Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa das Alminhas
Designação
DesignaçãoCasa das Alminhas
Outras Designações / Pesquisas
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaVila Real/Valpaços/Algeriz
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua da CapelaPereiro Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoVila Real
ConcelhoValpaços
FreguesiaAlgeriz
Proteção
Situação ActualProcedimento encerrado / arquivado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaDespacho de 19-09-2019 da diretora-geral da DGPC a determinar o arquivamento do pedido de abertura de procedimento de âmbito nacional
Proposta de arquivamento de 10-07-2019 da DRC do Norte, por o imóvel ter sido objeto de obras contrárias aos princípios de intervenção em património cultural que colocaram em causa o seu interesse arquitetónico
Requerimento de classificação de 19-12-2018 do proprietário
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
A Casa das Alminhas está edificada no centro da aldeia de Pereiro, em Valpaços. O edifício desenvolve-se numa planta em L, que se estrutura em torno de um pátio interior murado, dividindo-se em dois pisos.
No conjunto destaca-se a fachada principal, dividida em cinco panos distintos e delimitada nas extremidades por duas pilastras embebidas no pano murário. O ritmo é marcado pelas diferentes aberturas. Na extremidade esquerda, rasga-se uma janela de moldura em arco rebaixado, com avental pétreo recortado. À direita desta, encaixada entre duas pilastras, abre-se um oratório em arco pleno onde foi pintada uma alminha, com a representação das almas do Purgatório, sobre as quais paira São Miguel Arcanjo e, sobre este, a Santíssima Trindade, encimado por nicho de moldura em arco rebaixado e base contracurvada que integra um Cristo crucificado. Nos panos seguintes, até ao extremo direito do frontispício, dispõem-se quatro janelas, duas de sacada com guarda de ferro e duas de peito, intercaladas entre si; estas últimas repetem o modelo da janela da extremidade esquerda. Neste pano final abre-se também uma larga entrada retangular.
A fachada lateral esquerda, que abre para a via pública, exibe janelas de peito de avental recortado e uma janela de sacada com varandim de ferro.

História
Embora pouco se saiba sobre a cronologia da sua obra, a Casa das Alminhas foi edificada originalmente na época moderna. As representações icónicas da fachada, que constituem o elemento mais interessante do conjunto pelo seu caráter popular, deverão datar dos séculos XVIII ou XIX.
O edifício foi objeto de obras de remodelação nos últimos anos que alteraram por completo o espaço interior e a zona tardoz, nada restando dos sistemas e materiais construtivos originais. A própria fachada, apesar de manter o modelo das aberturas setecentistas, sofreu algumas reconfigurações, nomeadamente na entrada lateral.
Catarina Oliveira
DGPC, 2019
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt