Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Tanques de Panóias ou Lavadouro de Panóias
Designação
DesignaçãoTanques de Panóias ou Lavadouro de Panóias
Outras Designações / Pesquisas
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaGuarda/Guarda/Panoias de Cima
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Panoias de Cima Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoGuarda
ConcelhoGuarda
FreguesiaPanoias de Cima
Proteção
Situação ActualProcedimento encerrado / arquivado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaEm 21-11-2017 foi dado conhecimento do despacho à requerente e à CM da Guarda, enviando a esta última cópia do processo para a ponderação de uma classificação como de IM
Despacho de 16-11-2017 da diretora-geral da DGPC a determinar o arquivamento da proposta de abertura de procedimento de âmbito nacional
Proposta de arquivamento de 30-05-2017 da DRC do Centro, por não ter valor nacional
Requerimento de classificação de 21-10-2016 de particular
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizados no centro da localidade de Panóias de Cima, no concelho da Guarda, os chamados Tanques de Panóias são constituídos por dois tanques retangulares, de utilização pública, edificados na primeira metade do século XX. Um deles encontra-se atualmente destruído.
Estes lavadouros, que se implantam num muro de aparelho de pedra, junto à estrada principal da povoação e perto da ribeira de Noeime, estão rodeados por habitações rurais, integrando-se num conjunto de equipamentos públicos, que inclui dois fontanários situados defronte dos tanques, um deles destinado aos animais, um pontão de pedra que permite a passagem sobre a referida ribeira, e as ruínas de um moinho de água.
Os tanques são delimitados por muro de aparelho pétreo, que forma uma divisão entre os dois lavadouros, marcado pela disposição de pilares nos ângulos, onde assentava a cobertura original do conjunto.
O tanque que permanece em funcionamento, localizado à direita, apresenta uma estrutura retangular, dividida ao centro, com quatro pranchas de lavagem de roupa em pedra, duas em cada lado.
O tanque do lado esquerdo foi destruído e está semi-soterrado pelo tapete da estrada principal, junto à qual se implanta, subsistindo a demarcação da estrutura retangular.
História
Os Tanques de Panóias terão sido edificados nos anos 30 do século XX, no intuito de servir a população de Panóias de Cima, e os habitantes das povoações circundantes, de um equipamento público de abastecimento de água, servindo também de local de "convívio e encontro, com efetivo significado em termos socio-relacionais na vida destas mesmas populações" (Proposta de abertura de procedimento de eventual classificação: 2017, p. 6).
Os lavadouros estariam inseridos num conjunto tipológico que integrava originalmente os restantes elementos que o circundam, como os fontanários que lhes ficam fronteiros e o antigo moinho, de que restam apenas ruínas.
Catarina Oliveira
DGPC, 2018
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Portugal Antigo e ModernoPINHO LEAL, A. P. SoaresEdição1972Lisboa

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt