Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Convento e Basílica de Mafra
Designação
DesignaçãoConvento e Basílica de Mafra
Outras Designações / PesquisasReal Edifício de Mafra - Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada / Palácio Nacional de Mafra / Convento e Basílica de Mafra / Museu de Escultura Comparada (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / Tapada de Mafra (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Palácio
TipologiaPalácio
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Mafra/Mafra
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Terreiro de D. João VMafra Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.936929-9.325882
DistritoLisboa
ConcelhoMafra
FreguesiaMafra
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
Decreto de 10-01-1907, DG, n.º 14, de 17-01-1907 (ver Decreto)
ZEPPortaria n.º 178/92, DR, II Série, n.º 127, de 2-06-1992 (com ZNA) (rectificou o perímetro da ZEP) (ver Decreto)
Portaria de 13-04-1965, publicada no DG, 2.ª série, de 5-05-1965 (substitui a portaria anterior)
Portaria de 18-05-1948, publicada no DG, 2.ª série, de 29-06-1948
Zona "non aedificandi"Portaria n.º 178/92, DR, II Série, n.º 127, de 2-06-1992
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9913229
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO monumento mais importante do reinado de D. João V, que tanto influenciou a arquitectura portuguesa subsequente, inscreve-se numa lógica complexa, assente sobre princípios que pretendiam legitimar a autoridade do monarca a nível interno e externo. Na realidade, esta duplicidade de políticas esteve sempre presente nas opções do Magnânimo, condicionada pelas escolhas de D. Pedro II, mas plenamente assumida e defendida no decorrer do seu reinado. Se a imposição do seu poder no interior do país era importante, a denominada política romana visava impor Portugal no mapa europeu, ao nível das mais importantes nações, como eram França e Espanha (PIMENTEL, 1992, p.24). A Mafra (formado pelo conjunto Palácio Real, Basílica e Convento) "simbólica e imensurável, caber-lhe-ia fornecer a ilustração visual e retórica de um poder absoluto, que alcançara fundir no seu corpo gigantesco a totalidade das referências que polarizam a lealdade da Nação" (IDEM, p.18 e 225).
Os estudos de A. Filipe Pimentel, que temos vindo a seguir, permitiram que, hoje, sejam relativamente claras as fases de evolução da ideia e das obras deste imenso complexo arquitectónico. As fontes nacionais parecem concordar em relação ao voto sucessório feito por D. João V, em consequência do qual o monarca autorizou, em 1711, a edificação de um convento franciscano em Mafra. Todavia, nos anos que medeiam entre 1711 e 1717, data do lançamento da primeira pedra, ocorreu uma primeira alteração de planos, e os alicerces abertos em 1716 tinham já em vista um convento de 80 monges e não de 13, como estava originalmente previsto. O risco deste primeiro templo é, actualmente, atribuído, sem grande contestação, ao arquitecto João Frederico Ludovice, natural da Suábia e que viera para o nosso país, em 1701, como ourives.
Os trabalhos desta fase prolongar-se-iam até aos primeiros anos da década de 1720 (1721-1722), quando D. João V reformulou por completo a sua ideia para Mafra, ampliando o convento de forma a poder receber 300 monges. A esta modificação de planos não deverá ser estranho o ainda mal esclarecido abandono do projecto da Patriarcal (em 1719), que o rei pretendia construir na capital, sob o risco do italiano Juvara. O facto da igreja estar já num estado bastante avançado implicou a sua manutenção, adaptando-se e ampliando-se o restante plano, ainda sob a responsabilidade de João Frederico Ludovice. As obras avançaram a um ritmo extraordinário e, de todos os pontos do reino chegaram trabalhadores, transformando Mafra num dos maiores estaleiros que o nosso país conheceu. Sagrada a igreja em 1730, o restante complexo ainda demoraria a ficar totalmente concluído, por aqui passando uma série de arquitectos, cuja obra é, ainda, mal conhecida (Custório Vieira que se sabe ter desenhado a escadaria dupla da portaria-mor do convento; Manuel da Maia; João Pedro Ludovice), e todo um conjunto de artistas (pintores, escultores, entalhadores...), boa parte dos quais italianos (o escultor Vicenzo Foggini, ou os pintores Agostino Masucci e Corrado Giaquinto), e o francês Claude Laprade, que imprimiram uma magnificência extraordinária aos interiores do palácio, de que destacamos a Basílica e a Biblioteca, esta última numa fase mais tardia.
Sobre os modelos arquitectónicos muito se tem discutido, embora seja consensual a influência romana (principalmente de São Pedro), germânica e ainda a persistente tradição nacional, bem visível nos ritmos uniformes. A igreja axial une os palácios do Rei e da Rainha, papel que a biblioteca desempenha no extremo oposto, envolvendo ainda o convento, estruturado em torno de um pátio (IDEM, 1991, p.37). Nestas componentes áulicas, eclesiásticas, militares e de saber, se estrutura a ideia de D. João V, materializada num edifício que pela sua imponência e imenso estaleiro haveria de influenciar de forma inequívoca toda a produção arquitectónica e artística posterior, assinalando "a penetração definitiva do barroco" no nosso país (GOMES, 1988, p.13). RC
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra ClassificaçãoReal Edifício de Mafra - Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada
Nº de Imagens78
Nº de Bibliografias31

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
O BarrocoSERRÃO, VítorEdição2003Lisboa
A Escultura de MafraPEREIRA, José FernandesEdição2003Lisboa Tipo : Colecção - Arte e Património Estudo rigoroso sobre o conjunto escultórico da Basílica e Palácio Nacional de Mafra, de singular representatividade das mais destacadas oficinas romanas setecentistas. Mais do que um roteiro das peças que povoam a galilé e o interior da Igreja, este livro propõe uma visão completa do ciclo produtivo da estatuária, das condições da sua encomenda e das implicações iconográficas das escolhas definidas pela corte joanina.
"O barroco do século XVIII", História da Arte Portuguesa, vol.3PEREIRA, José FernandesEdição1995Lisboapp. 51-181.
"O Real Edifício de Mafra. A grandeza do pormenor". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 6-27PEREIRA, MárioEdição2017Lisboa
"João Frederico Ludovice. Um arquiteto para El-Rei". Revista Monumentos, n..º 35, pp. 52-67PEREIRA, PauloEdição2017Lisboa
"Roma Triumphans. A pintura joanina para Mafra (1717-1733)". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 108-121SALDANHA, NunoEdição2017Lisboa
Joanni V Magnifico. A Pintura em Portugal ao Tempo de D. João V 1706-1750SALDANHA, NunoEdição1994Lisboa
"Do Convento de Mafra ao Real Edifício". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 38-51PIMENTEL, António FilipeEdição2017Lisboa
"Real Basílica de Mafra : Salão de Trono e Panteão de Reis", Boletim Cultural '93PIMENTEL, António FilipeEdição1994MafraBG: PP165
O Real Edifício de Mafra: arquitectura e poderPIMENTEL, António FilipeEdição1992Coimbra
"Absolutismo, Corte e Palácio Real - em torno dos palácios de D. João V", Arqueologia do Estado - 1as jornadas sobre formas de organização e exercício dos poderes na Europa do Sul sécs. XIII-XVIIIPIMENTEL, António FilipeEdição1988Lisboa
"Memórias e Memorialistas. 2. A obra de Cirilo Volkmar Machado no Palácio Nacional de Mafra, apresentada pelo próprio", Boletim Cultural '95, pp. 309-330GANDRA, Manuel JoaquimEdição1996Mafra
"Iconografia do Monumento de Mafra (desenho, pintura, gravura, até 1900)", Boletim Cultural '97, pp. 219-256GANDRA, Manuel JoaquimEdição1998Mafra
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, vol. III (Mafra, Loures e Vila Franca de Xira)AZEVEDO, Carlos deEdição1963Lisboa
D. João V e a arte do seu tempoCARVALHO, Aires deEdição1962Lisboa
"O Real Edifício de Mafra. Valor cultural de exceção". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 156-171GORJÃO, SérgioEdição2017Lisboa
"Mafra, a «alameda» e o canal da Ericeira". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 28-37MOREIRA, RafaelEdição2017Lisboa
Identidades. Património Arquitectónico do Concelho de MafraFERNANDES, Paulo AlmeidaEdição2009Mafra
A cultura arquitectónica e artística em Portugal no séc. XVIIIGOMES, Paulo VarelaEdição1988Lisboa
"Sete estátuas e um relevo. As obras de Carlo Monaldi na Basílica de Nossa Senhora e Santo António de Mafra". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 84-93VALE, Teresa LeonorEdição2017Lisboa
"A Real Obra de Mafra. Da escolha do sítio à urbanização de uma «cidade efémera»". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 74-83PAGARÁ, AnaEdição2017Lisboa
"Carta do Património do Concelho de Mafra. 1. Análise preliminar da evolução histórico-urbanística do Terreiro de D. João V em Mafra", Boletim Cultural 2006, pp. 393-418PAGARÁ, AnaEdição2007Mafra
Identidades. Património Arquitectónico do Concelho de MafraVILAR, Maria do CarmoEdição2009Mafra
"Carta do Património do Concelho de Mafra. 1 - Lavabos de Sacristia", Boletim Cultural '97, pp.371-396VILAR, Maria do CarmoEdição1998Mafra
A escola de escultura de Mafra, sep. da revista Belas Artes, n.º 19CARVALHO, Ayres deEdição1964Lisboa
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, vol. III (Mafra, Loures e Vila Franca de Xira)FERRÃO, JulietaEdição1963Lisboa
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, vol. III (Mafra, Loures e Vila Franca de Xira)GUSMÃO, Adriano deEdição1963Lisboa
"Carta do Património do Concelho de Mafra. 4. Plantas anotadas do Monumento de Mafra", Boletim Cultural '94, p. 333-339PIRES, LemosEdição1995Mafra
"Carta do Património do Concelho de Mafra. 5. Subsídios para a História do Palácio Nacional de Mafra", Boletim Cultural' 94, pp. 340-351MONTENEGRO, Maria MargaridaEdição1995Mafra
"Carta do Património do Concelho de Mafra. 5. Subsídios para a História do Palácio Nacional de Mafra", Boletim Cultural' 94, pp. 340-351OLIVEIRA, Isabel M. Yglesias deEdição1995Mafra
"Carta do Património do Concelho de Mafra. 5. Subsídios para a História do Palácio Nacional de Mafra", Boletim Cultural' 94, pp. 340-351SANTOS, M. Fernanda Monteiro dosEdição1995Mafra
"Carta do Património do Concelho de Mafra. 5. Subsídios para a História do Palácio Nacional de Mafra", Boletim Cultural' 94, pp. 340-351CORDEIRO, Maria GabrielaEdição1995Mafra
"A Aula de Escultura de Mafra". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 94-107SALDANHA, Sandra CostaEdição2017Lisboa
"A Livraria de Mafra". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 126-133AMARAL, TeresaEdição2017Lisboa
"O sítio sineiro de Mafra". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 134-141CARVALHO, João SoeiroEdição2017Lisboa
"O Jardim do Cerco e a Tapada Real de Mafra". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 142-155CASTEL-BRANCO, CristinaEdição2017Lisboa
"Memórias e Memorialistas. 1. Carta sobre as coisas notáveis do Edifício de Mafra: Um relato inédito de 1805", Boletim, Cultural '95, pp. 296-308BARATA, Paulo J. S.Edição1996Mafra

IMAGENS

Convento e Basílica de Mafra - Fachada principal (após limpeza)

Convento e Basílica de Mafra - Panorâmica do claustro

Convento e Basílica de Mafra - Interior da Sala de Caça: vista geral

Convento e Basílica de Mafra - Interior da Biblioteca: vista geral

Convento e Basílica de Mafra - Fachada principal da Basílica

Convento e Basílica de Mafra - Fachada Principal (antes da limpeza)

Convento e Basílica de Mafra - Fachada principal: remate da basílica e torres sineiras

Convento e Basílica de Mafra - Fachada lateral norte da basílica: corpo do braço do transepto

Convento e Basílica de Mafra - Interior da galilé: vista geral para norte

Convento e Basílica de Mafra - Interior do palácio: escadaria de acesso ao piso nobre

Convento e Basílica de Mafra - Claustro: fachadas acima do terraço

Convento e Basílica de Mafra - Claustro: arcos da galeria

Convento e Basílica de Mafra - Claustro: vista da arcaria

Convento e Basílica de Mafra - Galilé: nicho com escultura de vulto representando Santa Teresa de Jesus

Convento e Basílica de Mafra - Fachada principal: nicho com escultura de vulto representando Santa Clara de Assis

Convento e Basílica de Mafra - Interior da galilé: nicho com escultura de vulto representando São João de Deus

Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: tocheiro garnier.

Convento e Basílica de Mafra - Pintura sobre tela representando a Última Ceia

Convento e Basílica de Mafra - Pormenor de pintura sobre tela representando a Última Ceia (em restauro)

Convento e Basílica de Mafra - Planta com a delimitação e a ZEP homologada pelo MC (só em vigor após publicação no DR)

Convento e Basílica de Mafra - Pormenor do tocheiro.

Convento e Basílica de Mafra - Tocheiro: pormenor

Convento e Basílica de Mafra - Tocheiro garnier.

Convento e Basílica de Mafra - Tocheiro garnier (Sala das Bençãos)

Convento e Basílica de Mafra - Pintura sobre tela (São Pedro de Alcântara)

Convento e Basílica de Mafra - Pintura sobre tela representando a Visão de São Pedro de Alcântara

Convento e Basílica de Mafra - Fachada principal: vista geral

Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: andaimes para o restauro de órgão no braço norte do transepto

Convento e Basílica de Mafra - Interior da capela-mor: vista geral

Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: órgão da capela-mor (lado do Evangelho)

Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: pormenor dos tubos do órgão na capela-mor

Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: órgão da capela-mor (lado do Evangelho)

Real Edifício de Mafra - Palácio, Basília, Convento, Jardim do Cerco e Tapada - Planta anexa ao anúncio de abertura do procedimento de classificação nacional, com a delimitação e a ZGP que esteve em vigor até à classificação + ZEP, por via da UNESCO

Real Edifício de Mafra - Palácio, Basília, Convento, Jardim do Cerco e Tapada - Planta relativa à classificação como MN + ZEP, por via da UNESCO

Convento e Basílica de Mafra - Portaria n.º 178/92, DR, II Série, n.º 127, de 02-06-1992 - Texto e planta do diploma

Convento e Basílica de Mafra - Interior da capela-mor: vista geral

Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: andaimes no braço norte do transepto (restauro de órgãos)

Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: órgão da capela-mor (lado do Evangelho)

Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: vista da capela-mor

Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: órgão da capela-mor (lado do Evangelho)

Convento e Basílica de Mafra - Sala de restauro dos órgãos

Convento e Basílica de Mafra - Sala de restauro dos órgãos

Convento e Basílica de Mafra - Sala de restauro dos órgãos

Convento e Basílica de Mafra - Interior da sala de restauro dos órgãos da Basílica

Convento e Basílica de Mafra - Sala de restauro dos órgãos

Convento e Basílica de Mafra - Interior da sala de restauro dos órgãos da Basílica

Convento e Basílica de Mafra - Sala de restauro dos órgãos

Convento e Basílica de Mafra - Interior do palácio: quarto de banho

Convento e Basílica de Mafra - Interior do palácio: sala do toucador

Convento e Basílica de Mafra - Interior do palácio: quarto de dormir de D. João IV

Convento e Basílica de Mafra - Interior do palácio: sala de passagem

Convento e Basílica de Mafra - Interior do palácio: sala do toucador

Convento e Basílica de Mafra - Ínicio dos trabalhos de restauro das fachadas: montagem do estaleiro (restauro do exterior)

Convento e Basílica de Mafra - Restauro dos torreões e dos lanternis (cobertura)

Convento e Basílica de Mafra - Chaparia de cobre, sobre as coberturas em posição de trabalho (restauro do exterior)

Convento e Basílica de Mafra - Acabamento das coberturas (restauro do exterior)

Convento e Basílica de Mafra - Rolo de malha metálica para as coberturas (Restauro do exterior)

Convento e Basílica de Mafra - Vista parcial das coberturas (estauro do exterior)

Convento e Basílica de Mafra - Zimbório com andaimes (restauro do exterior)

Convento e Basílica de Mafra - Estaleiro de restauro da ábside da basílica e torre de trabalho

Convento e Basílica de Mafra - Restauro das fachadas e coberturas.

Convento e Basílica de Mafra - Interior da Biblioteca: vista geral

Convento e Basílica de Mafra - Interior do palácio: vista geral da Sala do Trono

Convento e Basílica de Mafra - Zimbório: pormenor de janela e colunas do tambor

Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: nave vista a partir do varandim do zimbório

Convento e Basílica de Mafra - Zimbório: pormenor de relevo na cimalha do tambor

Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: cúpula do zimbório

Convento e Basílica de Mafra - Terraço da basílica: balaustradas e sino

Convento e Basílica de Mafra - Terraços do lado sul: colocação de coberturas

Convento e Basílica de Mafra - Terraços do lado sul: colocação de coberturas

Convento e Basílica de Mafra - Terraço: pormenor da balaustrada da basílica do lado sul

Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: intradorso sobre a nave

Convento e Basílica de Mafra - Terraços do lado sul: colocação de coberturas

Convento e Basílica de Mafra - Cobertura da basílica: terraço e torre sineira sul

Convento e Basílica de Mafra - Interior: sala dos pesos sobre a basílica

Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: intradorso sobre a nave

Convento e Basílica de Mafra - Fachada principal: pormenor de tocheiro no remate do terraço

Convento e Basílica de Mafra - Zimbório: vista geral

MAPA

Abrir

Palacete Vilar de Allen
Rua António Cardoso, nº 175
4150-081 Porto, Portugal
NIF 517 842 920

Tel. +351 226 000 454
geral@patrimoniocultural.gov.pt