Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de Santo António
Designação
DesignaçãoIgreja de Santo António
Outras Designações / PesquisasMuseu Municipal Dr. José Formosinho (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaFaro/Lagos/São Gonçalo de Lagos
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua General Alberto da SilveiraLagos Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
37.099615-8.671311
DistritoFaro
ConcelhoLagos
FreguesiaSão Gonçalo de Lagos
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 9 842, DG, I Série, n.º 137, de 20-06-1924 (ver Decreto)
ZEPPortaria de 30-10-1969, publicada no DG, II Série, n.º 275, de 24-11-1969 (sem restrições) (ZEP das igrejas de Santo António e São Sebastião e das muralhas e torreões de Lagos)
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA igreja de Santo António de Lagos, anexa ao actual Museu Dr. José Formosinho, foi reedificada em 1769, por vontade de Hugo Beaty, Comandante do Regimento de Infantaria de Lagos, que administrava a Confraria de Santo António, existente desde 1702. Irlandês de nascença, Beaty instalou-se em Lagos aquando da guerra com Espanha, sob o comando do Conde de Lippe, tendo aí permanecido até falecer, como testemunha a lápide sepulcral que se encontra no pavimento da igreja (FORMOSINHO, 1994, p. 38).
Todavia, muitas são as referências documentais que atestam a existência de uma igreja anterior à que hoje observamos (ROCHA, 1991, pp. 145-146). Esta, teria sofrido grande ruína com o Terramoto de 1755, o que conduziu à sua reedificação em 1769.
A relativa simplicidade da fachada contrasta fortemente com o interior, de nave única e sem capelas laterais, totalmente revestido por talha dourada, e por isso mesmo, considerado um dos exemplos mais notáveis de templo forrado a ouro existente no Sul do país.
A obra do retábulo, que sobreviveu ao Terramoto, foi encomendada pela Confraria de Santo António, datando de 1718 o contrato celebrado entre o comandante de Infantaria Álvaro Pereira de Lacerda (irmão do cardeal de Lacerda, Bispo do Algarve) e o entalhador Gaspar Martins (1676-1746). O valor contratado era de 612$000 réis e o retábulo deveria estar concluído no ano seguinte (LAMEIRA, 2000, p. 165). Trata-se de um dos exemplos mais significativos de retábulo de Estilo Nacional no Algarve, composto por quatro colunas pseudo-salomónicas, com tribuna central e trono piramidal com a imagem de Santo António.
A restante obra de talha, patente nas paredes laterais, coro baixo e parede de entrada, deverá ser de época posterior, e tem vindo a ser atribuída ao entalhador Custódio Mesquita (LAMEIRA, 2000, p. 165). Entre os muitos elementos que integram esta composição, salientam-se "as figuras de atlantes que suportam as diversas pilastras - soldados romanos, cariátides, etc., mas também as pequenas figuras que pupulam por diversos locais com representações da matança do porco, a pesca, a caça, personagens com trajes de mouriscos, etc" (LAMEIRA, 2000, pp. 166-167).
As telas que se enquadram neste conjunto, com representações de milagres de Santo António, são atribuídas ao pintor F. J. Rasquilho, oriundo de Loulé (SERRÃO, 2003, p. 111). O tecto, imitando uma abóbada, apresenta pintura em perspectiva, com as armas de Portugal ao centro, e em cada um dos cantos a imagem dos quatro Evangelistas com o Tetramorfo. Um silhar de azulejos azuis e brancos, de albarradas, complementa este interior, onde predomina um forte sentido de ilusão e imaterialidade, provocada pela conjugação do brilho do ouro e do azulejo.
Uma última referência para o edifício do Museu, fundado em 1930, que integra o portal da antiga igreja da Irmandade do Corpo Santo do Compromisso dos Pescadores e Marítimo de Lagos, entretanto desaparecida. Transferido para a entrada do Museu, por iniciativa do seu director Dr. José Formosinho, este pórtico assume especial relevância por representar um dos primeiros sintomas do renascimento algarvio, que juntamente com o pórtico da igreja de São Sebastião e da Mexilhoeira Grande, "(...) parecem fazer parte de um mesmo núcleo ou escola local nascida do trabalho de pedreiros convertidos com determinação ao novo gosto, de que o portal da Mexilhoeira será já um exemplo mais avançado (HORTA CORREIA, 1987, pp. 33-34).
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens9
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Monografia de LagosROCHA, Manuel João PauloEdição1909Porto
A igreja de Santo AntónioFORMOSINHO, José RamosEdição1994Lagos
Lagos, Evolução Urbana e PatrimónioPAULA, Rui MendesEdição1992Lagos
A arquitectura religiosa do Algarve de 1520 a 1600CORREIA, José Eduardo HortaEdição1987Lisboa
A talha no Algarve durante o Antigo RegimeLAMEIRA, FranciscoEdição2000Faro

IMAGENS

Igreja de Santo António - Fachada principal

Igreja de Santo António - Fachada principal: registo superior e remate

Igreja de Santo António - Fachada principal: arco renascentista da igreja da Irmandade do Corpo Santo (convertido em acesso ao museu)

Igreja de Santo António - Arco renascentista da igreja da Irmandade do Corpo Santo: pormenor de medalhão

Igreja de Santo António - Fachada lateral esquerda

Igreja de Santo António - Fachada lateral esquerda (rua que conduz à baixa de Lagos)

Igreja de Santo António - Fachada lateral esquerda: porta travessa (actual saída do Museu)

Igreja de Santo António - Torres sineiras: vista lateral

Igreja de Santo António - Portaria publicada no DG, II Série, n.º 275, de 24-11-1969 - Texto e planta do diploma

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt