Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Tanque do Quintal do Ídolo
Designação
DesignaçãoTanque do Quintal do Ídolo
Outras Designações / PesquisasFonte do Ídolo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Fonte
TipologiaFonte
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Braga/Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua do RaioBraga Número de Polícia: 390
LATITUDE LONGITUDE
41.548643-8.421903
DistritoBraga
ConcelhoBraga
FreguesiaBraga (São José de São Lázaro e São João do Souto)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEPPortaria n.º 589/2011, DR, 2.ª Série, n.º 119, de 22-06-2011 (com ZNA) (ver Portaria)
Despacho de homologação de 7-10-2009 da Ministra da Cultura
Parecer favorável de 1-10-2008 do Conselho Consultivo do IGESPAR, I.P.
Informação favorável de 28-08-2008 da DRC do Norte
Proposta de 4-01-2008 da CM de Braga para alteração da ZEP
Portaria de 24-04-1970, publicada no DG, II Série, n.º 105, de 5-05-1970
Zona "non aedificandi"Portaria n.º 589/2011, DR, 2.ª Série, n.º 119, de 22-06-2011
Portaria de 24-04-1970, publicada no DG, II Série, n.º 105, de 5-05-1970
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaClassificado como "Monumento Nacional" nos inícios do século XX, o "Tanque do Quintal do Ídolo", ou "Fonte do Ídolo" - como será mais vulgarmente conhecido - terá sido erguido em pleno séc. I d. C. numa zona actualmente rodeada de construções urbanas, num quintal muito próximo do Palácio do Raio, também ele classificado.
Em termos genéricos, estamos perante um artefacto arqueológico composto de uma rocha granítica de consideráveis dimensões, em cuja superfície se observa uma longa série de inscrições latinas e esculturas. Destas, fazem parte elementos tão diversificados, quanto a figuração de um homem, de pé, com pouco mais de um metro de altura, encoberto por roupagens compridas, segurando um objecto extenso com o braço esquerdo, cuja interpretação tem sido dificultada devido à significativa deterioração sofrida pelo monumento ao longo dos tempos. Encontra-se de igual modo esculpido um pequeno nicho com cerca de meio metro de largura, onde é possível observar um busto humano e a representação, no seu frontão, de uma pomba e de um hipotético maço de canteiro.
Apesar de ter sido classificado logo em 1910, foi somente em finais dos anos quarenta que a edilidade bracarense decidiu ceder gratuitamente ao Estado o terreno onde se encontra este santuário, bem como o respectivo terreno envolvente. Procedeu-se, então, à demolição do tanque, à reabilitação do sistema de canalização da água, à própria desobstrução do penedo e à subsequente vedação de toda a área imediatamente envolvente com um muro.
Foi, no entanto, apenas em 2000 que se abriu concurso público de adjudicação da empreitada para apresentação ("musealização") deste importante santuário rupestre relacionado com o culto das águas. É, pelo menos, o que parece confirmar o facto deste sítio se encontrar fora da antiga malha urbana de Bracara Augusta, onde o culto prestado a Tongoenabiago (presumivelmente estabelecido nesta antiga cidade romana por um migrante de Arcobriga, Célico Fronto) aparece estreitamente relacionado com o atribuído à deusa Nábia. De facto, alguns vestígios registados na zona apontarão para a existência de uma segunda edificação, possivelmente associada a um templo erguido em honra de Nábia, uma divindade local.
Passados que estiveram dois anos sobre o supracitado concurso, deu-se início aos trabalhos de limpeza de todo o monumento, de construção de uma cobertura, de colocação de um passadiço e de um posto de recepção, visando uma abordagem mais próxima da realidade original deste relevante santuário rupestre, competindo à Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho a condução das escavações arqueológicas. Uma intervenção concluída em 2004, com a exposição dos materiais arqueológicos recolhidos no local por intervenções anteriores.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens27
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
As Rochas dos Monumentos Portugueses. Tipologias e PatologiasAIRES-BARROS, LuísEdição2001LisboaLisboa Data do Editor : 2001
As Religiões da LusitâniaVASCONCELOS, José Leite deEdição1913Data do Editor : 1913
Divindades indígenas sob domínio romano em PortugalENCARNAÇÃO, José d'Edição1975
"Subsídios para o estudo da Arqueologia Bracarense. A Fonte do Ídolo e o culto de Nabia", PrismaTEIXEIRA, CarlosEdição1938Porto
"Réligion et société à Bracara Augusta (Braga) au Haut Emire romain", Actas do Seminário de Arqueologia do Noroeste PeninsularTRANOY, AlainEdição1980Guimarães

IMAGENS

Tanque do Quintal do Ídolo ou Fonte do Ídolo - Entrada principal do edifício-museu

Tanque do Quintal do Ídolo ou Fonte do Ídolo - Edifício-Museu

Tanque do Quintal do Ídolo - Planta com a ZEP em vigor

Portaria publicada no DG, II Série, n.º 105, de 05-05-1970 - Texto e planta do diploma (já alterado em 22.06.2011)

Tanque do Quintal do Ídolo ou Fonte do Ídolo - rocha esculpida e inscrições gravadas da fonte (possíveis representações dos deuses Esculápio ou Tongo Nabiago, e da deusa Nabia)

Tanque do Quintal do Ídolo ou Fonte do Ídolo - rocha esculpida e inscrição gravada da fonte (possíveis representações dos deuses Esculápio ou Tongo Nabiaga, e da deusa Nabia)

Tanque do Quintal do Ídolo ou Fonte do Ídolo - Acesso ao imóvel

Tanque do Quintal do Ídolo - rocha esculpida e inscrições gravadas da fonte (possíveis representações dos deuses Esculápio ou Tongo Nabiago, e da deusa Nabia)

Tanque do Quintal do Ídolo - rocha esculpida e inscrições gravadas da fonte (possíveis representações dos deuses Esculápio ou Tongo Nabiago, e da deusa Nabia)

Tanque do Quintal do Ídolo - rocha esculpida e inscrições gravadas da fonte (possíveis representações dos deuses Esculápio ou Tongo Nabiago, e da deusa Nabia)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt