Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae
Designação
DesignaçãoIgreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae
Outras Designações / PesquisasIgreja e Convento da Cartuxa / Cartuxa de Laveiras / Reformatório de Caxias / Centro Educativo Padre António de Oliveira (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Oeiras/Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Laveiras Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.703807-9.272999
DistritoLisboa
ConcelhoOeiras
FreguesiaOeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
Proteção
Situação ActualEm Vias de Classificação
Categoria de ProtecçãoEm Vias de Classificação (com Despacho de Abertura)
Cronologia(Em reanálise)
Despacho de concordância de 4-07-2023 do diretor-geral da DGPC
Proposta de 8-03-2023 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura favorável à classificação da igreja e mosteiro
Requerimento de 11-12-2021(?) de particular para a classificação da Quinta da Cartuxa - Jardins e terrenos agrícolas (toda a cerca)
Proposta de 27-03-2019 do Departamento dos Bens Culturais da DGPC para a classificação como MIP
Anúncio n.º 11/2019, DR, 2.ª série, n.º 10, de 15-01-2019 (ver Anúncio)
Despacho de abertura de 30-11-2018 da diretora-geral da DGPC
Proposta de 12-11-2018 do Departamento dos Bens Culturais da DGPC para a abertura de procedimento de classificação de âmbito nacional da Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae
Requerimento de 20-06-2017 da CM de Oeiras para a classificação da Igreja, claustros e edifícios do extinto Convento de Santa Maria do Vale da Misericórdia da Ordem Cartuxa de São Bruno
ZEPRequerimento e 20-06-2017 da CM de Oeiras para a fixação de uma ZEPP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12737527
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
O Mosteiro Santa Maria Vallis Misericordiae, situado em Laveiras, Caxias, é constituído pela igreja, antecedida por largo adro que dá acesso a todo o conjunto, e pelas dependências monásticas anexas, culminando no claustro principal em torno do qual se distribuem as celas dos padres. O adro é fechado por dois blocos modernos, onde ficavam as antigas casas da portaria, por um talude de sustentação de terras, e pelo muro original com o portal principal. O recinto terá mantido a delimitação primitiva da segunda metade do século XVII, consolidada ao longo da centúria seguinte, e pensada de forma a respeitar as exigências de silêncio e solidão da clausura cartusiana.
A fachada do templo, de traçado erudito, terá influência italiana, como na Cartuxa de Évora, apesar da matriz já setecentista de Laveiras. O interior, de nave única coberta por abóbada de berço, está despojado de imaginária e mobiliário, embora se conheçam descrições do seu anterior acervo, que incluiria uma tela de Francisco Vieira Lusitano e outras de Domingos Sequeira, outrora noviço no cenóbio. A capela-mor, sobrelevada, exibe um monumental retábulo-mor setecentista que abriga hoje as imagens de Nossa Senhora da Conceição, São José e São Bruno.
A sacristia anexa, abobadada, abre para o claustro menor, centrado por fonte de base hexagonal e dando acesso a diversas capelas dependências, entre as quais a Casa do Colóquio, ligada por um corredor abobadado ao claustro maior. Este, ainda que incompleto, constitui o elemento de maior destaque do conjunto: as alas sul e poente, abertas por arcos redondos, dão acesso aos corpos das celas monásticas, cadaqual composto originalmente por três pequenos quartos e um claustrinho com horto e fonte, cercado por altos muros dos quais restam os possantes paramentos exteriores do lado poente, hoje cobertos por terraço. O interior das dependências monásticas foi adaptado a diversos usos posteriores a 1834, estando atualmente muito degradado.História
A Cartuxa lisboeta foi instituída em 1598, sendo a igreja sagrada em 1614. O mosteiro original, levantado no vale da ribeira de Barcarena e estruturado em torno de um pequeno claustro, foi ampliado a partir dessa data por iniciativa do prior D. Basílio de Faria, cujo projeto incluiu a planificação dos terrenos com um criptopórtico abobadado sobre o qual foi levantada boa parte do conjunto. O novo cenóbio respeitava a tipologia de um "deserto" cartuxo, rodeado de muros de clausura e terrenos garantindo a reclusão e o sustento da comunidade. No claustro maior ficaram, por falta de patrocínios, erguidas apenas oito celas, e a mesma razão determinou que nunca se chegasse a construir o segundo claustro menor. A primeira igreja foi demolida em c. 1736, e substituída por um templo patrocinado por D. João V, que sofreu muito com o Terramoto de 1755 e teve obras orientadas por Carlos Mardel.
A Cartuxa de Laveiras chegou ao século XIX enfrentando diversas vicissitudes, incluindo as Invasões Francesas, a revolução de 1820, e, logo em 1823, uma primeira tentativa legislativa de supressão do mosteiro, de tal forma que poucos monges aí estavam quando a casa foi abandonada. Em março de 1834, a extinção definitiva do mosteiro leva à sua venda e demolição parcial. Voltaria à pose do Estado, servido como alojamento de destacamentos da Engenharia Militar e depois como Casa de Correção, atual Centro Educativo Padre António de Oliveira. As obras de adaptação conduziram a mais demolições e à anexação de edifícios modernos, mesmo antes do conjunto monástico receber a Escola Preparatória de Caxias, que aí funcionou até 2001 e motivou a construção de pavilhões pré-fabricados no claustro grande. Hoje em dia, a Cartuxa de Laveiras, um dos dois únicos cenóbios cartusianos do país, aguarda uma requalificação que tenha em conta o seu interesse simbólico e arquitetónico, a integridade da cerca e a sua significativa relação com a envolvente.
Sílvia Leite
DGPC
2019
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens47
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Planta relativa ao anúncio de abertura do procedimento de classificação, com a delimitação e a ZGP em vigor

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Interior da igreja: nave e capela-mor

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Terraço da galeria poente, sobre o muro exterior dos antigos jardins das celas.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Interior do mosteiro: corredor do piso inferior da galeria poente.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Claustro menor: laje sepulcral

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Claustro menor

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Fachada da igreja

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Exterior da igreja - aspeto da cabeceira.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Claustro menor: lápide comemorativa da estadia de Domingos Sequeira no mosteiro.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Claustro maior.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Claustro menor: chafariz central

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Claustro maior: aspeto da ala sul

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Interior do mosteiro: escadas modernas ligando os dois pisos da galeria poente para serviço da antiga Escola Preparatória de Caxias.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Claustro maior - aspeto do pátio central.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Claustro maior: aspeto da galeria poente.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Igreja: edícula no remate da frontaria,

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Edifício do ginásio (primeira metade do século XX), à direita da cabeceira da igreja e anexo à sacristia.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Mosteiro: compartimento no piso inferior da galeria poente.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Igreja: coro-alto

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Igreja: aspecto do retábulo-mor (São José, Nossa Senhora da Conceição e São Bruno).

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Igreja: aspecto da nave.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Mosteiro: ala poente.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Claustro menor.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Fachada da igreja e corpo novecentista a poente.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Claustro maior.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Claustro menor: estuque com moldura em cantaria representando a Fé.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Claustro maior.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Mosteiro: antoga Sala do Capítulo, depois Gabinete do Diretor do Centro Educativo.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Sacristia.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae- Interior da igreja: nave e capela-mor.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Mosteiro: ala poente.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Clasutro maior.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Compartimento no piso inferior da galeria poente.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Portal no muro da Quinta Real de Caxias, deitando para a Estrada da Cartuxa e para o largo fronteiro ao convento.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Muro exterior dos antigoa jardins das celas, voltado para a margem da ribeira de Barcarena.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Compartimento no piso inferior da galeria poente.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Relação entre o portal junto do Tanque da Cartuxa, dentro dos limites da Quinta Real de Caxias, e a frontaria do Convento da Cartuxa (acesso à direita).

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Blocos modernos a poente do adro da igreja, incluindo o edifício do Lar de Transição.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Aspecto do lado poente do adro da igreja.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Portal no muro do Convento da Cartuxa, deitando para a Estrada da Cartuxa.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Muro exterior dos antigoa jardins das celas, voltado para a margem da ribeira de Barcarena.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Compartimento no piso inferior da galeria poente, abrindo para a margem da ribeira de Barcarena.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Painel de azulejos representando São Bruno em Oração.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae -

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Aspeto do portão e das casas erguidas no limite do adro, diante da frontaria da igreja.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae - Compartimento no piso inferior da galeria poente.

Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae -

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt