Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Castelo de Braga (restos), designadamente a Torre de Menagem
Designação
DesignaçãoCastelo de Braga (restos), designadamente a Torre de Menagem
Outras Designações / PesquisasCastelo e Cerca Urbana de Braga (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Militar / Castelo
TipologiaCastelo
CategoriaArquitectura Militar
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Braga/Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- a poente da Praça da República e a nascente da Rua do CasteloBraga Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.551336-8.423858
DistritoBraga
ConcelhoBraga
FreguesiaBraga (São José de São Lázaro e São João do Souto)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEPPortaria de 27-02-1962, publicada no DG, II Série, n.º 58, de 9-03-1962 (com ZNA)
Zona "non aedificandi"Portaria de 27-02-1962, publicada no DG, II Série, n.º 58, de 9-03-1962
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12737527
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO que resta do castelo de Braga (a sua torre de menagem e alguns troços dispersos) é o produto da campanha construtiva trecentista, século de intensa actividade construtiva militar e a que corresponde a maioria das nossas estruturas defensivas medievais, tanto castelos como cercas urbanas. No entanto, a história das muralhas de Braga é bem anterior e passou por muitas mais fases construtivas.
O primeiro momento da História em que se detecta uma estrutura militar a cercar a cidade data da ocupação romana tardia, pelos finais do século III. Graças ao trabalho continuado da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, tem sido possível conhecer grande parte do seu traçado, cronologia e aparelho construtivo. Os dados mais recentes apontam para uma planta poligonal, definida por troços rectilíneos, e com uma área amuralhada entre 40 e 50 hectares, pontuada por torreões de planta semi-circular, dois deles revelados pelas intervenções arqueológicas (LEMOS, LEITE, FONTES, 2001, pp.125-126).
As informações sobre a história militar de Braga durante a Alta Idade Média não permitem conclusões definitivas acerca do rumo da cerca urbana. Ao que tudo indica, a escolha de Braga para capital do reino suevo deve ter determinado uma manutenção da anterior estrutura organizativa. Neste sentido, o retrocesso da área urbana - que tanto caracteriza a Alta Idade Média ocidental - pode ter acontecido apenas após a unificação do reino visigótico, ou ainda mais tarde, na sequência do repovoamento asturiano-leonês.
Só no século XI encontramos informações mais seguras. Nesta altura, uma segunda cerca estava em formação mas, paradoxalmente, a secção Norte da muralha romana era ainda utilizada para delimitar o perímetro urbano. Ao que tudo indica, a recessão urbana havia cantonado a população junto deste troço, sendo os limites Sul e Oeste definidos por um novo troço de muralha, já altimedieval (IDEM, pp.128-129).
As grandes reformas aconteceram a partir do século XIII. Nesta altura, ter-se-á abandonado o troço Norte das muralhas romanas e a cidade cresceu no sentido setentrional (e não meridional, em direcção à recuperação do antigo espaço romano). Este parece ser o principal facto para que o perímetro medieval pleno não siga o que, inicialmente, os romanos haviam delineado. A nova centralidade da urbe, em torno da sua Sé-Catedral, é outro dos argumentos essenciais para o novo desenho das muralhas.
Infelizmente, é também pouco o que sabemos acerca deste projecto baixo-medieval. As obras decorreram com extrema lentidão e, ao que tudo indica, a nova cerca revelou-se pouco eficaz, na medida em que, na década de 70 do século XIV, a cidade foi conquistada com aparente facilidade pelas tropas castelhanas.
A torre de menagem é o mais importante elemento remanescente do antigo castelo mandado construir por D. Dinis. Com cerca de 30 metros de altura (e um interior de três pisos), impõe-se, ainda hoje, na malha urbana da cidade, apesar da extrema proximidade de muitos edifícios posteriores. A sua construção revela um projecto claramente gótico, com ameias e matacães nos vértices, uma janela geminada no topo, bem como as pedras de armas de D. Dinis.
Ao longo dos séculos XIV e XV, e terminado o castelo, as atenções reais concentraram-se nas muralhas. É neste contexto que surgem numerosas torres, de planta quadrangular, destinadas a afirmar o poder urbano e régio. No entanto, as novas disposições da guerra determinaram a progressiva perda de função deste sistema. No século XVI, eram já muitos os edifícios adossados à cerca, pelo lado exterior, sinal claro da ineficácia e abandono do dispositivo.
Embora o cruzamento de dados arqueológicos com elementos documentais tenha possibilitado o reconhecimento geral do traçado da muralha medieval, a verdade é que existem muitos pontos de dúvida, como o da localização exacta das portas (sabe-se que existiam, pelo menos, 4) e das torres, perguntas que aguardam, ainda, novas intervenções.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPIgreja dos Terceiros
Outra Classificação
Nº de Imagens8
Nº de Bibliografias6

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"A muralha de Bracara Augusta e a cerca medieval de Braga", Mil anos de fortificações na Península Ibérica e no Magreb (500-1500), pp.121-132LEMOS, Francisco SandeEdição2001Lisboa
"A muralha de Bracara Augusta e a cerca medieval de Braga", Mil anos de fortificações na Península Ibérica e no Magreb (500-1500), pp.121-132LEITE, José Manuel FreitasEdição2001Lisboa
"A muralha de Bracara Augusta e a cerca medieval de Braga", Mil anos de fortificações na Península Ibérica e no Magreb (500-1500), pp.121-132FONTES, Luís Fernando de OliveiraEdição2001Lisboa
"Origens da cidade - a Braga romana", Correio do Minho, 30/9/1956FEIO, AlbertoEdição1956Braga
Resenha histórica de Braga medievalPINTO, Sérgio Augusto da SilvaEdição1968Braga
"O castelo de Braga (1350-1450)", Mínia, vol. 8, pp.5-34MARQUES, JoséEdição1986Braga
"A Cidadela de Braga", Ilustração Portugueza, nº 13, pp.402-406MONTEIRO, ManuelEdição1906Lisboa
Castelos em Portugal. Retrato do seu Perfil ArquitectónicoCORREIA, Luís Miguel Maldonado de VasconcelosEdição2010Coimbra

IMAGENS

Castelo de Braga - Torre de menagem: vista geral de norte

Castelo de Braga - Torre de menagem e escadaria de acesso

Castelo de Braga - Torre de menagem: registos superiores e coroamento de ameias (lado sul)

Castelo de Braga - Torre de menagem: pormenor do embasamento e fiadas inferiores

Castelo de Braga - Portaria publicada no DG, II Série, n.º 58, de 09-03-1962 - Texto e planta do diploma

Castelo de Braga - Torre de menagem: fachada sul

Castelo de Braga - Registo superior da torre de menagem e sua articulação com a malha urbana (DGEMN)

Castelo de Braga - Torre de menagem: vista geral de norte

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt