Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela de São Félix
Designação
DesignaçãoCapela de São Félix
Outras Designações / PesquisasCapela de São Félix na Quinta de São Félix de Picoutos (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Matosinhos/Custóias, Leça do Balio e Guifões
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Quinta de São Félix de Picoutos- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.194809-8.619285
DistritoPorto
ConcelhoMatosinhos
FreguesiaCustóias, Leça do Balio e Guifões
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 29/84, DR, I Série, n.º 145, de 25-06-1984 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Situada no antigo lugar de Picoutos, a Capela de São Félix integrava originalmente a quinta com o mesmo nome, sendo o orago privativo da família proprietária desta. Atualmente, está rodeada por uma vasta área habitacional, numa das artérias de Leça do Balio.
De construção setecentista, a capela de planta retangular apresenta fachada depurada, dividida em dois registos, com portal de vão retangular rematado por frontão contracurvado interrompido por pequena janela, no primeiro, e um frontão triangular rasgado ao centro com óculo ladeado por volutas e cortado, no topo, por campanário com cruz.
O espaço interior organiza-se em nave única, possuindo um coro alto com acesso por escadaria exterior, localizada na fachada lateral esquerda. O altar-mor exibe retábulo em madeira esculpido com motivos vegetalistas, cachos de uvas, anjos e aves, contendo três nichos para albergar imagens de vulto. No espaço central foi colocada a imagem de um santo jesuíta, possivelmente São Caetano, desconhecendo-se o paradeiro das três imagens originais do retábulo, nomeadamente a do padroeiro São Félix.
História
Não se conhece a data exata da fundação da Capela de São Félix, bem como a da construção da quinta onde se encontrava integrada, que em 1868 era registada por Dom Rodrigo Gonçalves, seu proprietário na época, como possuindo também casas nobres de um andar, casas térreas, cavalariça e cocheira, celeiro e oficinas de lavoura, jardim com tanque, hortas e campos de lavoura (Sá: 1983, pp. 165-172). A quinta foi totalmente desintegrada, não subsistindo hoje nenhum dos seus elementos, à exceção da capela.
A capela serviu de local de sepultamento aos proprietários, entre o terceiro quartel do século XVIII e a primeira metade do século XIX, podendo por isso datar-se a sua edificação entre 1750 e 1775. No local enterraram-se primeiramente os membros da família Sousa Félix, possivelmente os proprietários originais da quinta na segunda metade do século XVIII, e depois membros da família Sousa Lopes, já no início da centúria de Oitocentos.
Ao longo dos séculos XIX e XX a Quinta de São Félix passou por diferentes proprietários, até que foi adquirida pela Câmara Municipal de Matosinhos em 1982. Nas décadas seguintes o espaço da quinta, em torno da Capela de São Félix, foi urbanizado, encontrando-se atualmente dividido em lotes nos quais se construíram moradias unifamiliares.
Catarina Oliveira
DGPC, 2016
(com a colaboração de Conceição Pires, CM Matosinhos)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens7
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Pedras de Armas de MatosinhosMOREIRA, Alberto de LauraEdição1960Matosinhos
Pedras de Armas de MatosinhosNÓBREGA, Artur Vaz Osório daEdição1960Matosinhos
"Quintas de Recreio em São Mamede de Infesta", Boletim da Biblioteca Pública de Matosinhos, n.º 27, p. 165-172SÁ, Maria Manuela Moreira deEdição1983Matosinhos

IMAGENS

Capela de São Félix - Vista geral

Capela de São Félix - Fachada posterior

Capela de São Félix - Vista geral da capela

Capela de São Félix - Santo jesuíta, pormenor do retábulo-mor

Capela de São Félix - Vista do retábulo-mor

Capela de São Félix - Vista da fachada principal

Capela de São Félix - Pia da água benta

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt