Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa de Selores
Designação
DesignaçãoCasa de Selores
Outras Designações / PesquisasCasa de Selores (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Solar
TipologiaSolar
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBragança/Carrazeda de Ansiães/Lavandeira, Beira Grande e Selores
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Selores Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.205985-7.294555
DistritoBragança
ConcelhoCarrazeda de Ansiães
FreguesiaLavandeira, Beira Grande e Selores
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaAntiga residência da família Morais, a Casa de Selores é uma construção formada por três corpos, de épocas distintas, remontando os dois mais antigos ao século XVII, e o central, à centúria seguinte, numa linguagem arquitectónica onde algumas soluções são ainda maneiristas, outras denotam a transição para o barroco do século XVIII, e outras ainda inserem-se no rococó, da segunda metade de setecentos.
O modelo adoptado para este imóvel enquadra-se nas denominadas casas compridas, que dominaram a arquitectura senhorial do nosso país, entre os séculos XVII e XVIII. Pautam-se pela regularidade da planta, apresentando fachadas simétricas e equilibradas, com a entrada principal ao centro, e a capela numa das extremidades, mas procurando respeitar as linhas da casa. O caso de Selores pode ser considerado uma variante desta tipologia, muito embora não seja conhecida a planimetria original, sem o corpo central setecentista, que, no entanto, se pensa não ter sido muito diferente da que hoje conhecemos (AZEVEDO, 1969, pp. 86, 169).
De acordo com a inscrição presente sobre a porta da capela, esta foi construída por iniciativa do Bispo do Porto, D. Gonçalo de Morais, em 1616, e destinava-se aos seus pais e ao seu irmão António de Morais, cuja sepultura se encontra no interior do templo. Edificada num plano ligeiramente recuado em relação ao corpo da casa, a capela é aberta por um portal central, de linhas rectas, e que se liga ao brasão dos Morais, rematado por um frontão semicircular. Este brasão apresenta uma cruz, que "transforma as armas familiares em armas de fé, no caso de Frei Gonçalo de Morais" (LOPES, 1996, p. 39), a que se acrescentam as seis borlas alusivas à sua dignidade episcopal (IDEM).
O corpo que se desenvolve no extremo oposto, e que se destaca pela varanda alpendrada suportada por colunas salomónicas (e assente sobre um embasamento de grandes dimensões), deverá ser contemporâneo da capela. Apesar da tradição clássica e renascentista em que este género de varanda se filia, alguns elementos, como as colunas torsas, denunciam a transição para o barroco (AZEVEDO, 1969, p. 168).
Ao centro, e interrompendo o ritmo da colunata, um outro brasão esquartelado, com decoração vegetalista, evoca as famílias Morais, Mesquita, Vieira e Azevedo (IDEM, p. 41).
A primeira campanha de obras na Casa de Selores não deverá ter ido muito além do que acabámos de descrever, pois o interior deste corpo é muito posterior, e bem mais próximo da cronologia apontada para o edifício central. Não sabemos, no entanto, quais as razões da eventual interrupção dos trabalhos, ou da conclusão menos cuidada dos mesmo, que exigiu uma profunda reforma no século XVIII, que abrangeu também os interiores da edificação seiscentista.
O corpo central, com portal axial flanqueado por duas janelas, e aberto por outras seis ao nível do andar nobre, caracteriza-se pela simetria, onde se destaca, naturalmente, o brasão que encima a porta principal (esquartelado com as armas dos Morais, Caldeirões, Mesquita e Sousas do Prado). Todas as janelas exibem moldura, com avental decorado com elementos rococó, ligando-se à cornija, na zona superior. O interior encontra-se, hoje, bastante alterado.
(Rosário Carvalho)
ProcessoS. Gregório de Selores
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens4
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Solares PortuguesesAZEVEDO, Carlos deEdição1988Lisboa
Carrazeda de Ansiães: património artísticoLOPES, Roger TeixeiraEdição1996Mirandela

IMAGENS

Casa de Selores - Fachada do lado da capela (DGEMN)

Casa de Selores - Varanda alpendrada (DGEMN)

Casa de Selores - Porta brasonada (DGEMN)

Casa de Selores - Pedra de armas (DGEMN)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt