Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Trechos da cerca romana e árabe das muralhas de Évora: o arco de D. Isabel, a muralha posterior do passeio do Conde de Schomberg, a torre das Cinco Quinas, a muralha dos palácios dos Condes de Basto, as torres da Porta de Moura, (...)
Designação
DesignaçãoTrechos da cerca romana e árabe das muralhas de Évora: o arco de D. Isabel, a muralha posterior do passeio do Conde de Schomberg, a torre das Cinco Quinas, a muralha dos palácios dos Condes de Basto, as torres da Porta de Moura, (...)
Outras Designações / Pesquisas(...), a muralha da Praça de Sertório, a muralha da igreja de São Bento, as toirres das Alcárcovas, de baixo e de cima / Muralhas e Fortificações de Évora / Sistema Fortificado de Évora (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Militar / Muralha
TipologiaMuralha
CategoriaArquitectura Militar
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Évora/Évora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua do Colégio (início do percurso)Évora Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.571238-7.908969
DistritoÉvora
ConcelhoÉvora
FreguesiaÉvora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 8 229, DG, I Série, n.º 133, de 4-07-1922 (ver Decreto)
Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património MundialAbrangido por conjunto inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO, que, ao abrigo do n.º 7 do art.º 15.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro, se encontra classificado como MN
Património Mundial DesignaçãoCentro Histórico de Évora
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA primeira cerca de Évora data do período romano, mais concretamente do século III, altura em que se deram as mais importantes transformações civizacionais que conduziram à transformação do Império em Baixo Império. Nessa altura, o perímetro citadino foi diminuído, característica comum aos amuralhamentos deste período, destruindo-se partes consideráveis da estrutura urbana dos séculos I e II d. C. Depois de concluída, esta muralha abrangia uma área de c.10 ha e estendia-se por uma extensão de quase dois mil metros, circundando a parte mais alta da cidade onde hoje se situa a Sé Catedral. Deste período conservam-se testemunhos importantes, como a Porta de D. Isabel.
As informações que depois nos chegaram dos longos séculos que consituem a Alta Idade Média não permitem visualizar as mutações operadas no sistema defensivo da cidade. Por exemplo, a cerca antiga eborense é muitas vezes designada por muralha romano-goda, mas dos vários troços identificados, o que poderemos atribuir exactamente ao período de domínio visigótico? Não faltam elementos lendários desse passado bárbaro, como a Torre dita de Sisebuto (Torre quadrangular), um monarca visigótico, mas a verdade é que pouco ou nada poderemos saber até que se efectuem sondagens arqueológicas especificamente dirigidas para este problema.
Esta situação de atemporalidade das muralhas da cerca antiga de Évora alargam-se ao período de domínio islâmico. As dúvidas aqui, contudo, são até maiores, pois não é possível visualizar a cidade islâmica de Évora, às portas da Reconquista, com um perímetro tão pequeno, ainda que parte considerável da população estivesse concentrada nos arrabaldes extra-muros. Deste período deve datar a construção do castelo, hoje irremediavelmente transfigurado e arruinado na maioria das suas linhas. A profusão de troços ainda identificáveis na zona traseira da Sé do Templo de Diana assim o sugere, mas de novo aqui enfrentamos as dificuldades da não existência de dados confirmados arqueologicamente.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPAqueduto da PrataCaixa de água da Rua NovaCasa de Garcia de ResendeColégio do Espírito SantoConvento dos LóiosErmida de São MiguelEscada e varandim à entrada do Pátio de São Miguel (porta n.º 2)Igreja da Misericórdia de ÉvoraIgreja de São Vicente, incluindo todo o seu recheio, nomeadamente as pinturas a fresco e em tábua, o retábulo, o altar de talha e os azulejosIgreja dos Lóios, compreendendo as campas de bronzeTemplo Romano de ÉvoraTrechos da cerca medieval das muralhas de Évora: as torres e muralhas compreendidas entre as portas de Alconchel e do Raimundo, ângulo em frente da estrada da Malagueira, torre junta ao convento do Calvário, (...), torre junta ao aqueduto (...)
Outra Classificação
Nº de Imagens4
Nº de Bibliografias6

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"El Recinto Mural Romano de Ebora Liberalitas Julia", ConímbrigaGARCIA y BELLIDO, AntónioEdição1971Conímbriga Número : 10 Data do Editor : 1971
A gloriosa história dos mais belos castelos de PortugalPERES, DamiãoEdição1969Barcelos
Inventário Artístico de Portugal, vol. VII (Concelho de Évora - volume I)ESPANCA, TúlioEdição1966LisboaO vol. II é totalmente dedicado às ilustrações.
"Muralhas de Évora", Actas das Jornadas Inter e Pluridisciplinares, Lisboa, Universidade Aberta, 1993/94BALESTEROS, CarmenEdição
O recinto amuralhado de ÉvoraLIMA, Miguel Pedroso deEdição1996
"Muralhas de Évora", Actas das Jornadas Inter e Pluridisciplinares, Lisboa, Universidade Aberta, 1993/94MIRA, ÉliaEdição
"Arranjo Paisagístico dos Espaços Exteriores às Muralhas de Évora. 2ª Fase Programa POLIS: Porta de Alconchel à Porta da Lagoa - Intervenção Arqueológica ", A Cidade de Évora: Boletim de Cultura da Câmara Municipal (2ª Série), nº 8, 2009, pp. 11-50DIAS, Susana José GomesEdição2010Évora

IMAGENS

Muralhas de Évora - Cerca romana: troço de muralha

Muralhas de Évora - Cerca romana: torre quadrangular

Muralhas de Évora - Torre das Cinco Quinas

Muralhas de Évora (da cerca romana e árabe) - Pormenor de Torre
Autor: Joananv22, em colaboração com Wiki Loves Monuments

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt