Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de São Gião
Designação
DesignaçãoIgreja de São Gião
Outras Designações / PesquisasIgreja de São Gião (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLeiria/Nazaré/Famalicão
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Quinta de São Gião, na EN 242 (troço Nazaré - Famalicão)- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.56302-9.089495
DistritoLeiria
ConcelhoNazaré
FreguesiaFamalicão
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 1/86, DR, I Série, n.º 2, de 3-01-1986 (ver Decreto)
ZEPPortaria n.º 78/97, DR, II Série, n.º 48, de 26-02-1997 (toda a área é considerada ZNA)
Zona "non aedificandi"Portaria n.º 78/97, DR, II Série, n.º 48, de 26-02-1997
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9913729
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaDesde a sua descoberta, nos anos 60 do século XX, que a pequena igreja da orla costeira da Nazaré tem sido catalogada como visigótica, "certeza" que levou Helmut SCHLUNK, 1971, a propor uma leitura da arquitectura da liturgia de época visigótica, tendo por base este monumento.
Os trabalhos mais recentes de escavação e, principalmente, de Arqueologia da Arquitectura trouxeram novos dados para a caracterização do monumento, que invariavelmente contrariam a atribuição tradicional. Carlos Alberto Ferreira de ALMEIDA, 1986: 137-140, entre outros argumentos, evidenciou o recurso a uma entrada de lintel recto sobrepujada por arco de descarga de volta perfeita, como em Lourosa, e a existência de uma tribuna ocidental, característica das igrejas asturianas (cf. também ALMEIDA, 2001: 30-31), para colocar o monumento numa cronologia mais tardia. Manuel Luís REAL, 1995: 61-62 referiu-se ao estatuto do templo como "um posto avançado na progressão da influência galaico-asturiana", retomando os argumentos de Ferreira de Almeida e aduzindo outros como o da reutilização de material anterior, presumivelmente visigótico.
Finalmente, o estudo de Arqueologia da Arquitectura (CABALLERO, ARCE e UTRERO, 2003), esclareceu algumas das anteriores suspeitas e acrescentou novas evidências. A primeira - e possivelmente a mais importante para afastar a recorrente atribuição visigótica - é o facto de os muros integrarem fragmentos escultóricos que podemos catalogar como de época visigótica, facto que pressupõe uma construção posterior à perda de simbolismo desses materiais. Paralelamente, as próprias características arquitectónicas do conjunto afastam-no do universo visigótico e aproximam-no extraordinariamente do restrito número de templos asturianos, conforme se comprova pela existência de tribuna ocidental e câmara supra-absidal. A juntar a estas evidências, há que aprofundar o estudo estilístico dos capitéis da eikonosthasis, cujo vegetalismo e organização em andares aponta também, ainda que com tratamento menos saliente do campo escultórico, para os característicos capitéis vegetalistas asturianos.
Findos os trabalhos de investigação, o IPPAR desenvolve, na actualidade, os estudos com vista ao restauro e valorização do monumento.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens6
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Arqueología de la Arquitectura. Conocimiento e intervención", Revista Estudos / Património, nº9, pp.33-43CABALLERO ZOREDA, LuisEdição2006Lisboa
"Experiências portuguesas em Arqueologia da Arquitectura", Revista Estudos / Património, nº9, pp.44-55FONTES, Luís Fernando de OliveiraEdição2006Lisboa

IMAGENS

Igreja de São Gião - Vista geral de norte

Igreja de São Gião - Vista geral (fachadas principal e lateral sul)

Igreja de São Gião - Portaria n.º 78/97, DR, II Série, n.º 48, de 26-02-1997 - Texto e planta do diploma

Igreja de São Gião - Interior: iconostase

Igreja de São Gião - Aqueduto e edifício escorado com cobertura

Igreja de São Gião - Estaleiro de obras

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt