Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Fraga pintada do Cachão da Rapa
Designação
DesignaçãoFraga pintada do Cachão da Rapa
Outras Designações / PesquisasGravuras rupestres do Cachão da Rapa (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Arte Rupestre
TipologiaArte Rupestre
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBragança/Carrazeda de Ansiães/Castanheiro do Norte e Ribalonga
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Lugar do ZimbroRibalonga Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.198197-7.394304
DistritoBragança
ConcelhoCarrazeda de Ansiães
FreguesiaCastanheiro do Norte e Ribalonga
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 32 973, DG, I Série n.º 175, de 18-08-1943 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaClassificada em 1943 como "Monumento Nacional", a "Fraga pintada do Cachão da Rapa" localiza-se num monte da bacia do Alto Douro, onde aflora um molhe granítico e vertical.
Quando, na segunda metade do século XIX, se analisava, ao nível europeu, a polémica temática das manifestações artísticas dos nossos antepassados pré-históricos, o estudo das pinturas rupestres do Cachão da Rapa, no Concelho de Carrazeda de Anciães, ter-se-á revelado assaz pertinente. Embora conhecidas desde, pelo menos, o século XVIII, foi J. Possidónio N. da Silva (1806-1896) quem, em 1878, notificou os seus consócios da Real Associação dos Architectos Civis e Archeologos Portuguezes da (re)descoberta de um abrigo "[...] com varios ornatos na falda da serra de alvaiazer." na superfície de um penhasco localizado em Linhares, numa zona sobranceira ao túnel da Rapa. Obteve, então, a cópia das figuras representadas na sua superfície com vista ao seu envio, em 1885, à Associação Francesa para o Desenvolvimento das Ciências, em Grenoble, para que fosse formulado um parecer científico circunstanciado sobre o seu possível significado. E, apesar de não se encontrar completamente convicto da sua teoria, colocou a hipótese de estarmos perante a figuração de um qualquer conflito armado estabelecido entre soldados romanos e comunidades lusitanas, pois equacionava de igual modo a eventualidade de os criptogramas terem sido executados por uma população aportada à Península Ibérica em tempos bastante mais recuados. Não conseguiu, contudo, teorizar a sua origem e significado dos próprios sinais pintados na pedra, razão pela qual apelou à coadjuvação dos membros do congresso promovido pela Association Française pour l'Avancement des Sciences em Grenoble, no ano de 1886, mesmo que insistindo na sua derivação exógena.
Apesar desta primeira tentativa de abordagem científica do sítio, o Cachão parece ter sido esquecido durante bastante tempo, sendo apenas redescoberto em 1930, dessa feita por mão do arqueólogo J. N. de C. Santos Júnior, que registou a presença de figuras geométricas executadas a preto (ou azul escuro) e vermelho, aparentemente destituídas de qualquer intuito compósito.
Estamos, pois, em presença de uma fraga pintada, onde predominam as figuras geométricas de configuração predominantemente rectangular e circular, algumas das quais poderão ser interpretadas enquanto representações humanas, aqui destacadas pela sua óbvia estilização, podendo algumas ser encaradas como representações humanas muito esquematizadas. Para além disso, são vários os elementos interiormente seccionados por linhas cruzadas, a formar um espécie de padrão axadrezado.
[AMartins]
ProcessoLugar do Zimbro
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Arte rupestre do norte de Portugal: uma perspectiva", PortugáliaBAPTISTA, António MartinhoEdição1984LisboaNova série: 3-4, pp. 71-82
"Arte rupestre pós glaciária. Esquematismo e abstracção", História de Arte em Portugal, 1. Do Paleolítico à Arte VisigóticaBAPTISTA, António MartinhoEdição1986Lisboavol. 1, p. 31-55
"A cerâmica campaniforme de Mairos (Trás-os-Montes)", Homenagem a Martins SarmentoSANTOS JÚNIOR, Joaquim Rodrigues dosEdição1933Guimarãespp. 364-372
"Arte rupestre", Congresso do Mundo Português, Lisboa, 1940 - Memórias e Comunicações apresentadas ao Congresso da Pré e Proto-História de Portugal (I Congresso)SANTOS JÚNIOR, Joaquim Rodrigues dosEdição1940Lisboavol. 1, pp. 327-376
Possidónio da Silva (1806-1896) e o Elogio da Memória. Um Percurso na Arqueologia de OitocentosMARTINS, Ana CristinaEdição2003LisboaData do Editor : 2003

IMAGENS

Fraga pintada do Cachão da Rapa - Pormenor das pinturas

Fraga pintada do Cachão da Rapa - Pinturas

Fraga pintada do Cachão da Rapa - Rev. Breuil fazendo um decalque (DGEMN)

MAPA

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