Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Quiosque do Serviço de Transportes Colectivos do Porto
Designação
DesignaçãoQuiosque do Serviço de Transportes Colectivos do Porto
Outras Designações / PesquisasQuiosque do Serviço de Transportes Colectivos do Porto (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Quiosque
TipologiaQuiosque
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Porto/Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Praça da LiberdadePorto Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.146512-8.611698
DistritoPorto
ConcelhoPorto
FreguesiaCedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Implantado na lateral oeste da Praça da Liberdade, frente ao edifício do Banco de Portugal, no Porto, o Quiosque do Serviço de Transportes Coletivos do Porto é um pequeno edificado de planta retangular com os cantos chanfrados, dando às fachadas a ilusão de comporem um octógono.
Os vários panos são divididos por pilastras fingidas, salientes e intercaladas por janelas retangulares, compostas por estrutura em ferro forjado, com desenhos geométricos, que serve de encaixe a blocos de vidro martelado, com alguns fragmentos pintados, imitando vitrais. As pilastras são unidas a toda a volta por friso de almofadas retangulares. Sobre este destaca-se um grande friso octogonal.
O remate da estrutura é feito por um coroamento octogonal composto por molduras preenchidas por almofadas retangulares, alternadas por blocos salientes, uns retangulares com borlas, outros em forma de diamante.
História
O Quiosque do Serviço de Transportes Coletivos do Porto integra o conjunto de quiosques do Porto que subsistiram às mudanças urbanísticas e arquitetónicas da cidade na segunda metade do século XX.
Entre as últimas décadas de Oitocentos e as primeiras de Novecentos, a Invicta recebeu um grande número desta tipologia de estruturas de lazer, em ferro ou, os mais tardios, em betão, com modelos cujo gosto evoluiu com a arte do seu tempo. Estas micro-arquiteturas, edificadas em diferentes formas e destacando-se pelas suas cores, marcavam a paisagem urbana vendendo livros, revistas, bebidas, frutas, flores, tabaco, e servindo como local de tertúlias intelectuais ou de convívio da sociedade portuense.
Este quiosque da Praça da Liberdade, o segundo a ser edificado nesta que é a principal praça do Porto, é uma estrutura de betão de gosto vincadamente art deco. Desconhece-se a data da edificação, mas atendendo ao seu desenho geométrico modernista, pode situar-se a construção deste quiosque entre as décadas de 20 e de 30 do século XX.
Atualmente, o quiosque serve de ponto de venda de títulos de transporte. Foi classificado como de interesse municipal em 1997.
Catarina Oliveira
DGPC, 2018.
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Quiosques resistem à extinçãoLUZ, Carla SofiaFascículo1998Tipo : Jornal
Uma história de quiosquesBONY, ClaudieEdição2004Lisboa

IMAGENS

Quiosque do Serviço de Transportes Colectivos do Porto - Vista geral

Quiosque do Serviço de Transportes Colectivos do Porto - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt