Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Castelo Belinho
Designação
DesignaçãoCastelo Belinho
Outras Designações / PesquisasCastelo do Ninho
Castelo do Linho / Castelo Belinho (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaFaro/Portimão/Portimão
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- Morgado Reguengo- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
37.206652-8.554611
DistritoFaro
ConcelhoPortimão
FreguesiaPortimão
Proteção
Situação ActualEm Vias de Classificação
Categoria de ProtecçãoEm Vias de Classificação para IM - Interesse Municipal
CronologiaEm 20-02-2017 foi dado conhecimento do despacho à CM de Portimão
Despacho de concordância de 6-12-2016 da diretora-geral da DGPC
Informação de 24-10-2016 da DRC do Algarve a concordar com a classificação municipal, por não ter valor nacional, mas sugerindo que seja como SIM
Em 12-09-2016 a CM de Portimão notificou a DGPC relativamente à deliberação de abertura do procedimento de classificação de âmbito municipal
Deliberação de 3-02-2016 da CM de Portimão a determinar a abertura do procedimento de classificação como IIM
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAME
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
O designado Castelo Belinho implanta-se no topo de uma elevação de perfil alongado que se desenvolve no sentido Norte-Sul, a cerca de 105 metros de altitude. O local enquadra-se nos contrafortes meridionais da Serra de Monchique área que se carateriza pela existência de calcários e calcarenitos miocénicos, correspondendo, também, a uma zona com boa aptidão agrícola.
O edifício, que corresponde a uma antiga fortificação, assenta no substrato rochoso apresentando uma planta com forma trapezoidal erguida em "taipa militar" com grande percentagem de cal, terra e inertes de calibre reduzido. Na face externa é possível observar a aplicação de massa de cal imitando silhares de pedra e, na parede Norte (canto Noroeste), abre-se uma pequena porta ou postigo com 1,10m de largura. No interior foram registadas estruturas de época islâmica em que a base era de pedra e as paredes em taipa. Toda a envolvente foi propositadamente aplanada, observando-se um fosso escavado em redor da fortificação de secção semicircular ou trapezoidal com 3,60 m de largura e 1,10 de profundidade máxima. Este fosso surge interrompido na zona que outrora correspondeu à entrada no recinto.


História
Como resultado dos trabalhos arqueológicos realizados no Castelo Belinho foi possível identificar três grandes momentos de ocupação. Numa primeira fase foi identificada uma aldeia com a respetiva necrópole datada do período Neolítico Antigo-Médio (meados do V milénio a.C) tendo sido detetados vários buracos de poste bem como alguns empedrados relacionados com os pisos existentes. No local foram registadas também algumas sepulturas e silos escavados no substrato rochoso. Relativamente aos materiais exumados, destaque-se os restos humanos relacionados com a necrópole, os vestígios de fauna e os abundantes artefactos em pedra, concha ou cerâmica.
Um segundo momento de ocupação refere-se à construção da fortificação em taipa com paralelos nas estruturas existentes nos sítios arqueológicos de Mesas do Castelinho em Almodôvar e no Castelo Velho de Alcoutim. No interior do recinto identificaram-se algumas estruturas que, segundo os investigadores responsáveis pelos trabalhos arqueológicos (GOMES, 2013), correspondem a uma residência aristocrática do período Almóada. Associado a este nível arqueológico foram exumadas cerâmicas esmaltadas e artefactos de metal como uma foice, uma lâmina de machado, pregos, para além de uma bala de funda.
O terceiro momento de ocupação do espaço corresponde ao século XVII, estando sobretudo associado ao surgimento de um conjunto de cerâmicas.

Maria Ramalho/DGPC/2016, baseado no processo de classificação: Vera Freitas/ C.M.Portimão/2015.
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Uma fortificação islâmica do termo de Silves: O Castelo Belinho, p. 39-46GOMES, Mário VarelaEdição1999Mértola
Castelo Belinho, uma residência fortificada almóadaGOMES, Mário VarelaEdição2013Lisboa
Uma fortificação islâmica do termo de Silves: O Castelo Belinho, p. 39-46GOMES, Rosa VarelaEdição1999Mértola
Castelo Belinho, uma residência fortificada almóadaGOMES, Rosa VarelaEdição2013Lisboa

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt