Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Ponte metálica sobre o rio Lima, também conhecida como Ponte Eiffel
Designação
DesignaçãoPonte metálica sobre o rio Lima, também conhecida como Ponte Eiffel
Outras Designações / PesquisasPonte Eiffel / Ponte Metálica Ferroviária e Rodoviária sobre o Rio Lima (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Ponte
TipologiaPonte
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViana do Castelo/Viana do Castelo/Darque; Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Viana do Castelo Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.693133-8.818781
DistritoViana do Castelo
ConcelhoViana do Castelo
FreguesiaDarque; Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela
Proteção
Situação ActualEm Vias de Classificação
Categoria de ProtecçãoEm Vias de Classificação (com Despacho de Abertura)
Cronologia(A designação será alterada aquando da classificação)
Anúncio n.º 245/2020, DR, 2.ª série, n.º 198, de 12-10-2020 (ver Anúncio)
Despacho de concordância de 11-08-2020 do subdiretor-geral da DGPC
Parecer favorável de 17-06-2020 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura
Proposta de 19-11-2019 da DRC do Norte para a classificação como MN
Anúncio n.º 105/2019, DR, 2.ª série, n.º 114, de 17-06-2019 (ver Anúncio)
Despacho de abertura de 14-03-2019 da diretora-geral da DGPC
Proposta de 6-02-2019 da DRC do Norte para a abertura de procedimento de classificação
Proposta dde 31-07-2018 da CM de Viana do Castelo para a classificação como de IM/MN, após deliberação de 3-07-2018
Proposta de 17-01-1986 da CM de Viana do Castelo, após deliberação de 3-12-21985
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica Imóvel
A Ponte Metálica sobre o Rio Lima estabelece a ligação entre Viana do Castelo e Darque. É uma estrutura construída em vigas contínuas de 10 vãos em ferro pudelado, com rebites, que apresenta dois tabuleiros planos sobrepostos, articulados por vigas treliçadas.
O tabuleiro mais elevado destina-se à circulação rodoviária e dispõe, igualmente, de passeios laterais para circulação de peões. O tabuleiro inferior é exclusivamente utilizado pela infraestrutura ferroviária, pertencendo à Linha do Minho.
Os tabuleiros apoiam sobre onze pilares em alvenaria de granito com talhamares a montante e a jusante. Originalmente apresentava uma largura de 6 metros e um comprimento de 563 metros, excluindo as rampas de acesso. Uma intervenção realizada em 2007 resultou no seu alargamento para 8 metros, bem como na substituição das guardas laterais, constituídas agora por painéis metálicos reticulados, apoiados em pilaretes.
História
Até ao terceiro quartel do século XIX, a ligação entre as duas margens do rio Lima fazia-se através de uma pequena ponte de madeira, entre a Praça do Príncipe e o cais de São Lourenço, da qual ainda é visível parte da estrutura de fundação, edificada entre os anos 1818 e 1920. Esta passagem acabaria por ser destruída nas cheias de 1880. A Carta Régia que eleva Viana do Castelo a cidade, assinada em Janeiro de 1848 por D. Maria II, obrigava à construção de uma nova ponte integrada nos melhoramentos a realizar. A sua edificação iniciou-se em 1877, com projeto de Gustave Eiffel e Theóphile Seyrig, sob a direção dos engenheiros João Joaquim Matos e Boaventura José Vieira. Foi inaugurada a 30 de junho de 1978, mantendo-se ainda em funcionamento.
Ana Vale
DGPC, 2019
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCasa chamada de João Velho ou dos ArcosCasa de Miguel de VasconcelosChafariz da Praça da RainhaFachada do prédio manuelino da Rua de São Pedro, 28Forte ou Castelo de SantiagoIgreja de Santa CruzIgreja matriz de Viana do CasteloMisericórdia de Viana do CasteloPalácio dos Viscondes da CarreiraPaços municipais de Viana do Castelo
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A utilização do aço inox na reabilitação das infraestruturas da Ponte Eiffel sobre o Rio Lima, em Viana do Castelo, ASCP¿09 ¿ 1º Congresso de Segurança e Conservação de Pontes ASCPAPPLETON, JúlioEdição2009Disponível em http://www.civil.ist.utl.pt/~cristina/GDBAPE/Artigos/60-Artigo%20Ponte%20Eiffel.pdf
A utilização do aço inox na reabilitação das infraestruturas da Ponte Eiffel sobre o Rio Lima, em Viana do Castelo, ASCP¿09 ¿ 1º Congresso de Segurança e Conservação de Pontes ASCPSARAIVA, JoãoEdição2009Disponível em http://www.civil.ist.utl.pt/~cristina/GDBAPE/Artigos/60-Artigo%20Ponte%20Eiffel.pdf
A utilização do aço inox na reabilitação das infraestruturas da Ponte Eiffel sobre o Rio Lima, em Viana do Castelo, ASCP¿09 ¿ 1º Congresso de Segurança e Conservação de Pontes ASCPMOURA, RitaEdição2009Disponível em http://www.civil.ist.utl.pt/~cristina/GDBAPE/Artigos/60-Artigo%20Ponte%20Eiffel.pdf
A utilização do aço inox na reabilitação das infraestruturas da Ponte Eiffel sobre o Rio Lima, em Viana do Castelo, ASCP¿09 ¿ 1º Congresso de Segurança e Conservação de Pontes ASCPRODRIGUES, FilipeEdição2009Disponível em http://www.civil.ist.utl.pt/~cristina/GDBAPE/Artigos/60-Artigo%20Ponte%20Eiffel.pdf
Evolução da estrutura urbana de Viana do Castelo. Factores de transformação e elementos de continuidade. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau de Mestre em Arquitectura e Urbanismo.REIS, Hugo de AmorimEdição2008Disponível em http://hdl.handle.net/10284/1152
A Obra de Eiffel em Portugal (1875-1890), Ano IV, nº. 14RAMOS, Paulo OliveiraEdição2002

IMAGENS

Ponte metálica sobre o rio Lima, também conhecida como Ponte Eiffel - Planta relativa ao anúncio de abertura do procedimento de classificação, com a delimitação e a ZGP em vigor

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