Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Edifício do Café Palladium
Designação
DesignaçãoEdifício do Café Palladium
Outras Designações / PesquisasPrédio na Avenida da Liberdade, 1-7 / Edifício na Avenida da Liberdade, n.º 1 a 7 / Palladium (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Inventário Temático Norte Júnior 1905-1929 (Ver Inventário Temático Norte Júnior)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário TemáticoNorte Júnior
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Lisboa/Santo António
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Avenida da LiberdadeLisboa Número de Polícia: 1-7
LATITUDE LONGITUDE
DistritoLisboa
ConcelhoLisboa
FreguesiaSanto António
Proteção
Situação ActualSem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaAbrangido pela classificação da Avenida da Liberdade, classificada como CIP - Conjunto de Interesse Público pela Portaria n.º 385/2013, DR, 2.ª série, n.º 115, de 18-06-2013 (com restrições) (ver Portaria)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizado no início da Avenida da Liberdade, na esquina com a Calçada da Glória, o prédio do famoso Café Palladium é um edifício de planta quadrangular dividido em quatro pisos, edificado no último quartel do século XIX, e que em 1909 sofreu obras de reconstrução que deram à fachada as feições que se conhecem atualmente. Anexo ao prédio, no espaço traseiro da propriedade que correspondia originalmente ao jardim, foi edificado em 1910 um pavilhão de dois pisos para servir de laboratório e arrecadação do consultório médico do proprietário. No ano de 1926 este espaço foi transformado num edifício de quatro andares, com entrada pela Calçada da Glória.
Este imóvel apresenta uma estrutura de gosto eclético, com a fachada principal marcada pela simetria do programa decorativo, conferida pela disposição das janelas. Estas dividem o frontispício em três panos murários, um central mais estreito e dois laterais marcados pelo coroamento circular dos pisos superiores. O piso térreo, com sete aberturas, três portas e quatro janelas, destina-se a lojas e albergou desde os anos 30 do século XX um dos cafés mais renomados de Lisboa, o Palladium, sendo atualmente ocupado por um centro comercial. O primeiro piso é ocupado por sete janelas de sacada com guarda de ferro, e o segundo possui, nos panos laterais, duas fenestrações tripartidas, intercaladas com janelas de peito simples, integradas num frontão circular decorado com volutas e florões que ao centro emolduram as aberturas da mansarda. Quer a fachada lateral quer as fachadas do edifício anexo, de planta retangular, são marcadas pela abertura regular de janelas, em harmonização com o frontispício. O espaço interior original foi muito alterado com diversas obras de adaptação ao longo das últimas décadas.
História
Em Maio de 1909 Henrique Bastos, médico, pediu à Câmara de Lisboa autorização para executar "trabalhos de reconstrução e aumento de andar e sótão no seu prédio sito na Avenida da Liberdade esquina da Calçada da Glória". O projeto, não assinado, segundo o qual foi executada a atual fachada, é atribuído ao arquiteto Manuel Joaquim Norte Júnior. Em Julho do ano seguinte o proprietário pediu permissão para construir um edifício para anexos no jardim, destinado a albergar um laboratório e espaços de arrecadações, no piso inferior, e quartos no superior. Entre 1918 e 1919 o edifício principal recebeu obras de alteração dos espaços interiores, e no ano de 1925 era construída a mansarda, substituindo o sótão, a escada principal e diversas divisões interiores, sendo este projeto assinado por Norte Júnior. Em Maio do ano seguinte era pedida à câmara municipal autorização para transformar o pavilhão das traseiras num prédio de quatro pavimentos para aluguer, com projeto da autoria do mesmo arquiteto. A obra ficaria terminada em Janeiro de 1928. No ano de 1939 o arquiteto Raul Tojal desenhou o projeto de transformação e ampliação do Café Palladium, no interior do imóvel, que nas décadas seguintes se tornou no local de reunião de uma das mais importantes tertúlias culturais da cidade, a que pertenceram, entre outros, Orlando Vitorino, António Quadros, Pinharanda Gomes, Natália Correia ou Jorge de Sena.
Catarina Oliveira
DGPC, 2015
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra ClassificaçãoAvenida da Liberdade
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A Arquitectura do Princípio do Século em Lisboa (1900-1925).FERNANDES, José ManuelEdição1991LisboaLisboa
Norte Júnior: obra arquitectónica, Tese de Mestrado em História da Arte.PAIXÃO, Maria da Conceição LudoviceEdição1989Lisboa
Arquivo Municipal de Lisboa, Obra n.º 2471Edição1909Lisboa

IMAGENS

Edifício do Café Palladium - Porta principal do prédio

Edifício do Café Palladium - Pormenor do coroamento da fachada

Edifício do Café Palladium - Vista da fachada lateral e do edifício contíguo, na Calçada da Glória

Edifício do Café Palladium - Vista geral da fachada

Edifício do Café Palladium - Vista do corpo central do piso superior

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt