércio marítimo na região costeira do Minho, as povoações de Vila do Conde e Azurara conheceram um crescimento económico, urbano e social sem precedentes.
À semelhança do que aconteceu por todo o reino ao longo do século XVI, estas duas povoações viram crescer no seu meio urbano as Misericórdias, irmandades de carácter assistencial, com estatutos a nível nacional, que habitualmente se afirmavam como o mais poderoso grupo urbano em todas as cidades e vilas em que eram fundadas.
A Misericórdia de Azurara foi fundada em meados do século XVI, e autorizada por carta régia de D. Sebastião, escolhendo para sua sede a capela pertencente à Confraria de Nosso Senhor dos Passos, que devido às suas reduzidas dimensões foi então ampliada pela irmandade, sendo a traça também transformada.
Cerca de 1604 o piloto Francisco Gonçalves Vila Chã e sua mulher mandaram construir, a expensas próprias, uma nova capela-mor, onde mais tarde seriam sepultados em campa rasa. Para além desta obra, legaram à irmandade a casa para o hospital, dotando-o com rendas para permitir o funcionamento do mesmo.
De dimensões reduzidas, o templo da Misericórdia de Azurara possui planimetria longitudinal, composta pela justaposição dos volumes da nave e da capela-mor, de secção rectangular. A igreja apresenta uma fachada eclética, que combina elementos de diferentes campanhas de obras. Mantém alguns elementos seiscentistas de modelo chão, como o portal principal e a estrutura vertical da fachada, que no século XX foi revestida a azulejos. O conjunto é rematado em empena e lateralmente foi edificada a torre sineira, com porta, que interiormente se prolonga pela nave.
O interior, embora muito alterado por campanhas decorativas realizadas nos séculos XVIII e XIX, denuncia o modelo quinhentista do tempo. De nave única, o espaço é coberto por abóbada de nervuras, actualmente pintada. Possui cinco altares, e junto à capela-mor foram edificados dois púlpitos em talha dourada oitocentista. Na mesma campanha decorativa foram ainda executados a sanefa do arco que abre para a capela-mor, os altares colaterais e o retábulo-mor.
Catarina Oliveira
IPPAR/2005
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Corografia Portuguesa e descripçam topographica do famoso Reyno de PortugalCOSTA, Pe. António Carvalho daEdição1712LisboaOff. de Valentim da Costa Deslandes, 1706 - 1712
Breve notícia histórica e etnográfica de Azurara - (Santa Maria) Vila do CondeNEVES, Serafim dasEdição1965Vila do Conde
Vila do CondeMIRANDA, MartaEdição1998Lisboa
Vila do Conde e o seu Alfoz - Origens e MonumentosFERREIRA, AugustoEdição1923Porto
Vila do CondeNEVES, Joaquim PachecoEdição1991Vila do Conde

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt