Convento e Basílica de Mafra | |||||||||||||
Designação | |||||||||||||
Designação | Convento e Basílica de Mafra | ||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Real Edifício de Mafra - Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada / Palácio Nacional de Mafra / Convento e Basílica de Mafra / Museu de Escultura Comparada (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / Tapada de Mafra (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Civil / Palácio | ||||||||||||
Tipologia | Palácio | ||||||||||||
Categoria | Arquitectura Civil | ||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||
Localização | |||||||||||||
Divisão Administrativa | Lisboa/Mafra/Mafra | ||||||||||||
Endereço / Local |
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Distrito | Lisboa | ||||||||||||
Concelho | Mafra | ||||||||||||
Freguesia | Mafra | ||||||||||||
Proteção | |||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como MN - Monumento Nacional | ||||||||||||
Cronologia | Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto) Decreto de 10-01-1907, DG, n.º 14, de 17-01-1907 (ver Decreto) | ||||||||||||
ZEP | Portaria n.º 178/92, DR, II Série, n.º 127, de 2-06-1992 (com ZNA) (rectificou o perímetro da ZEP) (ver Decreto) Portaria de 13-04-1965, publicada no DG, 2.ª série, de 5-05-1965 (substitui a portaria anterior) Portaria de 18-05-1948, publicada no DG, 2.ª série, de 29-06-1948 | ||||||||||||
Zona "non aedificandi" | Portaria n.º 178/92, DR, II Série, n.º 127, de 2-06-1992 | ||||||||||||
CLASS_NAME | Conjunto | ||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||
AFECTACAO | 9913229 | ||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | O monumento mais importante do reinado de D. João V, que tanto influenciou a arquitectura portuguesa subsequente, inscreve-se numa lógica complexa, assente sobre princípios que pretendiam legitimar a autoridade do monarca a nível interno e externo. Na realidade, esta duplicidade de políticas esteve sempre presente nas opções do Magnânimo, condicionada pelas escolhas de D. Pedro II, mas plenamente assumida e defendida no decorrer do seu reinado. Se a imposição do seu poder no interior do país era importante, a denominada política romana visava impor Portugal no mapa europeu, ao nível das mais importantes nações, como eram França e Espanha (PIMENTEL, 1992, p.24). A Mafra (formado pelo conjunto Palácio Real, Basílica e Convento) "simbólica e imensurável, caber-lhe-ia fornecer a ilustração visual e retórica de um poder absoluto, que alcançara fundir no seu corpo gigantesco a totalidade das referências que polarizam a lealdade da Nação" (IDEM, p.18 e 225). Os estudos de A. Filipe Pimentel, que temos vindo a seguir, permitiram que, hoje, sejam relativamente claras as fases de evolução da ideia e das obras deste imenso complexo arquitectónico. As fontes nacionais parecem concordar em relação ao voto sucessório feito por D. João V, em consequência do qual o monarca autorizou, em 1711, a edificação de um convento franciscano em Mafra. Todavia, nos anos que medeiam entre 1711 e 1717, data do lançamento da primeira pedra, ocorreu uma primeira alteração de planos, e os alicerces abertos em 1716 tinham já em vista um convento de 80 monges e não de 13, como estava originalmente previsto. O risco deste primeiro templo é, actualmente, atribuído, sem grande contestação, ao arquitecto João Frederico Ludovice, natural da Suábia e que viera para o nosso país, em 1701, como ourives. Os trabalhos desta fase prolongar-se-iam até aos primeiros anos da década de 1720 (1721-1722), quando D. João V reformulou por completo a sua ideia para Mafra, ampliando o convento de forma a poder receber 300 monges. A esta modificação de planos não deverá ser estranho o ainda mal esclarecido abandono do projecto da Patriarcal (em 1719), que o rei pretendia construir na capital, sob o risco do italiano Juvara. O facto da igreja estar já num estado bastante avançado implicou a sua manutenção, adaptando-se e ampliando-se o restante plano, ainda sob a responsabilidade de João Frederico Ludovice. As obras avançaram a um ritmo extraordinário e, de todos os pontos do reino chegaram trabalhadores, transformando Mafra num dos maiores estaleiros que o nosso país conheceu. Sagrada a igreja em 1730, o restante complexo ainda demoraria a ficar totalmente concluído, por aqui passando uma série de arquitectos, cuja obra é, ainda, mal conhecida (Custório Vieira que se sabe ter desenhado a escadaria dupla da portaria-mor do convento; Manuel da Maia; João Pedro Ludovice), e todo um conjunto de artistas (pintores, escultores, entalhadores...), boa parte dos quais italianos (o escultor Vicenzo Foggini, ou os pintores Agostino Masucci e Corrado Giaquinto), e o francês Claude Laprade, que imprimiram uma magnificência extraordinária aos interiores do palácio, de que destacamos a Basílica e a Biblioteca, esta última numa fase mais tardia. Sobre os modelos arquitectónicos muito se tem discutido, embora seja consensual a influência romana (principalmente de São Pedro), germânica e ainda a persistente tradição nacional, bem visível nos ritmos uniformes. A igreja axial une os palácios do Rei e da Rainha, papel que a biblioteca desempenha no extremo oposto, envolvendo ainda o convento, estruturado em torno de um pátio (IDEM, 1991, p.37). Nestas componentes áulicas, eclesiásticas, militares e de saber, se estrutura a ideia de D. João V, materializada num edifício que pela sua imponência e imenso estaleiro haveria de influenciar de forma inequívoca toda a produção arquitectónica e artística posterior, assinalando "a penetração definitiva do barroco" no nosso país (GOMES, 1988, p.13). RC | ||||||||||||
Processo | |||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | |||||||||||||
Outra Classificação | Real Edifício de Mafra - Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada | ||||||||||||
Nº de Imagens | 78 | ||||||||||||
Nº de Bibliografias | 31 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
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O Barroco | SERRÃO, Vítor | Edição | 2003 | Lisboa | |
A Escultura de Mafra | PEREIRA, José Fernandes | Edição | 2003 | Lisboa | Tipo : Colecção - Arte e Património Estudo rigoroso sobre o conjunto escultórico da Basílica e Palácio Nacional de Mafra, de singular representatividade das mais destacadas oficinas romanas setecentistas. Mais do que um roteiro das peças que povoam a galilé e o interior da Igreja, este livro propõe uma visão completa do ciclo produtivo da estatuária, das condições da sua encomenda e das implicações iconográficas das escolhas definidas pela corte joanina. |
"O barroco do século XVIII", História da Arte Portuguesa, vol.3 | PEREIRA, José Fernandes | Edição | 1995 | Lisboa | pp. 51-181. |
"O Real Edifício de Mafra. A grandeza do pormenor". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 6-27 | PEREIRA, Mário | Edição | 2017 | Lisboa | |
"João Frederico Ludovice. Um arquiteto para El-Rei". Revista Monumentos, n..º 35, pp. 52-67 | PEREIRA, Paulo | Edição | 2017 | Lisboa | |
"Roma Triumphans. A pintura joanina para Mafra (1717-1733)". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 108-121 | SALDANHA, Nuno | Edição | 2017 | Lisboa | |
Joanni V Magnifico. A Pintura em Portugal ao Tempo de D. João V 1706-1750 | SALDANHA, Nuno | Edição | 1994 | Lisboa | |
"Do Convento de Mafra ao Real Edifício". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 38-51 | PIMENTEL, António Filipe | Edição | 2017 | Lisboa | |
"Real Basílica de Mafra : Salão de Trono e Panteão de Reis", Boletim Cultural '93 | PIMENTEL, António Filipe | Edição | 1994 | Mafra | BG: PP165 |
O Real Edifício de Mafra: arquitectura e poder | PIMENTEL, António Filipe | Edição | 1992 | Coimbra | |
"Absolutismo, Corte e Palácio Real - em torno dos palácios de D. João V", Arqueologia do Estado - 1as jornadas sobre formas de organização e exercício dos poderes na Europa do Sul sécs. XIII-XVIII | PIMENTEL, António Filipe | Edição | 1988 | Lisboa | |
"Memórias e Memorialistas. 2. A obra de Cirilo Volkmar Machado no Palácio Nacional de Mafra, apresentada pelo próprio", Boletim Cultural '95, pp. 309-330 | GANDRA, Manuel Joaquim | Edição | 1996 | Mafra | |
"Iconografia do Monumento de Mafra (desenho, pintura, gravura, até 1900)", Boletim Cultural '97, pp. 219-256 | GANDRA, Manuel Joaquim | Edição | 1998 | Mafra | |
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, vol. III (Mafra, Loures e Vila Franca de Xira) | AZEVEDO, Carlos de | Edição | 1963 | Lisboa | |
D. João V e a arte do seu tempo | CARVALHO, Aires de | Edição | 1962 | Lisboa | |
"O Real Edifício de Mafra. Valor cultural de exceção". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 156-171 | GORJÃO, Sérgio | Edição | 2017 | Lisboa | |
"Mafra, a «alameda» e o canal da Ericeira". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 28-37 | MOREIRA, Rafael | Edição | 2017 | Lisboa | |
Identidades. Património Arquitectónico do Concelho de Mafra | FERNANDES, Paulo Almeida | Edição | 2009 | Mafra | |
A cultura arquitectónica e artística em Portugal no séc. XVIII | GOMES, Paulo Varela | Edição | 1988 | Lisboa | |
"Sete estátuas e um relevo. As obras de Carlo Monaldi na Basílica de Nossa Senhora e Santo António de Mafra". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 84-93 | VALE, Teresa Leonor | Edição | 2017 | Lisboa | |
"A Real Obra de Mafra. Da escolha do sítio à urbanização de uma «cidade efémera»". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 74-83 | PAGARÁ, Ana | Edição | 2017 | Lisboa | |
"Carta do Património do Concelho de Mafra. 1. Análise preliminar da evolução histórico-urbanística do Terreiro de D. João V em Mafra", Boletim Cultural 2006, pp. 393-418 | PAGARÁ, Ana | Edição | 2007 | Mafra | |
Identidades. Património Arquitectónico do Concelho de Mafra | VILAR, Maria do Carmo | Edição | 2009 | Mafra | |
"Carta do Património do Concelho de Mafra. 1 - Lavabos de Sacristia", Boletim Cultural '97, pp.371-396 | VILAR, Maria do Carmo | Edição | 1998 | Mafra | |
A escola de escultura de Mafra, sep. da revista Belas Artes, n.º 19 | CARVALHO, Ayres de | Edição | 1964 | Lisboa | |
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, vol. III (Mafra, Loures e Vila Franca de Xira) | FERRÃO, Julieta | Edição | 1963 | Lisboa | |
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, vol. III (Mafra, Loures e Vila Franca de Xira) | GUSMÃO, Adriano de | Edição | 1963 | Lisboa | |
"Carta do Património do Concelho de Mafra. 4. Plantas anotadas do Monumento de Mafra", Boletim Cultural '94, p. 333-339 | PIRES, Lemos | Edição | 1995 | Mafra | |
"Carta do Património do Concelho de Mafra. 5. Subsídios para a História do Palácio Nacional de Mafra", Boletim Cultural' 94, pp. 340-351 | MONTENEGRO, Maria Margarida | Edição | 1995 | Mafra | |
"Carta do Património do Concelho de Mafra. 5. Subsídios para a História do Palácio Nacional de Mafra", Boletim Cultural' 94, pp. 340-351 | OLIVEIRA, Isabel M. Yglesias de | Edição | 1995 | Mafra | |
"Carta do Património do Concelho de Mafra. 5. Subsídios para a História do Palácio Nacional de Mafra", Boletim Cultural' 94, pp. 340-351 | SANTOS, M. Fernanda Monteiro dos | Edição | 1995 | Mafra | |
"Carta do Património do Concelho de Mafra. 5. Subsídios para a História do Palácio Nacional de Mafra", Boletim Cultural' 94, pp. 340-351 | CORDEIRO, Maria Gabriela | Edição | 1995 | Mafra | |
"A Aula de Escultura de Mafra". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 94-107 | SALDANHA, Sandra Costa | Edição | 2017 | Lisboa | |
"A Livraria de Mafra". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 126-133 | AMARAL, Teresa | Edição | 2017 | Lisboa | |
"O sítio sineiro de Mafra". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 134-141 | CARVALHO, João Soeiro | Edição | 2017 | Lisboa | |
"O Jardim do Cerco e a Tapada Real de Mafra". Revista Monumentos, n.º 35, pp. 142-155 | CASTEL-BRANCO, Cristina | Edição | 2017 | Lisboa | |
"Memórias e Memorialistas. 1. Carta sobre as coisas notáveis do Edifício de Mafra: Um relato inédito de 1805", Boletim, Cultural '95, pp. 296-308 | BARATA, Paulo J. S. | Edição | 1996 | Mafra |
Convento e Basílica de Mafra - Fachada principal (após limpeza)
Convento e Basílica de Mafra - Panorâmica do claustro
Convento e Basílica de Mafra - Interior da Sala de Caça: vista geral
Convento e Basílica de Mafra - Interior da Biblioteca: vista geral
Convento e Basílica de Mafra - Fachada principal da Basílica
Convento e Basílica de Mafra - Fachada Principal (antes da limpeza)
Convento e Basílica de Mafra - Fachada principal: remate da basílica e torres sineiras
Convento e Basílica de Mafra - Fachada lateral norte da basílica: corpo do braço do transepto
Convento e Basílica de Mafra - Interior da galilé: vista geral para norte
Convento e Basílica de Mafra - Interior do palácio: escadaria de acesso ao piso nobre
Convento e Basílica de Mafra - Claustro: fachadas acima do terraço
Convento e Basílica de Mafra - Claustro: arcos da galeria
Convento e Basílica de Mafra - Claustro: vista da arcaria
Convento e Basílica de Mafra - Galilé: nicho com escultura de vulto representando Santa Teresa de Jesus
Convento e Basílica de Mafra - Fachada principal: nicho com escultura de vulto representando Santa Clara de Assis
Convento e Basílica de Mafra - Interior da galilé: nicho com escultura de vulto representando São João de Deus
Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: tocheiro garnier.
Convento e Basílica de Mafra - Pintura sobre tela representando a Última Ceia
Convento e Basílica de Mafra - Pormenor de pintura sobre tela representando a Última Ceia (em restauro)
Convento e Basílica de Mafra - Planta com a delimitação e a ZEP homologada pelo MC (só em vigor após publicação no DR)
Convento e Basílica de Mafra - Pormenor do tocheiro.
Convento e Basílica de Mafra - Tocheiro: pormenor
Convento e Basílica de Mafra - Tocheiro garnier.
Convento e Basílica de Mafra - Tocheiro garnier (Sala das Bençãos)
Convento e Basílica de Mafra - Pintura sobre tela (São Pedro de Alcântara)
Convento e Basílica de Mafra - Pintura sobre tela representando a Visão de São Pedro de Alcântara
Convento e Basílica de Mafra - Fachada principal: vista geral
Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: andaimes para o restauro de órgão no braço norte do transepto
Convento e Basílica de Mafra - Interior da capela-mor: vista geral
Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: órgão da capela-mor (lado do Evangelho)
Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: pormenor dos tubos do órgão na capela-mor
Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: órgão da capela-mor (lado do Evangelho)
Real Edifício de Mafra - Palácio, Basília, Convento, Jardim do Cerco e Tapada - Planta anexa ao anúncio de abertura do procedimento de classificação nacional, com a delimitação e a ZGP que esteve em vigor até à classificação + ZEP, por via da UNESCO
Real Edifício de Mafra - Palácio, Basília, Convento, Jardim do Cerco e Tapada - Planta relativa à classificação como MN + ZEP, por via da UNESCO
Convento e Basílica de Mafra - Portaria n.º 178/92, DR, II Série, n.º 127, de 02-06-1992 - Texto e planta do diploma
Convento e Basílica de Mafra - Interior da capela-mor: vista geral
Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: andaimes no braço norte do transepto (restauro de órgãos)
Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: órgão da capela-mor (lado do Evangelho)
Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: vista da capela-mor
Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: órgão da capela-mor (lado do Evangelho)
Convento e Basílica de Mafra - Sala de restauro dos órgãos
Convento e Basílica de Mafra - Sala de restauro dos órgãos
Convento e Basílica de Mafra - Sala de restauro dos órgãos
Convento e Basílica de Mafra - Interior da sala de restauro dos órgãos da Basílica
Convento e Basílica de Mafra - Sala de restauro dos órgãos
Convento e Basílica de Mafra - Interior da sala de restauro dos órgãos da Basílica
Convento e Basílica de Mafra - Sala de restauro dos órgãos
Convento e Basílica de Mafra - Interior do palácio: quarto de banho
Convento e Basílica de Mafra - Interior do palácio: sala do toucador
Convento e Basílica de Mafra - Interior do palácio: quarto de dormir de D. João IV
Convento e Basílica de Mafra - Interior do palácio: sala de passagem
Convento e Basílica de Mafra - Interior do palácio: sala do toucador
Convento e Basílica de Mafra - Ínicio dos trabalhos de restauro das fachadas: montagem do estaleiro (restauro do exterior)
Convento e Basílica de Mafra - Restauro dos torreões e dos lanternis (cobertura)
Convento e Basílica de Mafra - Chaparia de cobre, sobre as coberturas em posição de trabalho (restauro do exterior)
Convento e Basílica de Mafra - Acabamento das coberturas (restauro do exterior)
Convento e Basílica de Mafra - Rolo de malha metálica para as coberturas (Restauro do exterior)
Convento e Basílica de Mafra - Vista parcial das coberturas (estauro do exterior)
Convento e Basílica de Mafra - Zimbório com andaimes (restauro do exterior)
Convento e Basílica de Mafra - Estaleiro de restauro da ábside da basílica e torre de trabalho
Convento e Basílica de Mafra - Restauro das fachadas e coberturas.
Convento e Basílica de Mafra - Interior da Biblioteca: vista geral
Convento e Basílica de Mafra - Interior do palácio: vista geral da Sala do Trono
Convento e Basílica de Mafra - Zimbório: pormenor de janela e colunas do tambor
Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: nave vista a partir do varandim do zimbório
Convento e Basílica de Mafra - Zimbório: pormenor de relevo na cimalha do tambor
Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: cúpula do zimbório
Convento e Basílica de Mafra - Terraço da basílica: balaustradas e sino
Convento e Basílica de Mafra - Terraços do lado sul: colocação de coberturas
Convento e Basílica de Mafra - Terraços do lado sul: colocação de coberturas
Convento e Basílica de Mafra - Terraço: pormenor da balaustrada da basílica do lado sul
Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: intradorso sobre a nave
Convento e Basílica de Mafra - Terraços do lado sul: colocação de coberturas
Convento e Basílica de Mafra - Cobertura da basílica: terraço e torre sineira sul
Convento e Basílica de Mafra - Interior: sala dos pesos sobre a basílica
Convento e Basílica de Mafra - Interior da basílica: intradorso sobre a nave
Convento e Basílica de Mafra - Fachada principal: pormenor de tocheiro no remate do terraço
Convento e Basílica de Mafra - Zimbório: vista geral
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