Ascensor do Lavra e meio urbano que o envolve | |||||||||||||
Designação | |||||||||||||
Designação | Ascensor do Lavra e meio urbano que o envolve | ||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Ascensor do Lavra (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Civil / Ascensor | ||||||||||||
Tipologia | Ascensor | ||||||||||||
Categoria | Arquitectura Civil | ||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||
Localização | |||||||||||||
Divisão Administrativa | Lisboa/Lisboa/Santo António | ||||||||||||
Endereço / Local |
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Distrito | Lisboa | ||||||||||||
Concelho | Lisboa | ||||||||||||
Freguesia | Santo António | ||||||||||||
Proteção | |||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como MN - Monumento Nacional | ||||||||||||
Cronologia | Decreto n.º 5/2002, DR, I Série-B. n.º 42, de 19-02-2002 (sem restrições) (ver Decreto) Edital N.º 17/98 de 16-02-1998 da CM de Lisboa Edital N.º 95/97 de 7-11-1997 da CM de Lisboa Despacho de autorização e classificação de 9-04-1997 do Ministro da Cultura Despacho de concordância de 3-04-1997 do presidente do IPPAR Parecer de 11-03-1997 da 1.ª Secção do Conselho Consultivo do IPPAR a propor a classificação do Ascensor do Lavra e meio urbano que o envolve como MN Parecer favorável de 7-10-1996 da CM de Lisboa Proposta de 1-08-1995 da Companhia Carris de Ferro de Lisboa, SA para a classificação do Ascensor do Lavra | ||||||||||||
ZEP | |||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||
CLASS_NAME | Monumento | ||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||
AFECTACAO | 9914631 | ||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | Com o dealbar do século XIX, Lisboa viu crescer o seu perímetro urbano e o número de habitantes, o que trouxe a necessidade de melhorar e modernizar a rede de transportes que servia a capital. Este processo implicava pensar na forma de ultrapassar as limitações que a topografia da cidade apresentava, nomeadamente as suas colinas. Foi neste contexto que surgiram as propostas pioneiras do engenheiro Raul Mesnier du Ponsard, que no último quartel de Oitocentos dotou a capital de nove ascensores. O primeiro a ser construído foi o Ascensor do Lavra, que liga o Largo da Anunciada à Travessa do Forno do Torel, subindo a Calçada do Lavra. A autorização para a edificação do elevador foi concedida em 1882 pela câmara municipal à Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa, e no ano de 1884 o primeiro ascensor lisboeta era inaugurado. Inicialmente, funcionava por cremalheira e por contrapeso de água, e em 1885 foi experimentado um sistema a vapor para a ascensão. A estrutura do ascensor é constituída por dois carros, que circulam alternadamente em duas vias de carris de ferro, sobre as quais se dispõe o cabo que une as duas composições. No topo do percurso, mantém o pequeno cais de embarque suportado por estrutura de ferro forjado, com dupla escadaria em pedra e plataformas de acesso aos elevadores. As paredes são revestidas por lambril de azulejos. No ano de 1897 a quebra do cabo que ligava os dois carros provocou a inutilização do ascensor, que se prolongaria por vários anos. Em 1915, o elevador foi totalmente electrificado, retomando a actividade; desde então, o elevador só deixou de funcionar em 2006, por haver o perigo de derrocada de um edifício na Calçada do Lavra. Foi reaberto em Fevereiro de 2007. Catarina Oliveira DIDA/ IGESPAR,I.P./ 3 de Outubro de 2007 | ||||||||||||
Processo | |||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | Avenida da LiberdadeCampo dos Mártires da Pátria, também denominado «Campo Santana», incluindo as suas vizinhanças de interesse histórico, artístico ou pitorescoConjunto de prédios da Rua de São José, 10 a 42, incluindo os jardins pertencentes aos mesmos prédiosEdifício do Diário de Notícias | ||||||||||||
Outra Classificação | Campo dos Mártires da Pátria, também denominado «Campo Santana», incluindo as suas vizinhanças de interesse histórico, artístico ou pitorescoConjunto de prédios da Rua de São José, 10 a 42, incluindo os jardins pertencentes aos mesmos prédios | ||||||||||||
Nº de Imagens | 5 | ||||||||||||
Nº de Bibliografias | 2 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
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A Arquitectura do Princípio do Século em Lisboa (1900-1925). | FERNANDES, José Manuel | Edição | 1991 | Lisboa | Lisboa |
"Ascensores actuais", Dicionário da História de Lisboa | ESTRELA, Edite | Edição | 1994 | Lisboa |
Ascensor do Lavra - Vista parcial do percurso com os ascensores
Ascensor do Lavra - Vista parcial do percurso com o ascensor
Ascensor do Lavra - Interior da cabine de um ascensor
Ascensor do Lavra - Zona superior do percurso
Ascensor do Lavra - Entrada norte do percurso
Palacete Vilar de Allen
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