Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Monte do Castelo do Neiva
Designação
DesignaçãoMonte do Castelo do Neiva
Outras Designações / PesquisasCastro de Moldes / Castro do Monte do Castelo de Neiva (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Povoado Fortificado
TipologiaPovoado Fortificado
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViana do Castelo/Viana do Castelo/Castelo do Neiva
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Monte da Guilheta- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.614161-8.785042
DistritoViana do Castelo
ConcelhoViana do Castelo
FreguesiaCastelo do Neiva
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 251/70, DG, I Série, n.º 129, de 3-06-1970 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaErguido na Idade do Ferro, o "Castro de Moldes", também conhecido por "Monte do Castelo de Neiva", situa-se na margem direita do Rio que lhe deu nome (Neiva), e de onde se desfruta de uma excelente visibilidade sobre a extensa planície que se espraia em seu redor, bem como sobre a própria foz.
As escavações arqueológicas realizadas no sítio durante a primeira metade dos anos oitenta do século passado permitiram colocar a descoberto um povoado de consideráveis dimensões dotado de um assinalável sistema defensivo constituído por cinco linhas de muralha reforçado por torreões localizados na vertente Sul, acompanhando, quase sempre, a geografia do terreno.
Quanto à área definida pela muralhada interior, ela alberga uma notável densidade de estruturas de carácter doméstico de planta predominantemente circular (em cuja edificação se utilizou o próprio afloramento rochoso), algumas das quais com vestíbulo e apartadas por ruas lajeadas em granito. De entre estes elementos, destaca-se uma habitação pelo facto de possuir uma espécie de assento corrido coberto por placas rectangulares de ardósia.
As investigações evidenciaram de igual modo a reutilização do espaço em épocas posteriores, designadamente durante o período de ocupação romana do actual território português, certamente pela sua inegável posição estratégica. Apontam, aliás, nesse sentido, alguns materiais exumados durante as diferentes campanhas, como artefactos de bronze (entre os quais uma fíbula), a par de um abundante número de fragmentos de cerâmica comum e de importação, a atestar, não apenas o carácter relativamente permanente das gentes que ocuparam o povoado neste período, como, sobretudo, a sua inserção numa complexa rede de relações comerciais, bem evidente na presença de inúmeros exemplares de diversos tipos de ânforas e respectivas tampas.
A sua relevância táctica foi reforçada já em plena Idade Média, e em concreto, no início do século XII, do qual remonta a primeira referência de que há conhecimento até à data sobre a existência, no local, de um castelo, pouco antes de D. Afonso Henriques (1109-1185) ser cercado em Guimarães. Foi, a partir de então, palco de vários episódios relacionados com a consolidação do Reino de Portugal, em pleno processo de Reconquista, até que, em finais do século XIV, o castelo acabou por perder a sua anterior importância política na sequência da transferência da sede de julgado de Neiva, executada no âmbito de uma ampla reorganização administrativa do território. Foi, então, abandonado, entrando num lento processo de degradação, embora ainda sejam visíveis os sulcos onde assentavam os muros da torre e subsista a romaria à capela de Nossa Senhora das Oliveiras, construída num dos caminhos conducentes ao interior do povoado.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias8

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Caminhos velhos e Pontes de Viana e Ponte de LimaARAÚJO, José Rosa deEdição1962Viana do Castelo
A gloriosa história dos mais belos castelos de PortugalPERES, DamiãoEdição1969Barcelos
"Alto Minho", Novos Guias de PortugalALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira deEdição1987Lisboavol. 5, p. 197.
"Escavações no Castro de Moldes. Castelo de Neiva - Viana do Castelo (Notícia Preliminar)", Cadernos VianensesSILVA, Eduardo Jorge Lopes daEdição1984Viana do Castelovol. 8, pp. 33-48.
"Escavações no Castro de Moldes. Castelo de Neiva - Viana do Castelo (Notícia Preliminar)", Cadernos VianensesMARQUES, José Augusto Teixeira MaiaEdição1984Viana do Castelovol. 8, pp. 33-48.
"O Castelo de Neiva", Vale do Neiva. Subsídios MonográficosRAMOS, Ilídio Eurico GomesEdição1982Durrãespp. 415-417.
"Castelo de Neiva", Boletim Cultural de EsposendeALMEIDA, Carlos Alberto Brochado deEdição1982Esposendevol. 1, pp. 13-33.
"Os castros do norte de Portugal", LucernaNEVES, Leandro QuintasEdição1965Portovol. 4, pp. 172-180.
"Castelos do distrito de Viana", Castelos do Distrito de VianaGUERRA, Luís Figueiredo daEdição1926Coimbra

IMAGENS

Monte do Castelo do Neiva - Envolvente

Monte do Castelo do Neiva - Vista geral do povoado e sua implantação territorial

Monte do Castelo do Neiva - Vista parcial

Monte do Castelo do Neiva - Vista parcial

Monte do Castelo do Neiva - Cruzeiro e escultura na base do povoado

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt