Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Cabeço dos Valinhos
Designação
DesignaçãoCabeço dos Valinhos
Outras Designações / PesquisasLugar do Cabeço de Aljustrel
Monte dos Valinhos
Loca dos Valinhos
Cabeço do Anjo / Passos da Via Sacra de Valinhos e Capela de Santo Estêvão / Cabeço dos Valinhos (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Ourém/Fátima
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- Monte dos ValinhosFátima Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoSantarém
ConcelhoOurém
FreguesiaFátima
Proteção
Situação ActualProcedimento caducado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaEm 14-05-2013 foi dado conhecimento do despacho à CM de Ourém, informando-a de que, caso assim o entendesse, poderia apresentar uma nova proposta de classificação
Despacho de 30-04-2014 da diretora-geral da DGPC a considerar o procedimento caducado, dada a ausência de documentos que comprovem a realização da audiência dos interessados
(Processo inicial perdido)
Despacho de homologação de 20-08-1981 sobre a proposta de classificação como IIP
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaNos arredores do lugar de Aljustrel, a pouca distância de Fátima, existem vários pontos de interesse para os peregrinos que demandam o santuário da Cova da Iria. Um dos mais importantes será o Cabeço ou Monte dos Valinhos, um pequeno aglomerado rochoso, rodeado por oliveiras, que apesar do seu baixo relevo domina o vale adjacente.
O vale e a elevação vizinha, onde existe uma gruta diminuta também conhecida por Loca dos Valinhos ou do Cabeço, foram palco de duas aparições do Anjo de Fátima, e de uma aparição da Virgem aos Três Pastorinhos. Na Loca, onde os pastorinhos se abrigavam frequentemente enquanto apascentavam as suas ovelhas, o Anjo terá aparecido na Primavera e no Outono de 1916, e a Virgem seria avistada no sítio dos Valinhos em Agosto de 1917.
Em Valinhos, no meio do olival, existe um pequeno templo, inaugurado em 1956, que exibe uma imagem da Virgem. Trata-se de um espaço de planta quadrangular, abobadado, com os lados vazados por arcarias redondas assentes em colunas adossadas, sob gabletes apontados. Em cada cunhal eleva-se uma pomba sobre pedestal escalonado. O monumento abriga uma escultura, de grandes dimensões, de Nossa Senhora de Fátima, da autoria da escultora de arte sacra Maria Amélia Carvalheira, que tem em Fátima a parte mais significativa da sua obra. Este conjunto evoca, na sua feição revivalista, outras arquitecturas comemorativas, tal como o alpendre gótico do Padrão Comemorativo da Batalha do Salado, ou até a Capela do Anjo da Guarda de Ponte de Lima.
No Cabeço dos Valinhos, acessível por um caminho pavimentado, existe uma representação das três crianças com o anjo, ainda da autoria de Maria Amélia Carvalheira. O local é também apelidado de Cabeço do Anjo, em memória desta aparição.
Os monumentos referidos fazem parte de uma Via Sacra, com catorze estações. Juntamente com o Calvário Húngaro, as casas dos pastorinhos e o Poço do Arneiro, o número e a importância dos locais de devoção em Aljustrel e Valinhos justificam plenamente que estas localidades sejam destinos de peregrinação comparáveis ao próprio santuário. O Monte dos Valinhos está ainda incluído na Reserva Ecológica Nacional de Validos, cujo valor como coberto vegetal se soma à relevância cultural dos percursos, sítios e objectos de peregrinação religiosa. SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens21
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

IX Estação da Via Sacra

Loca do Anjo

X Estação da Via Sacra

XIII Estação da Via Sacra

XIII Estação da Via Sacra

Loca do Anjo

Calvário Húngaro. Interior da capela

Calvário Húngaro

Calvário Húngaro

X Estação da Via Sacra

Calvário Húngaro. Pormenor do tecto da capela

Pormenor do baixo-relevo na Via Sacra

XIV Estação da Via Sacra. Baixo-relevo

Monumento à 4.ª aparição da Virgem

Monumento à 4.ª aparição da Virgem. Pormenor

Via Sacra

Calvário Húngaro. Grupo escultórico

XIII Estação Via Sacra. Pormenor

Poço do Arneiro

Monumento à 4.ª aparição da Virgem. Pormenor

Monumento à 4.ª aparição da Virgem. Vista geral

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt