UTIC - União de Transportadores para Importação e Comércio Lda. | |||||||||||||
Designação | |||||||||||||
Designação | UTIC - União de Transportadores para Importação e Comércio Lda. | ||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Proprietário Original: União de Transportes para Importação e Comércio Lda. | ||||||||||||
Categoria / Tipologia | / | ||||||||||||
Tipologia | |||||||||||||
Categoria | |||||||||||||
Inventário Temático | Arquitectura Industrial Moderna (1925-1965) | ||||||||||||
Localização | |||||||||||||
Divisão Administrativa | Porto/Vila Nova de Gaia/Mafamude e Vilar do Paraíso | ||||||||||||
Endereço / Local |
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Distrito | Porto | ||||||||||||
Concelho | Vila Nova de Gaia | ||||||||||||
Freguesia | Mafamude e Vilar do Paraíso | ||||||||||||
Proteção | |||||||||||||
Situação Actual | Em Estudo - sem protecção legal | ||||||||||||
Categoria de Protecção | Não aplicável | ||||||||||||
Cronologia | |||||||||||||
ZEP | |||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||
CLASS_NAME | Conjunto | ||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||
AFECTACAO | 9823126 | ||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | UTIC - União de Transportadores para Importação e Comércio Lda. Lugar do Lamborim à margem da Estrada Nacional nº1, km 311,800 Fernando de Sá e Santos Ferreira 1959-68 Revelador da extensão do vocabulário moderno ao programa industrial, o edifício da UTIC não poderá ser dissociado do despontar de uma consciência moderna que retira dos valores da redução e síntese, parte da sua eficiência formal. Situado à margem da EN nº1 e a 20 m do eixo da Auto-Estrada Lisboa-Porto, o edifício organiza-se em torno de um pátio interno, de configuração irregular, definindo dentro de uma matriz racional, a estação de serviço e o amplo corpo destinado às secções de pintura, carroçaria e armazém, iluminadas por sistema em "shed" - ocultado exteriormente -, bem como pelos amplos janelões que rompem o plano, contínuo e linear, das fachadas. Seguem-se, ao longo dos anos 60, ampliações sucessivas, projectadas pelo mesmo arquitecto, procedendo-se em 1968 ao prolongamento das instalações existentes, por forma a viabilizar a expansão da UTIC na construção de autocarros para transporte de cargas e passageiros. No interior da sua essencialidade geométrica o desvio faz-se, de forma particularmente eloquente, através das duas afirmativas torres de acessos, que irrompem energicamente entre as fachadas. De grande clareza e simplicidade, o edifício acaba por adquirir uma forte presença visual quer pela sua escala, como pelo aspecto bidimensional da sua fachada de maior extensão, onde apenas sobressai a volumetria do lettering da empresa, explorado gráficamente. Rute Figueiredo/ Docomomo Ibérico Maio de 2002 | ||||||||||||
Processo | |||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | |||||||||||||
Outra Classificação | |||||||||||||
Nº de Imagens | 1 | ||||||||||||
Nº de Bibliografias | 1 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
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"Sessenta Séculos sobre Rodas" | GUIMARÃES, J. A. G. | Edição | 1996 |
Fachada voltada para a A1