Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Calçada de Alpajares, também chamada dos Mouros ou do Diabo
Designação
DesignaçãoCalçada de Alpajares, também chamada dos Mouros ou do Diabo
Outras Designações / PesquisasCalçada dos Mouros / Calçada do Diabo / Lugar de Alpajares, desde a ribeira do Mosteiro até ao Castro de São Paulo / Calçada de Alpajares / Calçada dos Mouros / Calçada do Diabo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Calçada
TipologiaCalçada
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBragança/Freixo de Espada à Cinta/Poiares
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- desde a ribeira do Mosteiro até ao Castro de São PauloAlpajares Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.056239-6.900995
DistritoBragança
ConcelhoFreixo de Espada à Cinta
FreguesiaPoiares
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEPPortaria n.º 740-CM/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 (suplemento), de 24-12-2012 (com restrição) (ZEP das Pinturas Rupestres da Frágua do Gato e da Calçada de Alapares) (ver Portaria)
Anúncio n.º 13482/2012, DR, 2.ª série, n.º 188, de 27-09-2012 (ver Anúncio)
Parecer favorável de 9-05-2012 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura
Nova proposta de 30-03-2012 da DRC do Norte
Proposta de 29-03-2011 da DRC do Norte
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaClassificada em 1977 como "Imóvel de Interesse Público", a "Calçada de Alpajares", ou "Calçada dos Mouros", como será mais conhecida localmente, integrava a via romana de carácter secundário que atravessava o rio Douro (nas imediações da localidade de Barca de Alva) e a ribeira do Mosteiro, até chegar ao planalto mirandês. Actualmente, remanescem apenas alguns dos seus troços originais, visíveis perto da convergência das ribeiras da Brita e do Mosteiro, a partir da qual se prolonga pela encosta de Alpajares de forma ziguezagueante, até chegar ao muralhado do povoado de São Paulo, edificado na Idade do Ferro no cimo de um espigão sobranceiro àquelas mesmas ribeiras, com testemunhos ocupacionais dos períodos romano e medieval. E terá sido, na verdade, a excelente implantação estratégica deste Castro que subjazeu à sua eleição por parte do poder romano, que assim fez confluir para a sua fortificação a calçada, tão necessária a uma célere movimentação dos seus diversos elementos constituintes.
Estruturada ao longo de cerca de oitocentos metros em lajes afeiçoadas em xisto e seixos de pequena dimensão, a calçada possui degraus intercalados com certa regularidade, entre três a quatro metros, apresentando-se, ainda, reforçada com uma parede lateral na zona em que o declive da encosta se revela mais acentuado, designadamente nas curvas do traçado da via, que, tal como sucedeu com o Castro (vide supra), acabaria por ser reutilizado ao longo dos tempos, a atestar, no fundo, a pertinência da sua localização e a relativa abundância de recursos naturais imprescindíveis à normal subsistência das comunidades humanas de modo, mais ou menos, ininterrupto.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Povoamento Romano de Trás-os-Montes Oriental, 6 vols., Dissertação de Doutoramento apresentada à Universidade do MinhoLEMOS, Francisco SandeEdição1993Braga6 Vols.
"Freixo de Espada à Cinta e as suas Antiguidades", Amigos de Bragança, 3ª série, nº8, pp.49-73PAULO, AmílcarEdição1967Bragança3.ª série, n.º 8, pp. 49-73
O Castelo dos Mouros, Castro do Monte de S. Paulo e a sua Calçada de Alpajares( Freixo de Espada-a-Cinta)FascículoPublicado a 1980 Volume : 23 Tipo : Revista

IMAGENS

Calçada de Alpajares, também chamada dos Mouros ou do Diabo - Panorâmica de um troço da calçada

Calçada de Alpajares, também chamada dos Mouros ou do Diabo - Planta com a delimitação e a ZEPem vigor

Calçada de Alpajares, também chamada dos Mouros ou do Diabo - Panorâmica de um troço da calçada

Calçada de Alpajares, também chamada dos Mouros ou do Diabo - Troço da calçada onde se pode observar o aparelho construtivo

Calçada de Alpajares, também chamada dos Mouros ou do Diabo -Troço da calçada

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt