Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Estância Termal das Caldas do Gerês constituída pelo Balneário Termal e Colunata Honório Lima
Designação
DesignaçãoEstância Termal das Caldas do Gerês constituída pelo Balneário Termal e Colunata Honório Lima
Outras Designações / PesquisasTermas do Gerês / Caldas do Gerês / Estância Termal das Caldas do Gerês (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil /
Tipologia
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Terras de Bouro/Vilar da Veiga
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Avenida Manuel Francisco da CostaGerês Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoBraga
ConcelhoTerras de Bouro
FreguesiaVilar da Veiga
Proteção
Situação ActualProcedimento caducado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaProcedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma) , alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251, de 28-12-2012 (ver Diploma)
Procedimento prorrogado até 31-12-2012 pelo Decreto-Lei n.º 115/2011, DR, 1.ª série, n.º 232, de 5-12-2011 (ver Diploma)
Procedimento prorrogado pelo Despacho n.º 19338/2010, DR, 2.ª série, n.º 252, de 30-12-2010 (ver Despacho)
Despacho de abertura de 7-07-2004 do presidente do IPPAR
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaBalneário Termal, trata-se de um edifício que foi construído entre 1897 a 1899 e que representou para a época em causa, uma das mais modernas instalações para aquistas. É constituído por um corpo central, dois laterais e uma torre. Para usufruto, este equipamento foi intervencionado em 2001, em termos de obras de conservação, higienização e qualificação dos espaços, recorrendo, essencialmente, à renovação e aplicação de revestimentos de paredes e pavimentos, com materiais laváveis, e tendo sido introduzido equipamento tecnológico. No entanto, a sua estrutura e imagem não foram descaracterizadas pela acção de revitalização e qualificação, pelo que, conseguiu manter os seus valores originais. Aliás, actualmente continua em actividade como estrutura balnear, sendo das poucas que mantêm este carácter de preservação; Colunata Honório de Lima foi mandada construir por Honório Lima, "benemérito das Caldas. Sem ter dados que o confirmem, diz-se que o desenho da colunata foi concebido por Raúl Lino" (conforme requerimento para a instrução do processo de classificação) e terá sido construída em 1926. Faz o remate da Avenida no extremo norte e desenvolve-se sobre um jardim público. " O seu estado de conservação é razoável, mas a necessitar de obras de conservação/restauro. Refere-se ainda o usufruto menos qualificado do seu espaço.
Casas Amarelas, conjunto de casas de habitação designado por Casas Amarelas têm actualmente no piso térreo lojas de comércio, sendo os pisos superiores destinados a alojamentos de habitação. Neste conjunto há parcelas já intervencionadas, prevendo-se a recuperação das restantes que se encontram bastante degradadas. Para estas o programa propõe a demolição do interior como forma de revitalização. Prevê-se ainda uma ampliação de uma área de apoio ao balnear, que se situa na continuidade do arruamento.
Hotel Maia ao qual se reconhece um significado histórico - cultural local, constatou-se que a intervenção ao qual foi sujeito de revitalização e ampliação originou um crescimento volumétrico em forma de mansarda, pelo aumento de pisos na parte superior. Esta intervenção também veio a alterar profundamente o interior do edifício original. Contudo, preservou a bela fachada correspondente ao edifício primitivo.
Em face ao exposto, considera-se que os imóveis que, pelas características únicas e requisitos no âmbito do património histórico-arquitectónico, suportam uma classificação de âmbito nacional são o Balneário Termal e a Colunata Honório de Lima.
Sobre os restantes edifícios considera-se que a adulteração dos valores originais teve como consequência a perda de identidade que suporte uma classificação de âmbito nacional. No entanto, entende-se que devido ao valor cultural que inserem como valor de conjunto, a sua classificação dever-se-á inserir no âmbito da classificação de imóveis de interesse municipal.
SG
ProcessoA1 Lisboa/Porto; A3 Porto/Braga (saída Celeirós); EN Braga/Chaves (saída Gerês/Caniçada).
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias10

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
À Volta das TermasACCIAIUOLI, Luís de MenesesEdição
Termas do Gerês. A Defesa do FuturoARAÚJO, José António deEdição2001
Anuário Médico-Hidrológico de PortugalARAÚJO, José António deEdição1963Lisboa
As águas thermaes do Gerez. Nascentes da Bica, Forte e Telha. Memória e estudo bacteriologicoSILVA, A. J. Ferreira da; PEREIRA, José SalgadoEdiçãoPorto
Anuário Médico-Hidrológico de PortugalMATA, M. Marques daEdição1963Lisboa
Termas da Curia: abordagem da arquitectura termal. Tese de mestrado.COIMBRA, Ana Rita FreireEdição2012Lisboa
Memórias das Caldas do GerezEdição1943Lisboa
Gerez. PortugalEdição1908Porto
Caldas do Gerez. Estabelecimentos Termais e Hidroterapicos, Águas Medicinais. Indicações sobre o seu uso na origem e no domicilio.Edição1898Porto
Breve noticia sobre as Caldas do Gerez. Estabelecimentos Termais e Hidroterapicos. Cura gerezianaEdição1902Porto
Gerez. Roteiro da Serra do GerezEdição1935Porto

IMAGENS

Estância Termal das Caldas do Gerês - Balneário: fachada posterior

Estância Termal das Caldas do Gerês - Vista geral

Estância Termal das Caldas do Gerês - Interior do Balneário: corredor

Estância Termal das Caldas do Gerês - Colunata Honório Lima

Estância Termal das Caldas do Gerês - Balneário: corpo central da fachada

Palacete Vilar de Allen
Rua António Cardoso, nº 175
4150-081 Porto, Portugal
NIF 517 842 920

Tel. +351 226 000 454
geral@patrimoniocultural.gov.pt