Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja e Provedoria da Misericórdia de Chaves
Designação
DesignaçãoIgreja e Provedoria da Misericórdia de Chaves
Outras Designações / PesquisasIgreja e Provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Chaves (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaVila Real/Chaves/Santa Maria Maior
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo Caetano FerreiraChaves Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.739418-7.471373
DistritoVila Real
ConcelhoChaves
FreguesiaSanta Maria Maior
Proteção
Situação ActualEm Vias de Classificação
Categoria de ProtecçãoEm Vias de Classificação (com Despacho de Abertura)
CronologiaAnúncio n.º 108/2016, DR, 2.ª série, n.º 73, de 14-04-2016 (ver Anúncio)
Despacho de abertura de 8-03-2016 da diretora-geral da DGPC
Proposta de 1-02-2016 da DRC do Norte para a abertura de procedimento de classificação de âmbito nacional
Deliberação de 19-12-2013 da CM de Chaves a determinar a abertura de procedimento de classificação como de IM
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO22051577
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Implantado no centro histórico de Chaves, junto à igreja matriz e aos paços do concelho da cidade, o complexo que integra a Igreja e a Provedoria da Misericórdia de Chaves é composto por dois edifícios justapostos que formam uma planimetria retangular, antecedidos por escada larga de granito.
A igreja, à esquerda, desenvolve-se numa planta retangular, apresentando uma maciça fachada barroca, de granito, dividida em três registos e igual número de panos, demarcada lateralmente por duas pilastras compósitas. No piso térreo abre-se a galilé com arcada de volta perfeita, delimitada por colunas torsas compósitas assentes sobre bases com mascarões, que antecede a entrada principal. No registo intermédio abrem-se três janelas de sacada de moldura retangular, com guarda de ferro, também demarcadas por colunas torsas. O conjunto é rematado por frontão contracurvado com volutas e ornamentação vegetalista, ladeado por pináculos, com nicho central albergando relevo com a representação da Mater Omnium, sobrepujado por cruz.
Interiormente, o templo organiza-se numa nave única totalmente revestida a azulejos azuis e brancos, com coro alto e púlpito, ambos em granito. Os vinte e dois painéis azulejares que cobrem todo o espaço, incluindo os frontões de altar, representam temas cristológicos e marianos, sendo as cenas divididas entre si por cercaduras de arquitetura fingida.
A nave é coberta por teto de madeira pintado, com rebordo de arquitetura fingida, representando um balcão a toda a volta, com figuras de putti como suporte animado, ligadas entre si por grinaldas, sustentando o friso do painel central. Este exibe, ao centro, a representação da Visitação, integrada numa cartela com uma exuberante decoração vegetalista, volutas e anjos, ladeada por duas cartelas, uma com a figura de São José, outra com a de São Joaquim. Nas extremidades do teto foram desenhadas, de um lado, a esfera armilar coroada e, do outro, o escudo real.
Na capela-mor ergue-se o retábulo joanino com imponente tribuna e sacrário coroado pela figura de Cristo Crucificado, em talha dourada e polícroma, exibindo querubins, volutas, cachos e folhagens.
O edifício da Provedoria, de planta retangular, situa-se do lado direito da igreja, ostentando linhas sóbrias de gosto maneirista. O corpo principal da fachada ergue-se em dois registos, o primeiro com portal retangular com friso, o segundo com janela de balcão em granito sobrepujada por frontão triangular. Do lado direito, ergue-se um friso a todo o comprimento da fachada, rematado por sineira. À direita deste corpo rasga-se um portal de linhas clássicas, com imponente frontão triangular, que permite o acesso a um pátio interior, com galeria em U no piso superior a que se acede por escada de granito.
História
A Misericórdia de Chaves foi fundada no primeiro quartel do século XVI, tendo a primitiva igreja da irmandade sido edificada ainda antes de meados dessa centúria. Deste templo quinhentista nada resta, uma vez que o mesmo apresentava evidentes sinais de ruína no início do século XVIII.
A atual Igreja da Misericórdia será uma obra da primeira metade de Setecentos, o que se atesta pelo imponente modelo barroco da sua fachada. O edifício destaca-se, também, pelo programa decorativo de excelente qualidade, um conjunto de painéis de azulejo atribuídos a António de Oliveira Bernardes, datáveis da década de 20, numa campanha de obra que terá acompanhado a reconstrução do templo. A estes juntam-se o retábulo de talha, erigido nos mesmos anos, e as pinturas do teto, executadas em 1748 por Jerónimo da Rocha Braga.
O edifício da Provedoria, por seu turno, data do início do século XVII, apresentando uma fachada sóbria, de gosto maneirista e linhas eruditas, evidentemente inspiradas na tratadística italiana coeva.
O complexo da Igreja e Provedoria da Misericórdia de Chaves está em vias de classificação.
Catarina Oliveira
DGPC, 2017
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Chaves AntigaCARVALHO, Augusto César Ribeiro deEdição1929Lisboa
Azulejos da Egreja da Misericórdia de ChavesCERIMÓNIAS, António JoséEdição1927Chaves
Igreja da Misericórdia de ChavesVIÇOSO, Maria IsabelEdição2000Chaves
História da Misericórdia de Chaves: 500 anos de vidaVIÇOSO, Maria IsabelEdição2007Chaves

IMAGENS

Igreja e Provedoria da Misericórdia de Chaves - Planta com a delimitação e a ZGP em vigor

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt