Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja da Cartuxa («Scala coeli») / Conjunto Monástico da Cartuxa de Évora
Designação
DesignaçãoIgreja da Cartuxa («Scala coeli») / Conjunto Monástico da Cartuxa de Évora
Outras Designações / PesquisasIgreja de Nossa Senhora Scala Coeli / Igreja de Santa Maria Scala Coeli / Igreja do Convento da Cartuxa de Scala Coeli / Cartuxa de Évora / Mosteiro da Cartuxa de Scala Coeli / Igreja da Cartuxa (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Évora/Bacelo e Senhora da Saúde
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Avenida Condes de VillalvaÉvora Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.581192-7.919871
DistritoÉvora
ConcelhoÉvora
FreguesiaBacelo e Senhora da Saúde
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaAnúncio n.º 93/2022, DR, 2.ª série, n.º 96, de 18-05-2022 (ver Anúncio)
Despacho de 12-04-2022 do diretor-geral da DGPC a determinar a abertura do procedimento de ampliação da classificação e de redenominação para Conjunto Monástico da Cartuxa de Évora
Proposta de 7-02-2022 da DRC do Alentejo para a ampliação da classificação
Em 28-01-2021 foi solicitado ao requerente a junção de novos elementos
Requerimento do Grupo Pro-Évora que deu entrada em 27-08-2020 para a ampliação da classificação de forma a abranger todo o conjunto do Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli (Cartuxa de Évora) e à área do deserto monástico
Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO182905
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO mosteiro Cartusiano de Scala Coeli, dedicado à Virgem, na sua invocação como escada do céu, foi fundado em 1587 a instâncias do Arcebispo de Évora, D. Teotónio de Bragança, que introduziu em Portugal a Ordem de São Bruno ou da Cartuxa, uma das mais severas ordens religiosas da Igreja. A fachada foi considerada como sendo nitidamente inspirada numa gravura do Libro extraordinário delle porte de Sebastião Sérlio, datado de 1537 (ESPANCA, 1966), havendo claras diferenças entre o projecto conhecido, que terá sido aprovado, e aquele efectivamente construído, pelo que existem dúvidas quanto à autoria do traçado; a igreja tem estado, no entanto, atribuída principalmente a Nicolau de Frias (SERRÃO, 1999) e a dois arquitectos italianos, Filipe Terzi e Giovanni Vincenzo Casale, sendo este último um arquitecto florentino trazido por Filipe II, no ano anterior à fundação do cenóbio, para dirigir as obras de fortificação do reino. Foi igualmente adiantado o nome de Jerónimo Torres, mestre das obras de pedraria do Arcebispado de Évora, como sendo o arquitecto à frente da obra, e o possível autor das alterações verificadas em relação do projecto original (SOROMENHO, 1999).
A fachada triunfal e erudita do templo, em mármore branco de Estremoz, ergue-se em três registos com colunatas, cada um mais estreito que o anterior, dispondo-se o conjunto em cascata. O registo inferior é precedido por um nártex aberto por cinco arcos redondos, com colunas estriadas e capiteis dóricos. Três escadarias dão acesso ao nártex, uma conduzindo ao arco central, e duas mais pequenas em cada arco lateral. O registo intermédio possui colunas jónicas enquadrando três janelões, sendo duplas as duas centrais, para que entre cada par se rasguem dois pequenos nichos sobrepostos. No registo superior as colunas, também geminadas e enquadrando nichos, que ladeiam um nicho maior, de volta perfeita, são coríntias, sucedendo-se desta forma as ordens arquitectónicas de acordo com as disposições vitruvianas e serlianas. O registo intermédio é encimado por aletas rematadas por pináculos, e o remate superior é em frontão triangular, com cruz no vértice. Ao lado de cada fachada lateral dispõem-se dois claustros secundários. Em conformidade com os ideais da Ordem, os monges cartuxos vivem em pequenas celas individuais, construídas em torno de um grande claustro (este, de um sóbrio barroco, será mesmo o maior da Europa), unindo o ideal ascético e contemplativo à vida comunitária; a rigorosa compartimentação do mosteiro eborense é típica de outros conventos cartuxos da época.
A igreja ficou destruída por um incêndio após sofrer ocupação durante os cercos de Évora, em 1663, e do seu edifício original ficou apenas o pórtico de mármore e a fachada principal, tendo o interior sofrido reconstrução total no início do século XVIII. O templo é de nave única, com cobertura em abóbada de berço. A capela-mor, abrindo por um arco de volta perfeita, guarda um retábulo de talha dourada e policromada, ainda setecentista, realizado para substituir o primitivo, certamente da autoria do pintor régio Fernão Gomes, feito por encomenda de D. Teotónio de Bragança, ainda em 1587 (SERRÃO, 1999). O convento guarda ainda muitos e valiosos exemplares de escultura, mobiliário, azulejos, e alfaias litúrgicas, tendo-se perdido em ocasioões diversas um grande número de importantes obras de arte, nomeadamente um vasto conjunto de pintura, na sua maioria quinhentista.
O Convento da Cartuxa de Évora é o único em Portugal que recebe água de um aqueduto integrado na rede de abastecimento público, neste caso o aqueduto da Água da Prata, embora também possua sistemas de captação independentes. A caixa de água que abastece a comunidade cartusiana está ligada ao Aqueduto da Água da Prata por uma pequena torre de planta quadrangular, ladeada por quatro torreões e encimada por cúpula cónica, obra datada de 1592. Após várias vicissitudes, os Cartuxos voltaram a instalar-se no imóvel. SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPAqueduto da Prata
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias28

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A Arquitectura do Ciclo FilipinoSOROMENHO, MiguelEdição2009Vila Nova de Gaia
«Um Desenho de Fernão Gomes para o Mosteiro da Scala Coeli de Évora, Revista Monumentos nº 10SERRÃO, VítorEdição1999
História da Arte em Portugal - o Renascimento e o ManeirismoSERRÃO, VítorEdição2002Lisboa
A Cartuxa de Évora Ontem e HojeSERRÃO, VítorEdição1985
«Documentos Notariais Inéditos e Artistas Alentejanos dos Séculos XVI, XVII e XVIII», A Cidade de ÉvoraSERRÃO, VítorEdição
História das Antiguidades em ÉvoraPATRÍCIO, Amador (Martim Cardoso de Azevedo)Edição1739
Inventário Artístico de Portugal - vol. IX (Distrito de Évora, Zona Sul, volume I)ESPANCA, TúlioEdição1978LisboaO vol. II é totalmente dedicado às ilustrações.
ÉvoraESPANCA, TúlioEdição1993LisboaCol. Cidades e Vilas de Portugal
Inventário Artístico de Portugal, vol. VII (Concelho de Évora - volume I)ESPANCA, TúlioEdição1966LisboaO vol. II é totalmente dedicado às ilustrações.
O Surto Regional Português na Legislação dos FilipesSERRÃO, Joaquim VeríssimoEdição1975
A Arquitectura Portuguesa Chã - Entre as Especiarias e os Diamantes 1521-1706KUBLER, GeorgeEdição1988Lisboa
«Os Arquitectos da Cartuxa de Évora», A Cidade de ÉvoraHAUPT, AlbrechtEdição
A Arquitectura do Renascimento em PortugalHAUPT, AlbrechtEdição1986Lisboa
A Talha em PortugalSMITH, Robert C.Edição1962Lisboa
«Projectos para a Cartuxa de Évora», XVIIª Exposição de Arte, Ciência e Cultura - Catálogo Museu Nacional de Arte AntigaMOREIRA, RafaelEdição1983
Vida del Patriarca San Bruno y principio de su religion, que fundò en los mui asperos montes e CartuxaALFAURA, Pe. Dom JoaquinEdição1671
Breve Memória Histórica sobre a Fundação e a Existência ao Presente da Cartuxa de ÉvoraSILVA, D. Bruno da (António Francisco Barata)Edição
As cartuxas Portuguesas: estudo artístico e arqueológicoCARDOSO, Florentino dos SantosEdição1953
A Cartuxa e a Vida CartusianaBUSTAMANTE, Agustín; MARÍAS, FernandoEdição1995
«Francisco de Mora y la Arquitectura Portuguesa», As Relações Artísticas entre Portugal e Espanha na Época dos DescobrimentosBUSTAMANTE, Agustín; MARÍAS, FernandoEdição1987
O Aqueduto da Água da Prata em Évora. Bases para uma Proposta de Recuperação e ValorizaçãoMONTEIRO, Filomena MouratoEdição1995
«Proyecto para el Convento de Scala Coeli en Évora», Filipe II, Un Monarca y su Epoca - Las Tierras y los Hombres del ReyPEREIRA, Fernando António BaptistaEdição1998
«A Intervenção da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais», Revista Monumentos nº 10A.A.V.V.Edição1999
«Desertum, Claustrum e Hortus: os horizontes do jardim cartusiano», Revista Monumentos nº 10CARAPINHA, AuroraEdição1999
A TalhaLAMEIRA, FranciscoEdição1999
«Os Sistemas Hidráulicos», Revista Monumentos nº 10MASCARENHAS, José Manuel; JORGE, Virgolino FerreiraEdição1999
«Uma Contribuição da Química para o Diagnóstico de Problemas de Conservação», Revista Monumentos nº 10PESSOA, João Costa; FIGUEIREDO, Maria OndinaEdição1999
«As Possíveis Fontes Tipológicas da Fachada da Igreja», Revista Monumentos, nº 10Edição1999

IMAGENS

Igreja da Cartuxa - Fachada principal (CME)

Igreja da Cartuxa («Scala coeli») / Conjunto Monástico da Cartuxa de Évora - Planta relativa ao anúncio de abertura do procedimento de ampliação da classificação, com a delimitação da igeja classificada e da respetica ZGP, e da área a ampliar e respetiva ZGP

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt