Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja paroquial da freguesia do Tabuado
Designação
DesignaçãoIgreja paroquial da freguesia do Tabuado
Outras Designações / PesquisasIgreja do Salvador, paroquial do Tabuado / Igreja Paroquial do Tabuado / Igreja do Salvador (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Marco de Canaveses/Tabuado
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Lugar da IgrejaTabuado Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.185973-8.1198
DistritoPorto
ConcelhoMarco de Canaveses
FreguesiaTabuado
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 33 587, DG, I Série, n.º 63, de 27-03-1944 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9823125
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaTabuado é uma igreja cujas origens remontam ao século XII e ao reinado de D. Afonso Henriques, monarca que delimitou o couto de Tabuado em favor de Gosendo Álvares. As parcelas mais antigas do monumento que se conservam datam genericamente da segunda metade do século XII e inícios do seguinte, constituindo um conjunto patrimonial de grande interesse, vincadamente românico e importante para caracterizar a arte da região durante os primeiros tempos da monarquia.
É um edifício de modestas proporções, de nave única e capela-mor rectangular, mais baixa e estreita que o corpo. O portal principal é ligeiramente quebrado, de três arquivoltas decoradas com meias esferas e moldura exterior enxaquetada. O tímpano é liso, porém assente sobre poderosos gonzos animalescos que desempenham a função de guarda da entrada. A um nível superior, mas em posição axial com o portal, rasga-se uma rosácea de relativo impacto, vazada por sete orifícios circulares em posição radial. Do lado Sul, o portal meridional repete sumariamente as mesmas características do ocidental, embora com menor tratamento, de arco apontado e duas arquivoltas. No interior, destaca-se o arco triunfal, igualmente quebrado.
Em época ligeiramente posterior adossou-se ao segmento setentrional da fachada principal um maciço pétreo que desempenha as funções de torre sineira, de duplo arco apontado. No final da Idade Média, algumas paredes do interior foram revestidas com pinturas murais, de que se conservam vestígios na parede fundeira da capela-mor, concretamente três painéis onde se representaram Cristo, São João Baptista e Santiago. Mas as grandes obras estruturais ocorreram no século XVII, altura em que os patronos do templo, os Correias de Montenegro, instituíram a capela de Jesus. Na época barroca, o interior foi engrandecido com altares de talha, que se conservam genericamente graças à não-radicalidade do restauro efectuado nas décadas de 50 e 60 do século XX.
Paulo Fernandes | GIF | IPPAR
15.12.2006
ProcessoLugar da Igreja
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt