Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Edifício da Avenida da República, 71-73
Designação
DesignaçãoEdifício da Avenida da República, 71-73
Outras Designações / PesquisasEdifício na Avenida da República, n.º 71 a 73 (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Inventário Temático Norte Júnior 1930-1947 (Ver Inventário Temático Norte Júnior)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário TemáticoNorte Júnior
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Lisboa/Avenidas Novas
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Avenida da RepúblicaLisboa Número de Polícia: 71-73
LATITUDE LONGITUDE
38.740658-9.14703
DistritoLisboa
ConcelhoLisboa
FreguesiaAvenidas Novas
Proteção
Situação ActualEm Vias de Classificação
Categoria de ProtecçãoEm Vias de Classificação (com Despacho de Abertura)
CronologiaAnúncio n.º 88/2022, DR, 2.ª série, n.º 93, de 13-05-2022 (ver Anúncio)
Despacho de 12-04-2022 do diretor-geral da DGPC a determinar a abertura do procedimento de classificação de âmbito nacional
Proposta de 1-04-2022 do Departamento dos Bens Culturais da DGPC para a abertura de procedimento de classificação de âmbito nacional
Requerimento de classificação de 11-01-2018 de particular
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Imóvel afeto a habitação multifamiliar - prédio de rendimento - ,construído em 1933-1934, de autoria do arquiteto Manuel Joaquim Norte Júnior, em estilo Art Déco, com sistema construtivo misto (transição de gaioleiro para a 1.ª fase do betão armado,Vera Higino, 2013), mantém a integridade tipológica e funcional, tanto ao nível exterior, quanto nas áreas comuns.
O elevador, colocado posteriormente, aproveitando o desvão da escada, não interfere com a coerência tipológica do imóvel. Em termos funcionais, a distribuição dos espaços segue uma planta quadrangular, com escadas em U, com 11 assoalhadas, onde todos os compartimentos possuem iluminação e ventilação natural, devido aos pátios central e lateral esquerdo, bem como, ao afastamento da extrema da edificação que existia no n.º 73-75. O logradouro tardoz contém uma escada de emergência cujo acesso se faz pelas varandas. Em termos estéticos a edificação está genericamente em conformidade com o projeto original.
A fachada distribui-se em 7 panos verticais, que se repetem simetricamente, a partir do pano central, mais faustuoso. O frontão da porta de entrada, em estilo barroco complexo, variante de lanços/ou ondulado, apresenta baixo relevos com motivos florais. Praticamente todas as janelas possuem frontões com formas variadas, mais ou menos trabalhados nos baixos-relevos. Os varandins das janelas existentes nos panos laterais, mais próximos ao central, são "suportados" por mísulas com formatos variáveis. A cimalha foi subdividida seguindo a divisão da fachada composta por três frontões-caixa vazados sobrelevados e 4 painéis, sendo os 2 mais próximos do centro similares e decorados com figuras estilizada em baixo-relevo, numa simulação das métopas da arquitetura grega. O conjunto decorativo do painel contém 7 figuras humanas, tendo ao centro a imagem de uma figura imponente montado num cavalo alado, ladeado por 6 figuras femininas em pé, 3 de cada lado, com posturas não simétricas, portando ramos e instrumentos musicais. Pressente-se, tanto na porta de ferro e vidro da entrada quanto no gradeamento dos varandins, uma evidente inspiração arte nova.
Este edifício apresenta características que o tornam bastante relevante no âmbito da produção do arquiteto Manuel Joaquim Norte Júnior relativamente às suas obras em estilo Art Déco.
Autor Manuel Joaquim Norte Júnior projetou diferentes espaços funcionais cuja componente decorativa de aprimorada elegância é a sua característica principal. As 150 obras referenciadas de sua autoria, comprovam o seu talento como artífice, conseguindo variedade tanto nos vocabulários decorativos quanto em soluções estruturais dos espaços que projetou, sendo o estilo eclético aquele que o define por excelência.
Local A Avenida da República foi inaugurada em 1904. Anteriormente havia sido denominada Avenida das Picoas e posteriormente Avenida Ressano Garcia (em homenagem ao responsável pela notável renovação e expansão da cidade de Lisboa no seculo XIX). Mudou de nome para Avenida da República a 5 de novembro de 1910, um mês depois da implantação da República em Portugal. Esta avenida, de 1 550m de comprimento e aproximadamente 60m de largura, tem início em Entrecampos, terminando na praça do Saldanha. É uma das mais importantes avenidas nacionais, integrando diversas sedes empresariais, edifícios hoteleiros, comércio.
O eixo viário definido pela Avenida da República - absolutamente retilíneo - assume-se como rutura no tecido urbano que apesar da base reticular teve em consideração as pré-existências. Em termos arquitetónicos a substituição e descaracterização de que vem sendo alvo nos tempos mais recentes, determinou uma amálgama de tipologias estilísticas, construtivas e volumétricas, apesar de ainda subsistirem alguns exemplares de qualidade como é o caso deste imóvel.

Lucinda Caetano/DGPC/2022
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPEdifício na Avenida de Berna, n.os 1 e 1-A
Outra Classificação
Nº de Imagens7
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Os Anos Vinte em Portugal.FRANÇA, José-AugustoEdição1992Lisboa
Do Saldanha ao Campo Grande. Os originais do Arquivo Municipal de LisboaVIEGAS, Inês MoraisEdição1999Lisboa
Norte Júnior: obra arquitectónica, Tese de Mestrado em História da Arte.PAIXÃO, Maria da Conceição LudoviceEdição1989Lisboa
Cantarias de Lisboa. Séculos XIX e XXCOSTA, Lucília Verdelho daEdiçãoLisboa
Arquivo Municipal de Lisboa, Obra n.º 47406Edição1933Lisboa

IMAGENS

Edifício na Avenida da República, 71-73 - Planta relativa ao anúncio de abertura do procedimento de classificação de âmbito nacional, com a delimitação do imóvel em vias de classificação e da respetiva ZGP em vigor

Prédio na Avenida da República, 71-73 - Vista parcial do remate do prédio

Prédio na Avenida da República, 71-73 - Pormenor decorativo da fachada principal

Prédio na Avenida da República, 71-73 - Vista da fachada principal

Prédio na Avenida da República, 71-73 - Pormenor das janelas da fachada principal

Prédio na Avenida da República, 71-73 - Vista geral da fachada

Prédio na Avenida da República, 71-73 - Pormenor decorativo da fachada principal

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt