Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios
Designação
DesignaçãoIgreja de São Miguel de Entre-os-Rios
Outras Designações / PesquisasIgreja de São Miguel da Eja / Igreja Paroquial de Entre-os-Rios / Igreja de São Miguel (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Penafiel/Eja
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
EN 108Entre-os-Rios Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.083305-8.29907
DistritoPorto
ConcelhoPenafiel
FreguesiaEja
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 14 425, DG, I Série, n.º 228, de 15-10-1927 (ver Decreto)
ZEPParecer favorável do Conselho Consultivo do IGESPAR,I.P. de 12-12-2007 (a ZEP só entra em vigor após publicação no DR)
Proposta de 23-10-2007 da DRCNorte
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA posição dominante do pequeno planalto onde se ergue a igreja ilustra a importância estratégica do local, tutelar sobre este importante sector do curso do rio Douro. Desde a proto-história que o sítio foi, por isso, ocupado, restando troços de muralha de um castro e registando-se o aparecimento de cerâmica romana tardia. Na Alta Idade Média, Eja foi sede do território de Anégia, documentado desde o século IX e activo administrativamente até às vésperas da nacionalidade (ALMEIDA e LOPES, 1981-82: 132; BARROCA, 1990-91: 118).
O actual templo românico é posterior a tudo isto e data presumivelmente do século XIII. Nesta altura, já há muito o centro decisório regional havia deixado Eja, o que explica, em parte, a modéstia da construção: templo de nave única e capela-mor quadrangular mais baixa e estreita que o corpo; alçados escassamente fenestrados e destituídos de pormenores decorativos relevantes; fachada principal de escassa volumetria, rasgada por portal de arco apontado a que se sobrepõe pequena fresta; arco triunfal igualmente apontado, decorado sumariamente com motivos geométricos e vegetalistas.
Aparentemente, os séculos da Baixa Idade Média e da Modernidade deixaram escassas marcas no monumento. Só no período barroco se noticia a renovação do altar, com colocação de um retábulo de talha dourada, de estilo nacional, seccionado por três arcos de volta perfeita. As obras de actualização estética continuaram na centúria seguinte, edificando-se o coro-alto e introduzindo-se os retábulos laterais.
No período áureo da intervenção patrimonial no nosso Românico (coincidente com a vigência do Estado Novo), a igreja foi objecto de um orçamento preliminar, mas não se chegou a consumar qualquer restauro. Este só se materializou na década de 80 do século XX, facto que motivou a preservação do património integrado / móvel da época moderna. Novas intervenções de conservação ocorreram na última década e o monumento faz parte integrante da Rota do Românico do Vale do Sousa, uma das escassas rotas turísticas medievais, de carácter temático-regional, do país.
PAF
ProcessoEntre-os-Rios
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens6
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios - Vista geral (fachada principal)

Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios - Fachada lateral norte da cabeceira

Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios - Fachada lateral norte: porta travessa

Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios - Fachada principal: portal

Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios - Enquadramento geral

Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios - Zona Especial de protecção proposta

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt