Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pelourinho de Aldeia Galega da Merceana
Designação
DesignaçãoPelourinho de Aldeia Galega da Merceana
Outras Designações / PesquisasPelourinho da Merceana (designação do diploma de classificação) (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Pelourinho
TipologiaPelourinho
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Alenquer/Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo do PelourinhoAldeia Galega da Merceana Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.081852-9.112103
DistritoLisboa
ConcelhoAlenquer
FreguesiaAldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9913729
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO primeiro foral da actual Aldeia Galega da Merceana, então denominada Montes de Alenquer, foi concedido à povoação por D. Dinis, em 1305. A construção do pelourinho, classificado como Monumento Nacional, deverá no entanto datar da época do foral novo manuelino, outorgado em 1513. O pelourinho ergue-se no largo com a mesma designação, diante do edifício medieval da Casa da Rainha ou Paço de D. Leonor, hoje sede da Junta da Freguesia, onde segundo a tradição pernoitava a rainha D. Leonor, esposa de D. João II, quando percorria a via medieval galega nas suas viagens entre Lisboa e Caldas da Rainha.
O monumento é composto por um soco de dois degraus circulares, de factura moderna (1936), sobre o qual se ergue o conjunto da base, coluna e remate. A base é poligonal, e talhada no mesmo bloco da primeira metade do fuste. Este é constituído por quatro colunelos lisos, espiralados à esquerda, que se projectam a partir dos vértices arredondados da base, intermediados por superfícies profusamente decoradas. O fuste é seccionado a meia altura por um largo anel ornamentado, com molduras salientes oitavadas. A decoração comum ao anel e às faixas entre os colunelos é essencialmente fitomórfica, com representações de romãs, glandes e vides, entre folhagem tipo acanto. As faixas vegetalistas elevam-se a partir de um pequeno troço imitando verga entrançada, sugerindo provavelmente as cercas de delimitação de hortos, pomares ou jardins.
Sobre o fuste assenta o capitel, semelhante em estrutura e decoração ao anel medial, mas ostentando numa das faces o brasão do antigo concelho, cuja sede era nesta localidade. Este está já muito desgastado, mas ostentaria seguramente uma representação das cinco quinas em torno de uma árvore arrancada pela raiz. O remate consta de uma pinha oitavada, encimada por quatro grandes cogulhos de acanto, em torno de uma pequena calote, evocando o perfil de uma coroa fechada. No fuste existem ainda vestígios do ferro de sujeição.
O pelourinho sofreu alguns restauros em 1936, quando a Câmara Municipal substituiu algumas cantarias, incluindo os degraus originais. SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Pelourinhos Portugueses, Tentâmen de Inventário GeralMALAFAIA, E. B. de AtaídeEdição1997Lisboa

IMAGENS

Pelourinho de Aldeia Galega da Merceana - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt