Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Ponte de Vilela
Designação
DesignaçãoPonte de Vilela
Outras Designações / PesquisasPonte de Vilela (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Ponte
TipologiaPonte
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Lousada/Meinedo
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- sobre o rio Sousa, junto da EM que, de Aveleda, se dirige para Caíde.Vilela Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoPorto
ConcelhoLousada
FreguesiaMeinedo
Proteção
Situação ActualProcedimento caducado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaProcedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma) , alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251, de 28-12-2012 (ver Diploma)
Procedimento prorrogado até 31-12-2012 pelo Decreto-Lei n.º 115/2011, DR, 1.ª série, n.º 232, de 5-12-2011 (ver Diploma)
Procedimento prorrogado pelo Despacho n.º 19338/2010, DR, 2.ª série, n.º 252, de 30-12-2010 (ver Despacho)
Despacho de abertura de 27-03-2007 da vice-presidente do IPPAR
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA ponte de Vilela é mais uma das muitas pontes históricas nacionais construídas de acordo com determinações utilitárias e pragmáticas, em prejuízo de eventuais rasgos estilísticos que evidenciem uma cronologia sequer aproximada. Não espanta, por isso, que os poucos autores que se debruçaram sobre ela oscilem em atribuir-lhe uma datação ora medieval, ora contemporânea, confrontados com os incaracterísticos dados da construção.
Aparentemente, a ponte recuperou uma anterior estrutura romana, como se depreende da horizontalidade do seu tabuleiro, tão incaracterístico das pontes rampantes de duplo cavalete medievais. A sua localização geográfica é outro factor a ter em conta acerca de uma eventual primitiva construção romana. Ela insere-se na extensa e importante via que ligava Braga a Mérida, no troço entre Penafiel e Entre-os-Rios, onde a passagem sobre o rio Sousa podia ser efectuada em diversos locais, entre os quais Vilela.
Se a origem romana pode ser uma hipótese a considerar, tudo indica que, na Baixa Idade Média, a ponte tenha sido alvo de uma reforma praticamente integral, como aponta a fisionomia e disposição dos silhares que formam o seu enchimento, de talhe regular, mas de dimensões heterogéneas, revelando um aparelho que, em alguns sectores, é pseudo-isódomo. Já os silhares do intradorso dos arcos e as aduelas revelam um outro cuidado construtivo, evidenciando a homogeneidade das suas partes constituintes e, por esta via, a solidez estrutural que a caracteriza.
Ela assenta sobre quatro arcos de volta perfeita, de dimensões idênticas entre si, sendo intercalados por talhamares triangulares e contrafortes rectangulares. Sobre eles, e no espaço entre cada arco, existiam pegões, actualmente entaipados, sendo este um dos principais elementos que sugerem uma reforma tardo-medieval.
Nos séculos seguintes, a ponte foi, com certeza, objecto de reformas pontuais que, privilegiando a consolidação da estrutura, não a dotaram de qualquer cunho estilístico. Tal aconteceu seguramente, embora não possamos, para já, assegurar quantas as reformas e quais os momentos em que tiveram lugar.
Em 1998, a sua função foi radicalmente alterada pela construção de uma ponte rodoviária vizinha. Nessa mesma altura, a criação de um parque de lazer nas imediações fez com que a velha estrutura passasse a ser utilizada unicamente para fins pedonais, instituindo-se como um marco histórico-cultural de relativa importância no contexto da ocupação humana da bacia do rio Sousa e um local privilegiado para fruição desta secção ribeirinha.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Românico do Vale do SousaAA. VV.Edição2008Lousada
"Pontes românicas sobre o rio Sousa", Monumentos, nº23, pp.146-151MONTE, HugoEdição2005Lisboa

IMAGENS

Vista geral

Vista parcial a jusante

Vista a montante

Pormenor do tabuleiro

Vista parcial

Palacete Vilar de Allen
Rua António Cardoso, nº 175
4150-081 Porto, Portugal
NIF 517 842 920

Tel. +351 226 000 454
geral@patrimoniocultural.gov.pt