Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de São Lourenço de Pias
Designação
DesignaçãoIgreja de São Lourenço de Pias
Outras Designações / PesquisasIgreja Paroquial de Pias / Igreja de São Lourenço (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Lousada/Pias, Nogueira e Alvarenga
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -São Lourenço de Pias Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoPorto
ConcelhoLousada
FreguesiaPias, Nogueira e Alvarenga
Proteção
Situação ActualProcedimento caducado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaProcedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma) , alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251, de 28-12-2012 (ver Diploma)
Procedimento prorrogado até 31-12-2012 pelo Decreto-Lei n.º 115/2011, DR, 1.ª série, n.º 232, de 5-12-2011 (ver Diploma)
Procedimento prorrogado pelo Despacho n.º 19338/2010, DR, 2.ª série, n.º 252, de 30-12-2010 (ver Despacho)
Despacho de abertura de 8-09-2004 do presidente do IPPAR
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaIntegrado na região do Vale de Sousa, o território correspondente, na actualidade, ao município de Lousada revela-se particularmente abundante em monumentos funerários megalíticos, embora tenham sido também identificados alguns povoados de altura datados da Idade do Ferro, a exemplo do "Castro de São Domingos" (designação conferida a partir de uma antiga capela dedicada ao Santo), ou "Cristelos", como será mais conhecido na região.
Uma procura consolidada em períodos subsequentes, designadamente ao tempo do domínio romano, do qual remanescem, não apenas exemplos de reutilização de anteriores povoados de altura, em razão da sua localização estratégica, mas de testemunhos de villae, como, entre outros, no caso da "Quinta dos Padrões", situada na margem esquerda do Rio Sousa, numa comprovação da fertilidade dos terrenos e da sua adequação à actividade agrícola de exploração intensiva, sendo ainda abundantes as pedras epigrafadas, muitas das quais recolhidas no "Museu Martins Sarmento", na cidade de Guimarães, fundado em finais do séculos XIX por um dos maiores entusiastas e divulgadores do passado da região, o escritor, historiador e arqueólogo vimarenense Francisco Martins de Gouveia Morais Sarmento (1833-1899), a quem se devem algumas das descobertas mais notáveis da Arqueologia então praticada entre nós.
Entretanto, o período medievo acrescentou uma diversidade construtiva, à semelhança, ademais, do que sucedeu nos actuais municípios limítrofes, destacando-se, muito naturalmente, os edifícios de cariz religioso, como capelas e igrejas, especialmente das inscritas no movimento artístico românico, além de núcleos de sepulturas escavadas na rocha, mormente antropomórficas.
Mas não apenas em tempo medievo. Disso é bem exemplo a "Igreja de São Lourenço de Pias", construída somente em três anos, entre 1736 e 1739, filiando-se, por conseguinte, no barroco nacional, bem presente na arquitectura austera das fachadas (com torre sineira separada), e no próprio corpo do templo - de nave única -, e, sobretudo, no recheio constituído pela riqueza decorativa da capela-mor - nomeadamente no que se refere aos painéis azulejares (Cf. SIMÕES, J. M. dos Santos, 1979 ) e ao altar-mor - diferenciada da nave por arco triunfal, assim como pela talha dourada, de gramática joanina, presente nos altares que encerra.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Tesouros Artísticos de PortugalALMEIDA, José António Ferreira deEdição1976Lisboa
Diocese do Porto, subsídios para o seu estudo: a obra de talha dourada, ensamblagem e pinturaBRANDÃO, Domingos de PinhoEdição1984Porto4 volumes
Azulejaria Portuguesa do Século XVIIISIMÕES, J. M. dos SantosEdição1979Lisboa

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt