Palácio Nacional da Ajuda | |||||||||||||||||
Designação | |||||||||||||||||
Designação | Palácio Nacional da Ajuda | ||||||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Paço da Ajuda (designação do diploma de classificação) (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Civil / Palácio | ||||||||||||||||
Tipologia | Palácio | ||||||||||||||||
Categoria | Arquitectura Civil | ||||||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||||||
Localização | |||||||||||||||||
Divisão Administrativa | Lisboa/Lisboa/Ajuda | ||||||||||||||||
Endereço / Local |
| ||||||||||||||||
Distrito | Lisboa | ||||||||||||||||
Concelho | Lisboa | ||||||||||||||||
Freguesia | Ajuda | ||||||||||||||||
Proteção | |||||||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como MN - Monumento Nacional | ||||||||||||||||
Cronologia | Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto) | ||||||||||||||||
ZEP | Despacho de concordância de 11-12-1996 do presidente do IPPAR Parecer de 28-10-1996 do Conselho Consultivo do IPPAR a propor a devolução do processo para reapreciação Nova proposta de 7-08-1996 da DR de Lisboa Proposta de alteração de 17-09-1993 da CM de Lisboa Em 15-10-1991 foi notificada a CM de Lisboa e solicitada a publicação de editais Despacho de homologação de 10-10-1991 do Secretário de Estado da Cultura Despacho de concordância de 1-10-1991 do presidente do IPPC Parecer favorável de 26-09-1991 da 9.ª secção do Conselho Consultivo do IPPC Proposta de alteração de 20-09-1991 do IPPC Portaria de 20-10-1959, publicada no DG, II Série, n.º 253, de 29-10-1959 (sem restrições) (ZEP do Palácio Nacional da Ajuda e da zona circundante do Palácio Nacional da AJuda) | ||||||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||||||
CLASS_NAME | Conjunto | ||||||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||||||
AFECTACAO | 9913229 | ||||||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | A edificação do Palácio da Ajuda, que se prolongou desde 1796 até à década de 30 do século XIX, foi bastante atribulada, reflectindo as diversas conjunturas de cariz político e económico em que o país viveu nesses anos (invadida a capital pelas tropas napoleónicas em 1807 e, mais tarde, toda a problemática da subida ao poder dos liberais), mas também o próprio panorama artístico e arquitectónico, onde um gosto barroco que vinha de Mafra, muito ligado ao poder régio, chegava ao seu fim, suplantado pelo neoclassicismo nascente, directamente importado de Itália. Estas questões estiveram bem presentes nos vários compassos de espera e nas sucessivas interrupções das obras, em parte devido à falta de recursos, outras vezes por sanção económica por parte de quem ocupava o poder numa época já pouco dada a grandes empreendimentos áulicos. O próprio projecto, várias vezes modificado e tendo como autores Manuel Caetano de Sousa, o último arquitecto barroco, e depois Costa e Silva e Fabri, ambos de formação bolonhesa, denuncia uma encruzilhada arquitectónica, da qual o neoclassicismo dos dois últimos saiu vencedor. Depois do incêndio da Real Barraca, em 1794, D. João VI optou pela edificação de um novo palácio, no mesmo local. Para tal, encarregou Manuel Caetano de Sousa que, a crer nas fortes críticas movidas por Costa e Silva e Fabri, em 1801, desenhou um projecto demasiado vinculado a uma linguagem barroca, e com soluções excessivamente "intrincadas". As obras, iniciadas em 1796, foram interrompidas pouco depois, por falta de recursos, recomeçando os trabalhos em 1802. Neste mesmo ano, Caetano de Sousa faleceu, deixando o Palácio entregue aos dois arquitectos referidos. Costa e Silva e Fabri respeitaram o que estava então construído, introduzindo, no entanto, as necessárias alterações por forma a tornar o novo palácio real mais digno, sério e majestoso. Assim, o plano geral foi simplificado e reduzido aos núcleos estruturados em torno de dois pátios, sofrendo igual sorte a ornamentação, agora bastante mais depurada. Apesar de, em 1807, estarem já definidas as equipas de pintores, escultores e decoradores, a chegada a Lisboa das tropas comandadas por Junot teve como consequência a interrupção das obras na Ajuda. Com Costa e Silva no Brasil, foi Fabri quem dirigiu os trabalhos entre 1813 e 1817, introduzindo novas alterações e gerando uma discussão com o primeiro arquitecto, da qual resultou a planta, apenas conhecida pela cópia de 1821. O modelo de Fabri era, com certeza, a Real Caserta de Nápoles, desenhada por Vavitelli. Quando António Francisco Rosa assumiu a condução dos trabalhos, em 1818, as obras prosseguiram em ritmo pouco acelerado, e à data do regresso da família real, muito faltava ainda por fazer. A partir daqui, as cortes insurgiram-se com as verbas gastas na Ajuda, cujas obras se reiniciaram em 1826 por iniciativa de D. Isabel Maria, que procurou tornar o palácio habitável. Reduziu-se o plano a metade, ou seja, a um único bloco, num projecto que foi interrompido pela vitória liberal, em 1833. Só com D. Luís e D. Maria Pia a Ajuda ganhou novo fôlego, tendo Possidónio da Silva transformado a fachada nascente na principal, e acentuando o gosto italiano. No campo da decoração, o átrio seria ocupado pelo programa escultórico inspirado na iconologia de Cesare Ripa e delineado por Machado de Castro que era, desde 1802, o responsável por esta área. Também aqui se sente o término de um período, bem marcado pelas esculturas executadas por este mestre e os seus discípulos, e o novo classicismo patente na obra de João José de Aguiar. Os valores civilistas que se pretendiam salientar aqui, mantiveram-se nas pinturas do interior, cujos responsáveis iniciais foram Domingos Sequeira e Vieira Lusitano, sob a direcção da Marquesa de Alorna. As obras que deveriam evidenciar o heroísmo da Nação e os feitos gloriosos dos reis, foram executadas por Cyrillo Volkmar Machado, Cunha Taborda, Fuschini, entre outros. (RC) | ||||||||||||||||
Processo | |||||||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | |||||||||||||||||
Outra Classificação | |||||||||||||||||
Nº de Imagens | 66 | ||||||||||||||||
Nº de Bibliografias | 23 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
---|---|---|---|---|---|
A Baixela de Sua Magestade Fidelíssima | IPPAR | Edição | 2002 | Lisboa | Uma visão minuciosa e amplamente documentada das circunstâncias que rodearam a famosa baixela Germain, um notável serviço de mesa, de prata, produzido na oficina dos mais destacados ourives franceses do século XVIII e encomendado por D. José após o terremoto de 1755, hoje conservado no Palácio Nacional da Ajuda. São tratadas nesta obra, a encomenda do serviço, a sua relação com a etiqueta a arte gastronómica da época, a utilização no âmbito das cerimónias da corte e, até, as vicissitudes do seu destino contemporâneo e as minúcias jurídicas dos contratos firmados entre a Coroa e os artistas franceses, encerrando com um inventário exaustivo de todas as peças do serviço. |
"Neoclassicismo ou fim do classicismo?", História da Arte Portuguesa | PEREIRA, José Fernandes | Edição | 1995 | Lisboa | |
Palácio Nacional da Ajuda: itinerários | GODINHO, Isabel Silveira | Edição | 1988 | Lisboa | |
Tempo Real. Colecção de Relógios do Paço da Ajuda - Clocks and Watches Ajuda Palace Collection | GODINHO, Isabel Silveira | Edição | 1996 | Lisboa | |
Um Olhar sobre o Palácio. Telas de Jacinto Luis | GODINHO, Isabel Silveira | Edição | 1994 | Lisboa | |
Um Olhar sobre o Palácio. Retratos de Pessoas Reais. Óleos de Luís Pinto-Coelho | GODINHO, Isabel Silveira | Edição | 1996 | Lisboa | |
Um Olhar sobre o Palácio. Aproximações a 6 Tapeçarias.José Luís Tinoco | GODINHO, Isabel Silveira | Edição | 1999 | Lisboa | Nesta exposição a escolha recaiu sobre o arquitecto José Luís Tinoco que elegeu um conjunto de tapeçarias do século XVIII do Palácio Nacional da Ajuda como fonte de inspiração. Por um lado escolheu temas históricos e mitológicos mas também um tema exótico e fantasista |
Tempo Real. Colecção de Relógios do Paço da Ajuda - Clocks and Watches Ajuda Palace Collection | PLAISTER, Elisabeth | Edição | 1996 | Lisboa | |
Lisboa Desaparecida | DIAS, Marina Tavares | Edição | 1992 | Lisboa | Data do Editor : 1992 |
O Paço da Ajuda | CÂNCIO, Francisco | Edição | 1955 | Lisboa | |
O Palácio Nacional da Ajuda | SEQUEIRA, Gustavo de Matos | Edição | 1961 | Lisboa | |
Palácios e solares portuguezes (Col. Encyclopedia pela imagem) | SEQUEIRA, Gustavo de Matos | Edição | 1900 | Porto | |
Poder e Razão. A Escultura Monumental no Palácio Nacional da Ajuda | PINHO, Elsa Garrett | Edição | 2003 | Lisboa | O estudo do conjunto escultórico do Palácio da Ajuda, patente neste livro, permite uma interacção renovada com o público, possibilitando a leitura aprofundada de cada uma das peças e dá em simultâneo uma imagem muito nítida do quotidiano da obra e dos processos produtivos seguidos. |
A Baixela de Sua Magestade Fidelíssima | Palácio Nacional da Ajuda | Edição | 2002 | Lisboa | Uma visão minuciosa e amplamente documentada das circunstâncias que rodearam a famosa baixela Germain, um notável serviço de mesa, de prata, produzido na oficina dos mais destacados ourives franceses do século XVIII e encomendado por D. José após o terremoto de 1755, hoje conservado no Palácio Nacional da Ajuda. São tratadas nesta obra, a encomenda do serviço, a sua relação com a etiqueta a arte gastronómica da época, a utilização no âmbito das cerimónias da corte e, até, as vicissitudes do seu destino contemporâneo e as minúcias jurídicas dos contratos firmados entre a Coroa e os artistas franceses, encerrando com um inventário exaustivo de todas as peças do serviço. |
História da Arte em Portugal - O Pombalismo e o Romantismo | FRANÇA, José-Augusto | Edição | 2004 | Lisboa | |
A cultura arquitectónica e artística em Portugal no séc. XVIII | GOMES, Paulo Varela | Edição | 1988 | Lisboa | |
Os Mais Belos Palácios de Portugal | GIL, Júlio | Edição | 1992 | Lisboa | Lisboa Data do Editor : 1992 |
Arte Portuguesa do Século XIX [roteiro] | AA VV | Edição | 1988 | Lisboa | Galeria de Pintura do Rei D. Luís |
O ensino das belas-artes nas obras do Real Palácio da Ajuda (1802 a 1833) | COSTA, Luís Xavier da | Edição | 1936 | Lisboa | |
A Real Barraca: a residência na Ajuda dos reis de Portugal após o terramoto (1756-1794) | ABECASIS, Maria Isabel Braga | Edição | 2009 | Lisboa | |
A Educação dos Príncipes no Paço da Ajuda [1863-1884] | GUEDES, Carmina Correia | Edição | 2004 | Lisboa | Um trabalho de investigação científica sobre a vida e a formação escolar do Príncipe D. Carlos e do Infante D. Afonso no Palácio da Ajuda (1863-1884). Nesta publicação são divulgadas colecções do acervo deste Museu do Palácio Nacional da Ajuda relacionadas com a infância e a juventude dos príncipes. |
Os três arquitectos da Ajuda: do "rocaille" ao neoclássico | CARVALHO, Ayres de | Edição | 1979 | Lisboa | |
Palácio da Ajuda | CARVALHO, Ayres de | Edição | 1973 | Lisboa | |
"Ajuda (Palácio Nacional da)", in Dicionário da História de Lisboa | GODINHO, Isabel Silveira | Edição | 1994 | Lisboa | |
Um Olhar sobre o Palácio. Aguarelas, óleos e técnica mista de Cohen Fusé. | Edição | Lisboa |
Palácio Nacional da Ajuda - Fachada principal (nascente)
Palácio Nacional da Ajuda - Interior: Jardim de inverno
Palácio Nacional da Ajuda - Vista aérea de nascente
Palácio Nacional da Ajuda - Átrio nascente
Palácio Nacional da Ajuda - Átrio nascente: arcadas de acesso ao pátio interior
Palácio Nacional da Ajuda - Fachada principal: torreão sul
Palácio Nacional da Ajuda - Vista aérea de poente
Palácio Nacional da Ajuda - Vista aérea de norte
Palácio Nacional da Ajuda - Vista aérea de nascente
Palácio Nacional da Ajuda - Vista aérea de norte
Palácio Nacional da Ajuda - Átrio nascente: pormenor de nicho com escultura
Palácio Nacional da Ajuda - Átrio nascente: arcadas e estatuária
Palácio Nacional da Ajuda - Fachada principal (nascente): corpo central
Palácio Nacional da Ajuda - Sala de música: vista geral
Palácio Nacional da Ajuda - Sala de Saxe
Palácio Nacional da Ajuda - Sala de Saxe: porta de acesso à Sala Verde
Palácio Nacional da Ajuda - Sala do Despacho: vista geral
Palácio Nacional da Ajuda - Sala Chinesa
Palácio Nacional da Ajuda - Sala D. João IV (Sala da Restauração)
Palácio Nacional da Ajuda - Sala de D. João VI: vista geral
Palácio Nacional da Ajuda - Quarto do rei D. Luis: vista geral
Palácio Nacional da Ajuda - Sala das tapeçarias espanholas: vista geral
Palácio Nacional da Ajuda - Quarto do rei D. Luis: tecto pintado
Palácio Nacional da Ajuda - Sala dos Embaixadores
Palácio Nacional da Ajuda - Pátio interior: fachada da ala norte
Palácio Nacional da Ajuda - Pátio interior: fachada da ala norte
Palácio Nacional da Ajuda - Pátio interior: fachada da ala norte
Palácio Nacional da Ajuda - Pátio interior: fachada poente
Palácio Nacional da Ajuda - Pátio interior (visto do interior do palácio)
Palácio Nacional da Ajuda - Pátio interior: fachada poente
Palácio Nacional da Ajuda - Jardim de Inverno: pormenor
Palácio Nacional da Ajuda - Jardim de Inverno
Palácio Nacional da Ajuda - Jardim de Inverno: recanto
Palácio Nacional da Ajuda - Jardim de Inverno: recanto
Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: tapeçaria
Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: pormenor de tapeçaria
Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: tapeçaria
Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: pormenor de tapeçaria
Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: vista geral
Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: tapeçaria
Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: vista geral
Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: tapeçaria
Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: tapeçaria
Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: vista geral
Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: pormenor de tapeçaria
Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: pormenor de tapeçaria
Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: pormenor de tapeçaria
Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: pormenor de tapeçaria
Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: vista geral
Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: tapeçaria
Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: tapeçaria
Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: pormenor de tapeçaria
Palácio Nacional da Ajuda - Sala das Tapeçarias: vista geral
Palácio Nacional da Ajuda - Pátio interior: fachada da ala norte
Palácio Nacional da Ajuda - Pátio norte: fragmentos de cantaria e de escultura
Palácio Nacional da Ajuda - Fachada norte: corpo do lado poente
Palácio Nacional da Ajuda - Fachada poente
Palácio Nacional da Ajuda - Fachada norte: corpo central
Palácio Nacional da Ajuda - Fachada norte: portas do corpo central
Palácio Nacional da Ajuda - Fachada norte
Palácio Nacional da Ajuda - Fachada norte: torreão nascente
Palácio Nacional da Ajuda - Fachada norte
Palácio Nacional da Ajuda - Fachada norte: corpo do lado nascente
Palácio Nacional da Ajuda - Planta do piso 1
Palácio Nacional da Ajuda - Planta do piso 0
Palácio Nacional da Ajuda - Planta do piso 2
Palacete Vilar de Allen
Rua António Cardoso, nº 175
4150-081 Porto, Portugal
NIF 517 842 920
Tel. +351 226 000 454
geral@patrimoniocultural.gov.pt