Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Arco romano de Beja
Designação
DesignaçãoArco romano de Beja
Outras Designações / PesquisasPorta de Évora / Castelo de Beja / Castelo e Cerca Urbana de Beja (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Arco
TipologiaArco
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBeja/Beja/Beja (Salvador e Santa Maria da Feira)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua de D. DinisBeja Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.01708-7.865512
DistritoBeja
ConcelhoBeja
FreguesiaBeja (Salvador e Santa Maria da Feira)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaPossivelmente edificado entre os séculos III e IV d. C, o circuito muralhado que definia os limites de Pax Iulia integrava outras estruturas inerentes, como no caso específico do "Arco", ou, como também é conhecido localmente, da "Porta de Évora".
O "Arco" encontra-se entre uma das torres que ladeiam a muralha do castelo de Beja e um dos troços da amurada que envolvia esta mesma localidade. Ao que tudo indica, a sua principal funcionalidade consistia em dar acesso à barbacã que rodeia a torre de menagem, localizada a Oeste deste mesmo recinto. De realçar será o facto de ainda passar sob este "Arco" um troço da antiga calçada romana, realizada com lajes de consideráveis dimensões.
Em termos arquitectónicos, estamos perante um "Arco" de volta perfeita com grandes aduelas e impostas molduradas. Quanto aos seus pés direitos, eles são constituídos por blocos de cantaria aparelhada. Um dos aspectos mais interessantes a sublinhar, será, no entanto, a presença de uma máscara humana esculpida no seu cimo, envolta numa moldura boleada. Segundo alguns autores, o "Arco" apresentava ainda outros motivos decorativos, com especial referência para a presença de três águias esculpidas em material pétreo, uma das quais em baixo relevo, e as outras duas em alto relevo, na zona dos seus respectivos cunhais. Todos estes componentes escultóricos podem ser observados no Museu da Cidade, onde se encontram expostos.
Actualmente, o "Arco" encontra-se integrado no castelo medieval, ou seja, no exterior da alcáçova. Com efeito, este elemento sofreu algumas vicissitudes ao longo dos séculos, das quais destacamos a edificação de uma segunda "porta" mais ampla em finais do século XVI, situada entre a "porta" romana, propriamente dita, e o Hospital da Misericórdia, o que implicou a total demolição do "Arco" romano. Contudo, esta mesma segunda "porta" foi também destruída em 1893, ao entender-se que a sua presença naquele local dificultaria o normal fluxo do trânsito. Chegado o ano de 1938, decidiu-se reconstruir o "Arco" com os vestígios que ainda subsistiam, e que constavam de diferentes fragmentos entretanto reutilizados pelas gentes locais, quer na construção de quintais, como de diferentes residências.
Para além deste "Arco", funcionaram até ao século XIX as denominadas "Portas" de Aviz, de Mértola e de Aljustrel, onde terminavam as vias romanas que ligavam Pax Iulia às localidades de Évora e de Faro.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCastelo de Beja, designadamente a Torre de MenagemHospital da Misericórdia de BejaPelourinho de Beja
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias6

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Beja, Vol. XIIESPANCA, TúlioEdição1992Lisboa
"Beja e as suas fortificações", Arquivo de Beja, vol. 23-24, Beja, Câmara Municipal de Beja, 1966CANELAS, Carlos Augusto PonceEdiçãoPublicado em separata em 1967
"A construção na cidade e no campo", Nova História de PortugalALARCÃO, Jorge Manuel N. L.Edição1990LisboaData do Editor : 1990
"Arquitectura romana", História da Arte em PortugalALARCÃO, Jorge Manuel N. L.Edição1986Data do Editor : 1986
Beja - olhares sobre a cidadeMESTRE, Joaquim FerreiraEdição1991Data do Editor : 1991
"Castelo de Beja", MonumentosEdição1954Número : 77 Data do Editor : 1954

IMAGENS

Arco romano de Beja - Vista geral

Arco romano de Beja - Vista geral (1959)

Arco Romano de Beja - Lado exterior

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt