Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de São Francisco
Designação
DesignaçãoIgreja de São Francisco
Outras Designações / PesquisasConvento de São Francisco (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Porto/Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua do Infante D. HenriquePorto Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.140974-8.61581
DistritoPorto
ConcelhoPorto
FreguesiaCedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEPPortaria de 18-01-1960, publicada no DG, II Série, n.º 21, de 26-01-1960 (com ZNA)
Zona "non aedificandi"Portaria de 18-01-1960, publicada no DG, II Série, n.º 21, de 26-01-1960
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12737527
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA chegada dos frades franciscanos à cidade do Porto aconteceu praticamente ao mesmo tempo que o estabelecimento da ordem nas cidades mais populosas do Sul do país (Lisboa e Santarém), estando a sua presença na cidade da foz do Douro testemunhada logo em 1223. A construção da sua igreja iniciou-se, ao que tudo indica, em 1244, mas as resistências por parte das autoridades religiosas tradicionais da cidade e a eventual falta de apoio financeiro, determinaram que as obras se tivessem arrastado por todo o século XIII e que o resultado final tenha sido um templo modesto, de dimensões reduzidas e, muito provavelmente, de uma só nave (BARROCA, 2002, p.51).
No reinado de D. Fernando, monarca que concedeu particular protecção aos franciscanos, procedeu-se à construção do templo que hoje subsiste. As obras iniciaram-se já no ano da morte do rei, em 1383, e prolongaram-se pelos primeiros anos do século XIV, entrando, muito provavelmente, pela segunda década.
Pretendeu-se, acima de tudo, dotar a instituição de condições mais favoráveis à sua acção, pelo que se ampliou consideravelmente a anterior igreja. O resultado foi um templo de três naves de cinco tramos, transepto saliente e profusamente iluminado e cabeceira tripartida, com capela-mor mais profunda e cintada por grossos contrafortes. O modelo planimétrico adoptado não foi mais que o já ensaiado em variadíssimos templos góticos do país, a partir do gótico mendicante do século XIII. Mas a obra de São Francisco do Porto possui uma marca regional importante, que ajuda a caracterizar o Gótico nortenho da transição para a dinastia de Avis. Sintoma disso mesmo é o "lacrimal decorado com bolas" na parte superior das frestas da capela-mor (BARROCA, 2002, pp.52-53), elemento que prova uma certa influência galega na região Norte do país por esta altura.
Nos séculos seguintes, a igreja de São Francisco do Porto foi objecto de várias campanhas artísticas. Ainda do século XV, do reinado de D. João I, é a pintura mural alusiva à Senhora do Rosa, obra atribuída a António de Florentim e uma das mais antigas pinturas murais conservadas no país. Da década de 30 do século XVI data a Capela de São João Baptista, desenhada por João de Castilho e que constitui um dos momentos-chave na evolução deste que foi um dos principais arquitectos do ciclo manuelino.
Mas a principal campanha moderna da igreja de São Francisco foi efectuada na época barroca, remodelação que confere ao interior do templo, ainda hoje, o estatuto de igreja forrada a ouro. Com efeito, nos inícios do século XVIII, todo o interior, engrandecido ao longo da centúria anterior, foi objecto de uma remodelação radical, construindo-se, então, os principais retábulos de talha dourada. O retábulo-mor, dedicado à Árvore de Jessé, foi reformulado entre 1718 e 1721 por Filipe da Silva e António Gomes, sobre uma obra pré-existente, e constitui o mais exuberante exemplo desta temática em Portugal. Mais modesto, o Retábulo de Nossa Senhora da Rosa data já da década de 40, da responsabilidade do arquitecto Francisco do Couto. E foram muitas as actualizações estéticas que se prolongaram por todo o século XVIII, como o prova ainda o portal, enquadrado por pares de colunas salomónicas suportando um amplo entablamento, e outras obras já rococós.
No século XIX, com a extinção das ordens religiosas e um violento incêndio ocorrido em 1833, logo a seguir ao cerco do Porto pelas tropas miguelistas, o convento entrou em decadência. O claustro foi arrasado para dar lugar ao Palácio da Bolsa e a igreja foi ocupada para diversos fins, como o de armazém da Alfândega da cidade.
A importância desta igreja para o Porto e para toda a História da Arte portuguesa está bem expressa na atenção que a DGEMN lhe consagrou aquando do restauro iniciado em 1957. Ao contrário do que sucedeu na esmagadora maioria dos nossos monumentos de origem medieval, em que toda a obra pós-medieval foi sacrificada, em São Francisco do Porto tudo se manteve.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra ClassificaçãoCentro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do PilarZona histórica do Porto
Nº de Imagens12
Nº de Bibliografias14

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Tesouros Artísticos de PortugalALMEIDA, José António Ferreira deEdição1976Lisboa
A Arquitectura Gótica em PortugalCHICÓ, Mário TavaresEdição1981Lisboa
A Talha em PortugalSMITH, Robert C.Edição1962Lisboa
Guia histórico e artistico do PortoPASSOS, Carlos deEdição1935
Inventário Artístico de Portugal: Cidade do PortoQUARESMA, Maria Clementina de CarvalhoEdição1995Lisboa
Porto a Património Mundial - Processo de Candidatura da Cidade do Porto à Classificação pela UNESCO como Património Cultural da HumanidadeLOZA, Rui RamosEdição1993
A arte organística em Portugal (vol. I e II)VALENÇA, Pe. ManuelEdição1990Braga
"A ourivesaria portuense nos séculos XVII e XVIII, análise de alguns contratos", Actas do I Congresso Internacional do Barroco, vol. I, pp.335-354ALVES, Joaquim Jaime FerreiraEdição1991
"De arquitecto a entalhador. Itinerário de um artista nos séculos XVII e XVIII", Actas do I Congresso Internacional do Barroco, vol. I, pp.355-369ALVES, Natália Marinho FerreiraEdição1991
As mais belas igrejas de Portugal, vol. IGIL, JúlioEdição1988Lisboa
"Recuperação de retábulo começa sem o aval do IPPAR. Intervenção ilegal na Igreja de São Francisco", Comércio do PortoIKEN, Fátima DiasEdição1994Porto
"A ameaça que pesou sobre a «Igreja do Ouro»", Jornal de NotíciasSILVA, GermanoEdição1995
Igrejas medievais do PortoMONTEIRO, ManuelEdição1954Porto
Manuelino. À descoberta da arte do tempo de D. Manuel IDIAS, PedroEdição2002Lisboa

IMAGENS

Igreja de São Francisco - Fachada principal (poente)

Igreja de São Francisco - Vista geral (fachadas principal e lateral sul)

Igreja de São Francisco - Fachada lateral sul: portal

Igreja de São Francisco - Interior: nave central e capela-mor (vista a partir do sub-coro)

Igreja de São Francisco - Fachada lateral sul: braço do transepto

Igreja de São Francisco - Interior: órgão de tubos barroco no coro-alto

Igreja de São Francisco - Interior: retábulo lateral da Virgem do Leite

Igreja de São Francisco - Interior: Pormenor da pintura mural do retábulo lateral da Virgem do Leite

Igreja de São Francisco - Interior: nicho com retábulo e imagem de São Francisco de Assis

Igreja de São Francisco - Interior: arca tumular com jacente quinhentista no absidíolo sul

Igreja de São Francisco - Portaria publicada no DG, II Série, n.º 21, de 26-01-1960 - Texto e planta do diploma

Igreja de São Francisco - Fachada posterior nascente: cabeceira

MAPA

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