Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Aqueduto da Prata
Designação
DesignaçãoAqueduto da Prata
Outras Designações / PesquisasCano da Água da Prata (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Aqueduto
TipologiaAqueduto
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Évora/Évora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- começa no sopé do Alto de São Bento e atravessa parte da cidade de Évora, Rua do Cano, parte da Rua do Salvador, etc.Évora Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.579146-7.919368
DistritoÉvora
ConcelhoÉvora
FreguesiaÉvora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património MundialAbrangido por conjunto inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO, que, ao abrigo do n.º 7 do art.º 15.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro, se encontra classificado como MN
Património Mundial DesignaçãoCentro Histórico de Évora
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaInaugurado a 28 de Março de 1537, o Aqueduto da Prata de Évora é uma das mais marcantes obras efectuadas na cidade na primeira metade do século XVI. Foi construído em escassos seis anos, sob direcção do arquitecto régio Francisco de Arruda, e prolonga-se por cerca de 18Km, até à Herdade do Divor, onde vai abastecer.
Muito provavelmente sobreposto ao antigo aqueduto romano, o carácter civil da construção foi enobrecido por alguns troços de inegável impacto artístico e urbanístico. Por exemplo, junto à igreja de São Francisco, existiu até 1873 o Fecho Real do Aqueduto, um pórtico renascentista composto por "um torreão de planta octogonal decorado por meias colunas toscanas e nichos emoldurados, de vieiras nos arcos de meio ponto, tendo um corpo superior com lanternim de aberturas do mesmo estilo, envolvido, na base, por umas piriformes" (ESPANCA, 1966). Também na Praça do Geraldo, onde o aqueduto terminava, existiu uma fonte "adornada por leões de mármore" e associada a um arco de triunfo romano, ambos posteriormente sacrificados aquando da remodelação henriquina da principal praça da cidade e a fonte substituída pela actual fonte da Praça do Geraldo (ESPANCA, 1993, p.66).
Na Rua Nova de Santiago, precisamente no local onde a cerca velha foi cortada, Francisco de Arruda construíu uma Caixa de Água renascentista, de planta quadrangular e actualmente com dois lados visíveis, com doze colunas toscanas e amplo entablamento, obra que caracteriza o maior empenhamento artístico em algumas zonas do aqueduto e que contrasta drasticamente com outras partes do traçado em que o utilitarismo da construção sobrepôs-se a eventuais intenções mais eruditas.
Ao longo dos séculos o aqueduto da Prata sofreu algumas alterações entre acrescentos e demolições. De maior visibilidade foram os vários chafarizes e fontes que se implantaram ao longo do percurso citadino. Para além da terminação emblemática na Praça do Geraldo junto ao antigo arco romano, é de realçar a Fonte do Chão das Covas, obra datada de 1701. Do período de renovação urbanística patrocinada pelo cardeal D. Henrique, subsiste também o Chafariz das Portas de Moura. Ainda do século XVI, outros dois chafarizes foram construídos, respectivamente no Largo da Porta Nova, uma obra que apresenta nítidas semelhanças para com os desenhos de Afonso Álvares (arquitecto que construíu as fontes da Praça do Geraldo e das Portas de Moura), e no antigo Rossio de São Brás, uma campanha que data já de época filipina e que abrangeu ainda a edificação de uma ampla alameda.
Parcialmente restaurado no século XVII, em consequência das guerras da Restauração, o aqueduto foi objecto de sucessivas beneficiações durante os séculos XIX e XX, não se alterando, contudo, a fisionomia geral inicial.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCaixa de água da Rua NovaChafariz da Praça do GiraldoConvento de São Bento de CastrisForte de Santo AntónioIgreja da Cartuxa («Scala coeli») / Conjunto Monástico da Cartuxa de ÉvoraIgreja de Santo AntãoTorre quadrangular (medieval)Torre sineira do Convento do SalvadorTrechos da cerca medieval das muralhas de Évora: as torres e muralhas compreendidas entre as portas de Alconchel e do Raimundo, ângulo em frente da estrada da Malagueira, torre junta ao convento do Calvário, (...), torre junta ao aqueduto (...)Trechos da cerca romana e árabe das muralhas de Évora: o arco de D. Isabel, a muralha posterior do passeio do Conde de Schomberg, a torre das Cinco Quinas, a muralha dos palácios dos Condes de Basto, as torres da Porta de Moura, (...)
Outra ClassificaçãoForte de Santo António
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias11

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"A Obra do Aqueduto da Água da Prata, em Évora: dois testemunhos inéditos", A Cidade de Évora: Boletim de Cultura da Câmara Municipal (2ª Série), nº 8, 2009, pp. 231-260BRANCO, Manuel José CalhauEdição2010Évora
Évora e seus arredoresBARATA, António FranciscoEdição1904
Cadernos de História e Arte eborense - O Aqueduto da PrataESPANCA, TúlioEdição1944
"O Aqueduto da Água da Prata", in Revista Cidade de Évora, nº 7/8ESPANCA, TúlioEdição1944
ÉvoraESPANCA, TúlioEdição1993LisboaCol. Cidades e Vilas de Portugal
Inventário Artístico de Portugal, vol. VII (Concelho de Évora - volume I)ESPANCA, TúlioEdição1966LisboaO vol. II é totalmente dedicado às ilustrações.
Parecer sobre a Alteração e a Conservação de Duas Zonas do Aqueduto da Água da Prata, em ÉvoraCASTRO, Elda deEdição1986
A Arquitectura "ao Romano"CRAVEIRO, Maria de LurdesEdição2009Vila Nova de Gaia
O Aqueduto da Água da Prata e o Abastecimento de Água a ÉvoraAAVVEdição2005ÉvoraEd. CME
Parecer sobre a Alteração e a Conservação de Duas Zonas do Aqueduto da Água da Prata, em ÉvoraRODRIGUES, J. DelgadoEdição1986
Aquedutos de PortugalCAETANO, JoaquimEdição1991
O Aqueduto da Água da Prata em Évora. Bases para uma Proposta de Recuperação e ValorizaçãoMONTEIRO, Filomena MouratoEdição1995
"A Obra do Aqueduto da Água da Prata, em Évora: dois testemunhos inéditos", A Cidade de Évora: Boletim de Cultura da Câmara Municipal (2ª Série), nº 8, 2009, pp. 231-260BILOU, FranciscoEdição2010Évora

IMAGENS

Aqueduto da Prata - Caixa de água renascentista datada de 1535

Aqueduto da Prata - Caixa de água renascentista datada de 1535

Aqueduto da Prata - Troço da Cartuxa

Aqueduto da Prata - Arcos e nicho com imagem

Aqueduto da Prata - Troço de arcos em campo aberto

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt