Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Padrão de Montes Claros
Designação
DesignaçãoPadrão de Montes Claros
Outras Designações / PesquisasPadrão Comemorativo da Batalha de Montes Claros / Padrão da Batalha de Montes Claros (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Padrão
TipologiaPadrão
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Borba/Rio de Moinhos
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Herdade de TravassosRio de Moinhos Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.764067-7.472007
DistritoÉvora
ConcelhoBorba
FreguesiaRio de Moinhos
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9913229
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA batalha de Montes Claros teve lugar em 1665, entre as tropas espanholas do Marquês de Caracena e o exército organizado pelo Conde de Castelo Melhor, tratando-se da última refrega da Guerra da Restauração. As tropas que defendiam a independência nacional reuniram-se em Estremoz, tendo avançado daí em direcção a Vila Viçosa, já cercada pelo inimigo. À sua frente ia o Marquês de Marialva, que conseguiu uma vitória esmagadora.
O obelisco comemorativo ergue-se na Herdade de Travassos, numa das colinas onde decorreu a batalha, na estrada que liga Estremoz a Bencatel, na vizinhança do Convento de Nossa Senhora da Luz de Montes Claros.
Consta de uma coluna em mármore branco levantada sobre um soco de três degraus de planta quadrangular, elevando-se a boa altura. O fuste é liso e de secção circular, mais largo na base do que no topo, e apresentando ligeira entasis. Assenta em toro moldurado sobre pedestal prismático, e é rematado por capitel toscano sobre colarinho. O remate é um plinto sobre o qual se destaca uma coroa real fechada.
No pedestal encontra-se gravada uma breve mas inflamada descrição do triunfo nacional, conforme o texto que segue (modernizado):
No ano de 1665, reinando em Portugal D. Afonso VI, em quarta-feira, 17 de Junho do mesmo ano, dia infra-oitava do glorioso santo português, neste sítio de Montes Claros, D. António Luís de Menezes, Marquês de Marialva, Capitão General do Alentejo, em batalha singular por espaço de nove horas, que começaram às 9 horas da manhã até às seis da tarde, matou, rompeu, desbaratou e venceu o exército castelhano, que o Marquês de Canacena, Capitão General da Estremadura, governava, o qual deixou na campanha um grande número de prisioneiros e muitos cabos, toda a artilharia, carnagem, e a Vila Viçosa livre do sítio que lhe tinha posto. Esta memória fez, para os presentes e vindouros os renderem a Deus graças e rezarem pelas almas dos que se acharam e morreram em tão notável contenda. O levantamento desta coluna atribui-se à iniciativa do príncipe regente D. Pedro, que governava em vez de seu irmão, D. Afonso VI, desde 1668.
Junto da vizinha aldeia de Barro Branco foi também gravada uma lápide comemorativa da refrega, talhada em mármore da região, com cerca de 4 metros de altura por 3 de comprimento. Mandada colocar pelo Marquês de Marialva diante da capela de Nossa Senhora da Vitória, a cerca de um quilómetro dos locais do combate, já durante a regência de D. Pedro, a lápide é um tributo aos que morreram na batalha, exortando os visitantes do templo a rezarem pelas suas almas e louvando o seu sacrifício pela paz futura do Reino. A pequena ermida fronteira, ampliada em meados do século XVIII, abriga uma imagem de Nossa Senhora da Vitória.
Sílvia Leite / DIDA - IGESPAR, I.P. / 2011
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens7
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal - vol. IX (Distrito de Évora, Zona Sul, volume I)ESPANCA, TúlioEdição1978LisboaO vol. II é totalmente dedicado às ilustrações.

IMAGENS

Padrão de Montes Claros - Vista geral

Padrão de Montes Claros - Vista geral e envolvente

Padrão de Montes Claros - Vista geral

Padrão de Montes Claros - Base com inscrição

Padrão de Montes Claros - Coluna rematada por coroa real

Padrão de Montes Claros - Vista geral

Padrão de Montes Claros - Base com inscrição

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt