Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja do Convento do Louriçal
Designação
DesignaçãoIgreja do Convento do Louriçal
Outras Designações / PesquisasConvento do Louriçal / Igreja do Santíssimo Sacramento / Mosteiro do Desagravo do Santíssimo Sacramento (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLeiria/Pombal/Louriçal
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua do ConventoLouriçal Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.00336-8.736622
DistritoLeiria
ConcelhoPombal
FreguesiaLouriçal
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 29 604, DG, I Série, n.º 112, de 16-05-1939 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImplantada a Sul do complexo conventual, a igreja do Louriçal foi iniciada em 1690, depois do primitivo recolhimento, fundado cerca de sessenta anos antes pela Madre Maria do Lado (como desagravo à profanação do santíssimo Sacramento da igreja lisboeta de Santa Engrácia, em 1630), ter sido transformado em convento de clarissas por D. Pedro II (PIMENTEL, 1989, p. 350). O projecto estaria a cargo de João Antunes, a quem é atribuída a traça inicial do templo. A planta, rectangular mas com os cantos cortados, constitui uma solução típica do arquitecto régio, razão pela qual se acredita que foi respeitado o seu desenho (GOMES, 2001, p. 368), mesmo quando, mais tarde, se contratou outro arquitecto para enobrecer a igreja (PIMENTEL, 1989, p. 350). De facto, as obras arrastaram-se durante dezoito longos anos, estando concluídas em 1708 graças ao empenho do então príncipe D. João V, que tomou a seu cargo o convento como forma de agradecimento pela cura de uma doença, em 1700 (SEQUEIRA, 1955, p. 111).
Já as freiras viviam no convento, e estava parcialmente colocado o revestimento azulejar que caracteriza, em grande parte, os edifícios (este tem vindo a ser datado a partir do lavabo da sacristia - 1726), quando se decidiu remodelar o templo com a justificação de que este não era coincidente, em magnificência, com o complexo conventual. Para tal, foi contratado, entre 1734 e 1739, Frei Manuel Pereira, um religioso oratoriano, cuja obra de arquitectura se desconhece. Na realidade, o alcance da sua intervenção no templo do Louriçal é bastante discutível, e é provável que se tenha limitado apenas à ornamentação "como a encomenda a [João António de] Pádua de sumptuosos retábulos marmóreos, ou ao risco de algum pormenor, como o elegante portal onde se venera o Santíssimo Sacramento" (PIMENTEL, 1989, p. 350). Por outro lado, o nome de Carlos Mardel tem vindo a ser associado, por alguns autores, à obra da igreja, relegando o papel de Frei Manuel Pereira exclusivamente para a direcção das obras de abastecimento de água (SEQUEIRA, 1955, p. 112).
A austeridade do exterior (um volume regular e compacto), é quebrada, apenas, pelo ritmo das pilastras, pela abertura de janelas simétricas, e pelo portal rematado por um frontão curvo, cujo tímpano oval é preenchido por motivos eucarísticos. Contrasta fortemente com a dinâmica e os reflexos luminosos do interior do templo, para os quais contribuem decisivamente os azulejos azuis e brancos, de fabrico lisboeta, muito possivelmente, obra da oficina de Bartolomeu Antunes.
A nave, percorrida por uma cimalha bastante volumosa e coberta por abóbada de berço pintada com um painel da Adoração à Hóstia ao centro, é revestida por azulejos com representações da vida de São Francisco, no primeiro registo, e por passos da Paixão, no segundo. No transepto, inscrito e separado do cruzeiro através de arcos de volta perfeita, encontramos 12 episódios da vida de Santa Clara e, no tímpano, 4 cenas da vida da Virgem. Santos Simões estabeleceu o decénio de 1735-45 como o mais provável para a execução deste conjunto (SIMÕES, 1979, p. 174), o que coincide com a época da intervenção de Frei Manuel Pereira. O cruzeiro, coberto por cúpula, abre-se para a nave e capela-mor através de outros arcos de volta perfeita, encontrando-se, nesta última, o retábulo-mor, de mármores coloridos, da autoria de João António de Pádua e a campa rasa da Madre Maria do Lado. Os altares laterais e colaterais apresentam retábulos marmóreos, executados pelo mesmo autor.
No coro baixo, aberto através de um vão rectangular protegido por grades de bico (tal como o coro superior), os azulejos relatam a vida e os milagres de Santo António e no coro alto, acima do cadeiral, a iconografia sofre uma mudança, pois são aqui retratados episódios do Antigo Testamento.
Depois da extinção das ordens religiosas, o edifício foi vendido em hasta pública (em 1925), mas logo recuperado pelas clarissas, que ainda hoje aí permanecem.
(RCarvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens14
Nº de Bibliografias6

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Tesouros Artísticos de PortugalALMEIDA, José António Ferreira deEdição1976Lisboa
Azulejaria em Portugal no século XVIIISIMÕES, J. M. dos SantosEdição1979Lisboa
Arquitectura, Religião e Política em Portugal no século XVII - A Planta CentralizadaGOMES, Paulo VarelaEdição2001Porto
O BarrocoSERRÃO, VítorEdição2003Lisboa
"PEREIRA, Frei Manuel", Dicionário da Arte Barroca em Portugal, pp. 350-351PIMENTEL, António FilipeEdição1989Lisboa
Inventário Artístico de Portugal, vol. V (Distrito de Leiria)SEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1955Lisboa

IMAGENS

Igreja do Convento do Louriçal - Fachada principal

Igreja do Convento do Louriçal - Portal principal

Igreja do Convento do Louriçal - Torre Sineira

Igreja do Convento do Louriçal - Fachada lateral: cabeceira (capela-mor)

Igreja do Convento do Louriçal - Remate da torre sineira

Igreja do Convento do Louriçal - Interior: capela-mor

Igreja do Convento do Louriçal - Interior: grade do coro-alto

Igreja do Convento do Louriçal - Interior da capela-mor: cúpula

Igreja do Convento do Louriçal - Interior da capela-mor: parede lateral do lado do Evangelho e acesso à sacristia

Igreja do Convento do Louriçal - Interior: retábulo lateral dedicado a São José

Igreja do Convento do Louriçal - Interior: pormenor do revestimento azulejar da parede da nave com cena da vida de São Francisco (os Bem Casados)

Igreja do Convento do Louriçal - Interior da capela-mor: grade das freiras e revestimento azulejar (parede do lado da Epístola)

Igreja do Convento do Louriçal - Fachada lateral: cabeceira (capela-mor)

Retábulo do altar-mor após o restauro.

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt