Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Ponte romana e as duas colunas comemorativas nela colocadas, do tempo dos imperadores Vespasiano e Trajano
Designação
DesignaçãoPonte romana e as duas colunas comemorativas nela colocadas, do tempo dos imperadores Vespasiano e Trajano
Outras Designações / PesquisasPonte de Trajano / Ponte romana de Chaves (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Ponte
TipologiaPonte
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaVila Real/Chaves/Madalena
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- sobre o rio Tâmega- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.738191-7.466949
DistritoVila Real
ConcelhoChaves
FreguesiaMadalena
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 28 536, DG, I Série, n.º 66, de 22-03-1938 (classificou a Ponte romana e as duas colunas comemorativas nela colocadas, do tempo dos imperadores Vespasiano e Trajano) (ver Decreto)
Decreto de 16-6-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (classificou a Ponte de Trajano) (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12737527
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaÉ no centro da cidade de Chaves, sobre o rio Tâmega, que a percorre parcialmente, que se ergue uma ponte construída durante o processo de romanização desta região do território nacional. Na verdade, terá sido no ano de 104 d. C., em plena vigência (98-117) do imperador romano Marco Ulpio Trajano (c. 53-117), que se concluiu a primeira das duas colunas comemorativas aí existentes, dando início à edificação da futura ponte, num acto perfeitamente contextualizável do ponto de vista histórico. Com efeito, apesar de manter-se num estado de quase permanente campanha militar, o Império de Trajano primou pela condução de uma série de reformas administrativas, a par de construções de carácter público, como vias, canais e pontes, absolutamente essenciais ao sucesso que pretendia alcançar com a sua principal política de conquista e manutenção dos territórios entretanto alcançados. E, à época, Aqua Flaviae ocupava um lugar de destaque no sistema administrativo romano, designadamente depois que o reinado dos Flávios (69 a 96 d. C.) lhe conferiu o estatuto municipal, deixando para trás o de oppidum Aquae Laiae. Foi, decerto, no seguimento desta sua nova condição que a cidade assistiu à edificação de múltiplas estruturas de funcionalidade pública, como nos casos das várias vias que conduziam ao seu centro e do próprio complexo termal, em torno do qual se estruturou a essência da malha urbanística romana, e das quais ainda remanescem abundantes vestígios, a exemplo da ponte em epígrafe, que, segundo alguns autores (PINTO, Paulo Mendes, Pontes romanas de Portugal, pp. pp. 70-71), integraria parte de uma via rasgada ainda no tempo de Augusto, que ligava Bracara Augusta a Asturica.
E, tal como sucedia noutras situações similares, Trajano terá custeado pessoalmente a edificação pétrea da ponte flaviense. O imóvel foi, no entanto, objecto de algumas remodelações ao longo dos séculos posteriores, tendo sido destruída parcialmente por uma cheia ocorrida no século XVI. Após algumas intervenções realizadas com vista à reconstrução e manutenção da ponte, quer logo em quinhentos, quer no século XIX e, sobretudo, já na centúria de XX, o imóvel acabaria por, na generalidade, conservar as características originais, bem patentes no próprio aparelho construtivo utilizado. E apesar de D. Jerónimo Contador de Argote (1676-1749) se referir à ponte como possuindo dezasseis arcos de volta perfeita, com cerca de 152 m de comprimento, o facto é que, no século XVIII, alguns deles já se encontrariam soterrados, sendo actualmente visíveis apenas doze, embora alguns entaipados, numa extensão máxima de aproximadamente 100 m (Ibid.). Quanto aos quebra-rios, eles apresentam-se ligeiramente escalonados, característica presente em diversas pontes localizadas acima do Douro.
Relativamente às duas colunas atribuídas aos imperadores Titus Flavius Vespasianus (c. 9-79) e Trajano, localizadas sensivelmente a meio do tabuleiro, é plausível que proviessem de outro local, nomeadamente de umas das extremidades da própria ponte. Revestem-se, todavia, de uma importância acrescida em virtude de datarem o monumento, em si, e ostentarem referências únicas relativas às comunidades envolvidas na sua edificação, dados fundamentais para um melhor entendimento da designação dos povos que habitaram a Lusitânia (Id., Ibid., pp. 71-72). Entretanto, durante a prospecção arqueológica conduzida em 2001, no âmbito do projecto de remodelação do centro histórico da cidade, foi descoberto um troço de cinquenta metros de calçada romana na actual Rua Cândido dos Reis, de acesso à ponte.
[AMartins]
ProcessoRua da Ponte Romana e Rua Cândido Sotto Mayor
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens6
Nº de Bibliografias8

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Roman PortugalALARCÃO, Jorge Manuel N. L.Edição1988WarminsterPublicado a 1988
"Algumas inscrições lusitano-romanas da região de Chaves", ChavesCARDOZO, MárioEdição1943Chavespp. 40-41; 45-48
La Galice Romaine. Recherches sur le nord-ouest de la péninsule ibérique dans l'AntiquitéTRANOY, AlainEdição1981Parispp. 61 e 332-333
Corpus Inscriptionum LatinarumHÜBNER, EmilEdição1869Berlimvol. II, n.ºs 2477 e 2478
Levantamento Arqueológico do Concelho de Chaves, relatórios anuais de actividadesTEIXEIRA, Ricardo Jorge Coelho Marques AbrantesEdição1992Chaves
Levantamento Arqueológico do Concelho de Chaves, relatórios anuais de actividadesAMARAL, PauloEdição1992Chaves
Galicia Meridional RomanaRODRÍGUEZ COLMENERO, AntónioEdição1977Bilbaopp. 84-91
Geographia d'Entre-Douro e Minho e Tras-os-MontesBARROS, João deEdição1919Portopp. 88-95
Pontes romanas de PortugalPINTO, Paulo MendesEdição1999LisboaData do Editor : 1999

IMAGENS

Ponte romana de Chaves - Tabuleiro: pormenor do pavimento

Ponte romana de Chaves - Vista parcial do tabuleiro

Ponte romana de Chaves - Planta de localização

Ponte romana - Vista geral

Ponte romana - Marco romano com inscrições

Ponte romana - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt