Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de São Pedro, paroquial de São Pedro de Evoramonte
Designação
DesignaçãoIgreja de São Pedro, paroquial de São Pedro de Evoramonte
Outras Designações / PesquisasIgreja Paroquial de São Pedro de Evoramonte / Igreja Paroquial de São Pedro de Évoramonte (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Estremoz/Évora Monte (Santa Maria)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua de São PedroÉvora Monte Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.767116-7.717546
DistritoÉvora
ConcelhoEstremoz
FreguesiaÉvora Monte (Santa Maria)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MIP - Monumento de Interesse Público
CronologiaPortaria n.º 405/2014, DR, 2.ª série, n.º 106, de 3-06-2014 (ver Portaria)
Procedimento (indevidamente) prorrogado até 31-12-2011 pelo Despacho n.º 19338/2010, DR, 2.ª série, n.º 252, de 30-12-2010 (ver Despacho)
Despacho de homologação de 29-05-2003 do Ministro da Cultura
Parecer favorável de 7-05-2003 do Conselho Consultivo do IPPAR
Proposta de 14-01-2000 da DR de Évora para a classificação como IIP
Despacho de abertura de 14-09-1999 do vice-presidente do IPPAR
Proposta de abertura de 8-09-1999 da DR de Évora
Proposta de 15-06-1999 da CM de Estremoz
ZEPPortaria n.º 405/2014, DR, 2.ª série, n.º 106, de 3-06-2014 (sem restrições) (ver Portaria)
Anúncio n.º 103/2013, DR, 2.ª série, n.º 46, de 6-03-2013 (ver Anúncio)
Parecer favorável de 30-03-2011 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura
Proposta de 26-03-2009 da DRC do Alentejo
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914631
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaNo sopé de Évoramonte, a igreja de São Pedro já existia em 1320, ano em que aparece mencionada no Catálogo de todas as igrejas existentes no reino.... Dessa época, todavia, pouco ou nada resta no conjunto, uma vez que o templo foi parcialmente destruído no terremoto de 1531, o que determinou uma reconstrução de grande impacto sobre a anterior estrutura. Não se conhece exactamente quando terão arrancado essas obras, mas é certo que estariam já terminadas pela década de 80.
A fachada principal evidencia, imediatamente, o marco quinhentista maneirista da edificação. Antecedida por alpendre no pano central, a frontaria é marcada por contrafortes que denunciam a organização interior de três naves e possui portal axial de arco de volta perfeita. Sobre a empena triangular, eleva-se uma escultura do orago, São Pedro, associada a uma cruz, obra realizada na primeira metade do século XVI por um artista que terá trabalhado na Catedral de Évora (ESPANCA, 1975). A torre sineira, que se eleva do lado esquerdo do templo, foi construída em tempo do arcebispo D. João de Melo e encontra-se datada de 1568, sendo um dos sinos de 1587.
O interior é de três naves, de três tramos seccionados por pilares que suportam arcadas de arco de volta perfeita. É um espaço austero que conjuga a escassez de iluminação com um vocabulário estilístico em que impera a ausência de decoração, limitada a diminutos apontamentos vegetalistas nas arestas chanfradas dos pilares. Em 1568, o corpo da igreja era já decorado por três retábulos. Os que actualmente se conservam são já de época posterior. O mais antigo é o do Santíssimo Nome de Jesus, obra classicizante que, embora alterada, mantém corpo maneirista de colunas dóricas e frontão triangular, devendo datar da viragem para o século XVII. Ligeiramente posterior, presumivelmente de meados de Seiscentos, é o retábulo de Nossa Senhora do Rosário, já barroco, sendo os elementos definidores duas colunas salomónicas. O retábulo de Santo António denuncia já a transição para o Rococó e deve datar de meados do século XVIII. Finalmente, o altar dedicado às Almas é do reinado de D. José e tem a particularidade de apresentar trabalhos em estuque.
A capela-mor é o único espaço que conserva elementos da primitiva construção. O arco triunfal mantém a mesma austeridade do corpo, mas é de perfil apontado. Do lado Norte, a luz é filtrada por uma fresta geminada que deve corresponder ao mais antigo elemento conservado no conjunto. No interior, a planta rectangular da ábside revela a empreitada do tempo do arcebispo D. João de Melo, estando ainda em construção em 1577, ano em que os trabalhos eram conduzidos pelo mestre Luís de Castro. Dessa mesma altura é o retábulo-mor, de severo classicismo marcado por colunas da ordem jónica e contendo painel central alusivo a S. Pedro Papa, obra que, segundo Túlio Espanca, foi "inspirada no célebre quadro de Gaspar Vaz, do mosteiro de São João de Tarouca".
Em 1878, a fachada lateral direita da igreja viu ser anexada a escola primária da freguesia. Os restauros ocorreram em dois momentos distintos (1929 e 1959), tendo o primeiro actuado sobre a cobertura do corpo e o segundo sobre alguns pormenores da construção. Estas obras, todavia, não adulteraram significativamente o conjunto, que permanece como uma das realizações mais importantes que o século XVI deixou em Évoramonte.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal - vol. VIII (Distrito de Évora, Zona Norte, volume I)ESPANCA, TúlioEdição1975LisboaO vol. II é totalmente dedicado às ilustrações.

IMAGENS

Igreja paroquial de São Pedro de Evoramonte - Interior: nave central e capela-mor

Igreja paroquial de São Pedro de Evoramonte - Interior: arco triunfal e retábulo-mor

Igreja paroquial de São Pedro de Evoramonte - Interior: porta gótica de acesso à sacristia

Igreja paroquial de São Pedro de Evoramonte - Planta com a delimitação e a proposta de ZEP da DRCAlentejo e da SPAA do CNC (já publicada)

Igreja paroquial de São Pedro de Evoramonte - Planta com a delimitação e a ZEP em vigor

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt